Ainda é possível recuperar gravações de vídeo excluídas da GoPro?

Apaguei acidentalmente imagens de vídeo importantes da GoPro do meu cartão SD antes de fazer backup, e realmente preciso de ajuda para descobrir se ainda é possível recuperá-las. Os arquivos eram de uma viagem especial, e estou procurando os melhores métodos de recuperação, softwares ou etapas para evitar piorar a situação e aumentar minhas chances de recuperar os vídeos.

Isso aconteceu comigo uma vez e, sim, é horrível.

Primeiro, pare de usar o cartão SD agora mesmo. Não grave mais clipes. Não formate. Ainda não execute ferramentas de reparo. Em cartões GoPro, as imagens excluídas muitas vezes ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Cada nova gravação reduz suas chances.

Antes de usar um software de recuperação, eu verificaria as coisas mais simples:

1. Se você paga pelo armazenamento em nuvem da GoPro, entre na sua conta e procure na Biblioteca de Mídia e na pasta Lixeira. Eu encontrei clipes antigos excluídos lá por mais tempo do que esperava.
  2. Abra o cartão e procure por arquivos LRV. Essas são as pequenas cópias de visualização. A qualidade não é boa, claro, mas imagens ruins são melhores do que nenhuma imagem.
  3. Se a câmera desligou ou travou durante a gravação, coloque o cartão de volta na GoPro. Às vezes ela mostra sua própria opção de reparo e corrige o clipe na hora.

Se os arquivos principais estiverem faltando no cartão, eu tentaria o Disk Drill. Eu já usei antes com imagens de GoPro e ele se saiu melhor do que algumas outras ferramentas que testei. A recuperação de arquivos da GoPro fica complicada porque a câmera frequentemente grava o vídeo em blocos espalhados pelo cartão. Muitos aplicativos de recuperação encontram partes do arquivo e depois geram um vídeo que você não consegue abrir. O Disk Drill pareceu melhor para reconstruir imagens de câmera, e a visualização ajuda bastante porque você vê se o clipe recuperado reproduz antes de salvá-lo.

Algumas coisas que eu faria durante o teste:

1. Salve os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta no mesmo cartão SD.
  2. Durante a verificação, use o modo Recuperação Avançada de Câmera.
  3. Se o cartão apresentar erros ou desconectar, crie primeiro uma imagem completa byte por byte e trabalhe a partir da cópia.
  4. No Windows, o limite gratuito de recuperação é de 100 MB. Isso é suficiente para um teste rápido, assim você sabe se as imagens podem ser recuperadas antes de pagar.

Se você não gravou muito desde que os clipes desapareceram, suas chances ainda são razoáveis. Mas eu não esperaria muito tempo.

Sim, muitas vezes é possível recuperar imagens apagadas da GoPro, se você parou de usar o cartão rápido o suficiente.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Deixe o cartão SD em paz. Nada de novas gravações. Nada de formatar. Nada de copiar arquivos. A sobrescrita é o que acaba com a recuperação.

Onde eu diverjo um pouco é no seguinte. Eu não gastaria muito tempo fuçando o cartão no Explorer ou no Finder primeiro se as imagens forem realmente importantes. Cada ação extra aumenta o risco se o cartão estiver instável. A melhor atitude é conectá-lo a um computador, fazer uma imagem do cartão inteiro e depois escanear a imagem. Isso te dá uma chance limpa.

Algumas coisas práticas:

1. Verifique se sua GoPro salvou arquivos de vídeo divididos. Alguns clipes são armazenados como capítulos, como GX010123.MP4, GX020123.MP4. As pessoas acham que as imagens sumiram quando só parte do conjunto está faltando.

2. Procure em DCIM, 100GOPRO e em qualquer pasta MISC por arquivos auxiliares .THM. Se eles existirem com números correspondentes, o MP4 principal esteve lá em algum momento. Isso ajuda a confirmar exclusão em vez de falha do cartão.

3. Se o arquivo foi apagado por engano, as chances de recuperação geralmente são melhores do que após uma formatação. Uma exclusão rápida geralmente remove a entrada do índice, não os blocos de dados.

4. Se o clipe foi interrompido porque a bateria acabou, use uma ferramenta de reparo de vídeo após a recuperação. Alguns arquivos MP4 recuperados da GoPro ficam sem o átomo moov. Os dados de vídeo estão lá, mas os reprodutores não conseguem abri-lo.

Quanto ao software, o Disk Drill continua sendo uma das melhores opções para recuperação de cartão SD da GoPro porque lida com vídeo fragmentado de câmera melhor do que muitas ferramentas genéricas. Recupere para o seu computador, não para o cartão SD. Visualize tudo o que ele encontrar antes de salvar.

Se você quiser um passo a passo, este guia de recuperação de vídeo da GoPro e cartão SD é fácil de seguir.

Resumindo, sim, você ainda tem uma chance. Se nenhuma nova filmagem foi gravada no cartão, as chances são boas. Se você continuou filmando após a exclusão, as chances caem rápido. O tempo importa muito aqui, então não espere.

Sim, ainda é possível. Não é garantido, mas definitivamente não é sem esperança.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @boswandelaar, mas uma coisa que eu acrescentaria é a seguinte: se as gravações forem realmente insubstituíveis, não passe muito tempo fazendo experimentos por conta própria se o cartão começar a se comportar de forma estranha. Se o cartão SD estiver lento, desaparecer, pedir para ser formatado ou apresentar erros de leitura, isso deixa de ser um caso simples de recuperação de arquivos excluídos e passa a ser um caso de piorar a situação ao mexer demais.

Alguns pontos extras em que eles não insistiram muito:

• Verifique se o seu computador ocultou os arquivos em vez de excluí-los. Em alguns cartões, uma corrupção estranha do diretório faz os clipes parecerem sumidos quando ainda estão lá.
  • Tente outro leitor de cartão. Sério. Leitores ruins causam falso pânico o tempo todo.
  • Se você recuperar MP4s que não abrem, a recuperação ainda pode ter funcionado. Arquivos da GoPro às vezes precisam de um reparo separado depois.
  • Mantenha expectativas realistas. Se você gravou várias imagens novas depois de excluir, os clipes antigos podem voltar parcialmente, com falhas, ou podem nem voltar.

Quanto ao software, o Disk Drill faz sentido aqui porque as gravações da GoPro podem estar fragmentadas e aplicativos genéricos de recuperação muitas vezes recuperam nomes inúteis sem nenhum vídeo reproduzível. Eu faria a recuperação para o seu computador e depois testaria os arquivos lá.

Além disso, se você quiser mais opiniões de pessoas falando especificamente sobre ferramentas de recuperação de vídeo de cartão SD da GoPro, este tópico vale a pena conferir:
Discussão no Reddit sobre recuperação de arquivos de vídeo excluídos da GoPro de um cartão SD

Versão curta: sim, gravações excluídas da GoPro às vezes podem ser recuperadas, mas a condição do cartão importa quase tanto quanto a própria exclusão. Se fosse comigo, eu pararia de usar o cartão, faria uma imagem dele se possível e depois escanearia com o Disk Drill antes de fazer qualquer outra coisa. Se o cartão estiver falhando fisicamente, tentar resolver por conta própria pode dar muito errado muito rápido.