Alguém pode recomendar uma boa ferramenta de recuperação de dados USB?

Meu pendrive de repente parou de abrir depois que movi arquivos importantes de trabalho e fotos de família para ele, e agora meu computador diz que ele precisa ser formatado. Estou tentando encontrar uma ferramenta confiável de recuperação de dados para USB que possa recuperar arquivos de um pendrive corrompido sem piorar a situação. Se alguém já usou um bom programa de recuperação para pendrives, eu realmente agradeceria a ajuda.

Eu já estraguei isso mais de uma vez. Apaguei a pasta errada, formatei o USB errado, cliquei no aviso do Windows quase dormindo. E, com pendrives, o Windows não ajuda em nada. Arquivos apagados normalmente pulam a Lixeira, então parece que suas coisas foram apagadas na hora.

Se o pendrive ainda é detectado e não foi esmagado, molhado ou torrado por hardware com defeito, eu começaria com um software de recuperação antes de pagar um laboratório. Em muitos casos, os arquivos ainda estão no armazenamento. O que foi danificado, apagado ou transformado em bagunça foi a tabela de arquivos.

Pelo caminho mais fácil, tive mais sorte com o Disk Drill. Usei pela primeira vez depois que um daqueles pendrives baratos de brinde parou de abrir e começou a mostrar lixo em vez de pastas. Ele encontrou um monte de arquivos de projeto que eu achava que tinham sumido.

Por que continuei usando para trabalhos com USB:

O que ajudou em pendrives

A maioria dos pendrives com que lidei era FAT32 ou exFAT. O Disk Drill lida bem com os dois pelo que vi. Ele faz mais do que ler o sistema de arquivos. Também procura por assinaturas de arquivos, então, se a unidade aparece como RAW ou o sistema de arquivos está quebrado, você ainda tem uma chance.

O recurso de visualização me poupou tempo. Muito tempo. Eu odeio esperar uma varredura longa e descobrir que os arquivos recuperados são lixo corrompido. Com a visualização, você pode abrir fotos ou inspecionar documentos antes de restaurá-los.

Também existe uma opção de imagem byte a byte. Se o seu USB desconecta aleatoriamente, trava o Explorer ou demora uma eternidade para ser lido, crie uma imagem primeiro. Faça a varredura da imagem, não do pendrive. Aprendi isso tarde e provavelmente piororei uma unidade morrendo ao escaneá-la vezes demais. Não faça o que eu fiz.

Se você quiser a ferramenta pesada

O R-Studio é o outro que as pessoas mencionam por um motivo. Eu o testei quando uma partição sumiu de um pendrive e as ferramentas normais não deram conta. Funcionou, mas nossa, a interface parecia velha e carregada. Menus por toda parte. Termos que ninguém fora da recuperação de dados usa.

Ainda assim, se o seu USB está uma bagunça, com partições ausentes, estrutura quebrada, erros estranhos, vale a pena dar uma olhada no R-Studio. Eu não entregaria isso a alguém que quer apenas recuperar arquivos apagados rapidamente e espera um assistente limpo. Esse aqui exige paciência.

Opções grátis, com ressalvas

Recuva

Bom para os casos simples. Se você apagou arquivos recentemente e não continuou gravando na unidade, o Recuva às vezes os traz de volta rápido. É leve, fácil de executar e grátis para o básico.

Onde ele desanda, pelo menos para mim, é depois de formatação ou dano RAW. Quando o sistema de arquivos fica feio, o Recuva começa a parecer mais uma primeira tentativa do que uma solução séria.

PhotoRec

Esse é feio, mas eficiente. Sem interface polida. Sem layout amigável. Você trabalha com uma ferramenta baseada em texto e organiza as coisas depois.

Ele escaneia por assinatura, então encontra muita coisa. A contrapartida é pesada. Você perde os nomes originais e a estrutura de pastas em muitos casos. Acaba com pilhas de arquivos com nomes como f12345.jpg, f12346.doc, f12347.mp4. Se seu orçamento é zero e sua paciência é alta, ele ainda merece seu lugar. Já usei uma vez para despejar um cartão SD e recuperei os arquivos, mas organizar tudo levou uma eternidade. Bem brutal, sem mentira.

Coisas que eu queria que alguém tivesse me dito antes

1. Pare de usar o USB imediatamente

No segundo em que perceber que os arquivos sumiram, desconecte-o. Não navegue nele. Não copie coisas para ele. Não execute ferramentas aleatórias de reparo ainda. Mesmo pequenas gravações do sistema operacional podem sobrescrever dados apagados. Quando esses setores são reutilizados, as chances de recuperação caem muito.

2. Restaure para uma unidade diferente

Esse erro pega muita gente o tempo todo. Se você está recuperando do USB, salve os arquivos recuperados no disco interno do seu PC ou em outra unidade externa. Não de volta no mesmo pendrive.

Eu fiz isso errado uma vez, anos atrás. Você acha que está salvando progresso. Na verdade está sobrescrevendo a coisa que está tentando resgatar. Cena ruim.

3. Use o limite da versão de teste como teste

Muitas ferramentas freemium oferecem uma pequena cota grátis de recuperação. O Disk Drill normalmente oferece uma quantidade limitada no Windows, muitas vezes em torno de 100MB. Use isso para recuperar alguns arquivos importantes primeiro. Abra-os. Veja se a foto aparece, se o PDF abre, se o vídeo reproduz. Se esses arquivos de teste parecerem bons, pagar pela recuperação completa faz mais sentido.

Quando o software não vai ajudar muito

Se a unidade não aparece de jeito nenhum, nem no Explorador de Arquivos, nem no Gerenciamento de Disco, nem em lugar nenhum, talvez você esteja lidando com falha de hardware. Problema diferente. O software não vai fazer muito se o controlador morreu ou o dispositivo não inicializa.

Para a maioria dos desastres normais com USB, porém, arquivos apagados, formatação acidental, sistema de arquivos RAW, partição danificada, a recuperação por software é por onde eu começaria. É mais barato, mais rápido e, em muitos casos, funciona bem o bastante.

Espero que seus arquivos ainda estejam lá. Já consegui recuperar alguns em situações piores.

Se o Windows disser que “precisa ser formatado”, pare de usar o USB agora. Não clique em formatar. Também não execute o chkdsk primeiro. Eu sei que o @mikeappsreviewer mencionou opções sólidas de aplicativos, mas discordo um pouco sobre o Recuva como primeira tentativa aqui. Em um USB com aparência de RAW, ele geralmente só faz você perder tempo.

Minha lista curta:

1. Disk Drill
    Melhor se você quer uma varredura limpa, pré-visualizações e triagem rápida. Boa opção para fotos e arquivos de escritório. Comece por ele.

2. UFS Explorer
    Menos badalado, mais técnico. Melhor quando a tabela de partição está bagunçada ou o sistema de arquivos está meio morto. Custa mais, a interface não é bonita, mas os resultados são fortes.

3. DMDE
    Barato e sério. Ótimo para reconstruir partições e extrair arquivos de volumes FAT/exFAT danificados. A interface é travada pra caramba, sem zoeira.

Faça isto:

• Verifique se o USB aparece no Gerenciamento de Disco
  • Se aparecer com o tamanho correto, faça uma imagem primeiro
  • Faça a varredura da imagem, não do pendrive
  • Recupere os arquivos para o seu PC, não de volta para o USB

Se você quiser um bom resumo, esta página de melhores softwares de recuperação de dados para pendrives e armazenamento externo vale a pena conferir.

Se a unidade conecta e desconecta, mostra 0 bytes ou some do Gerenciamento de Disco, pule o software e vá para um laboratório. Nesse ponto, fazer por conta própria fica arriscado muito rápido.

Se o Windows estiver dizendo que o USB “precisa ser formatado”, eu na verdade seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer com ferramentas de correção rápida. E eu concordo em grande parte com @byteguru, mas não acho que todo mundo precise ir direto para aplicativos super nerds, a menos que a primeira tentativa falhe.

Para uma ferramenta confiável de recuperação de dados de USB, o Disk Drill provavelmente é o lugar mais fácil para começar. Ele é bom para escanear pen drives que ficam RAW ou perdem o sistema de arquivos, e é bem menos irritante de usar do que coisas como DMDE ou UFS Explorer se você só quer recuperar suas fotos e documentos de trabalho sem um curso intensivo de fim de semana.

Minha opinião:

• Disk Drill: melhor equilíbrio entre facilidade + eficácia
  • PhotoRec: ótimo se você quer algo grátis, mas os nomes de arquivos/pastas geralmente voltam uma bagunça total
  • DMDE: ferramenta forte, mas nada amigável para iniciantes
  • R-Studio: poderoso, mas sinceramente exagerado para muitos casos de USB

Uma coisa que eu acrescentaria e que não foi enfatizada o suficiente: se o USB ainda estiver mostrando a capacidade correta no Gerenciamento de Disco, há uma boa chance de isso ser corrupção lógica, não morte total. É aí que a recuperação por software ainda tem uma chance real.

Além disso, ignore quando o Windows pedir para formatar. Não clique. Também não deixe a verificação de erros “corrigir” isso. O Windows adora fingir que está ajudando enquanto dificulta a recuperação. Meio impressionante, na verdade.

Se você quiser um passo a passo sólido de recuperação de arquivos de unidade USB, isso também deve ajudar.

Versão curta: use Disk Drill primeiro, recupere para outra unidade e, se o USB continuar desconectando ou parar de aparecer no Gerenciamento de Disco, pare com as tentativas caseiras porque é aí que os laboratórios começam a fazer mais sentido.

Uma pequena discordância com @byteguru e @jeff: eu não iria direto para DMDE ou UFS Explorer, a menos que você se sinta confortável lendo layouts de partição e informações tipo hex. Ótimas ferramentas, claro, mas é fácil tomar decisões ruins quando se está estressado.

Minha escolha para uma pessoa comum é Disk Drill primeiro.

Prós

• muito fácil de escanear um pendrive
  • bom suporte de visualização para fotos/documentos
  • lida melhor com volumes que parecem RAW do que ferramentas básicas de recuperação
  • permite escanear uma imagem em vez do USB com falha

Contras

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem retornar muitos resultados duplicados/lixo
  • menos preciso que o DMDE para trabalho de reparo de partição

Onde concordo com @mikeappsreviewer: o Recuva geralmente é leve demais para a situação de precisar formatar.

Se você quiser uma segunda opinião depois do Disk Drill, então experimente R-Studio ou DMDE. Se o pendrive continuar desconectando, nenhuma dessas é a resposta real e o software pode piorar as coisas.