O armazenamento do meu iPhone continua lotando mesmo depois que eu apago aplicativos, fotos e vídeos. Os dados do sistema ou outro armazenamento parecem aumentar sozinhos, e agora eu não consigo atualizar o iOS nem salvar mais nada novo. Preciso de ajuda para descobrir o que está causando o problema de armazenamento e como liberar espaço de vez.
Encontrei isso em alguns iPhones, o meu e um da minha família. Parecia que o armazenamento tinha explodido de um dia para o outro, mas quando verifiquei, não era algum pico maluco de uma noite só. Normalmente, uma categoria grande já vinha aumentando há semanas, e então o iOS finalmente exibiu o aviso de pouco armazenamento.
Onde eu verificaria primeiro
Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Não adivinhe. Veja a lista e confira o que está no topo. Os vilões de espaço mais comuns que continuo vendo são Fotos, apps, anexos de mensagens, downloads e Dados do Sistema.
Se Fotos estiver ocupando muito, eu começaria por aí antes de mexer em qualquer outra coisa.
Por que o Fotos costuma ser o verdadeiro problema
Muita gente procura duplicatas exatas e para por aí. Eu também fiz isso no começo. Má ideia. A bagunça maior geralmente é algo assim:
- fotos em sequência em que 15 fotos são quase iguais
- cópias editadas da mesma imagem
- capturas de tela que você esqueceu que existiam
- vídeos antigos, especialmente clipes em 4K
- Live Photos ocupando mais espaço do que o esperado
O álbum Duplicatas integrado da Apple só encontra correspondências exatas. Em um telefone que verifiquei, ele quase não encontrou nada. Enquanto isso, apps de limpeza de terceiros revelaram pilhas de fotos semelhantes que a Apple ignorou.
O que funcionou melhor para mim
Eu tentaria primeiro o Clever Cleaner. O motivo é simples. As fotos geralmente ocupam a maior parte do armazenamento, e este app mantém o foco nisso em vez de tentar fazer dez coisas sem relação entre si.
O que mais se destacou quando usei esse tipo de coisa foi a organização extra. Não apenas a detecção de duplicatas. Ele também agrupava fotos parecidas, reunia capturas de tela em um só lugar, mostrava primeiro os arquivos maiores e permitia que eu lidasse com as Live Photos. Vi pessoas relatarem a liberação de cerca de 10 GB, e algumas disseram que chegaram mais perto de 30 GB depois de limpar imagens semelhantes, capturas de tela e Live Photos. Esses números batem com o que já vi em celulares lotados.
As partes que eu usaria primeiro
- Similares, para fotos quase iguais
- Pesados, para os maiores vídeos e imagens
- Capturas de tela, para uma limpeza rápida em massa
- Lives, para transformar Live Photos em fotos estáticas normais
A parte boa, pelo menos para mim, é que você ainda revisa as coisas antes de apagar. Então não é uma limpeza às cegas. Eu fiquei cético no começo, como muita gente, mas o agrupamento de fotos foi melhor do que eu esperava quando conferi as seleções uma por uma.
Não ignore o lixo dos apps
Depois do app Fotos, eu partiria para os apps. Essa parte passa batida o tempo todo. Apps de redes sociais, streaming e navegadores armazenam uma tonelada de dados em cache. Você usa eles todos os dias, e eles vão inchando em silêncio.
Já vi casos em que apagar um app lotado e reinstalá-lo liberou mais espaço do que remover um monte de fotos. Verifique o cache do navegador, downloads dentro dos apps, playlists offline, programas salvos e qualquer mídia escondida dentro de apps de mensagens ou redes sociais. As coisas se acumulam rápido. rápido mesmo pra ser sincero.
Quando o armazenamento estranho é Dados do Sistema
Se o armazenamento ainda parece errado e nada óbvio explica isso, verifique Dados do Sistema. Esse é irritante. O iOS não oferece um botão simples para isso. Às vezes ele se mantém razoável. Às vezes cresce e vira um absurdo.
Nos piores casos que já vi, a única solução que realmente fez diferença foi fazer backup, redefinir e depois restaurar. É um saco, sim, mas às vezes essa é a única coisa que funciona.
Minha ordem de ataque
Se o seu iPhone diz que o armazenamento está cheio do nada, eu classificaria as causas prováveis assim:
- Fotos
- cache de apps e dados baixados dos apps
- Dados do Sistema
Eu começaria com uma limpeza de fotos no Clever Cleaner, depois passaria pelos seus apps maiores e downloads. A maior parte do armazenamento de mistério que já vi acabou escondida em um desses lugares. Não é mágica. Na maioria das vezes, é mídia antiga e lixo de app que ninguém percebeu.
O meu fez isso depois que o iOS continuou armazenando lixo em cache do Mensagens, Safari e arquivos de atualização com falha. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer que Fotos seja sempre a primeira parada. No meu celular, Mensagens foi o maior culpado.
Tente nesta ordem.
- Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, depois toque em Mensagens. Exclua primeiro os anexos grandes.
- Safari, limpe o Histórico e os Dados dos Sites.
- Remova quaisquer arquivos baixados do Spotify, Netflix, YouTube e podcasts.
- Reinicie o celular. Parece bobo, às vezes ajuda.
- Se uma atualização do iOS estiver travada, exclua-a em Armazenamento do iPhone.
- Desative a busca do Mail para contas com anexos enormes, depois remova e adicione a conta novamente.
Se Fotos ainda estiver ocupando muito espaço, use o Clever Cleaner para uma limpeza rápida das fotos do iPhone e uma recuperação de armazenamento. Este vídeo mostra um passo a passo sólido, veja como liberar armazenamento do iPhone com o Clever Cleaner.
Se os Dados do Sistema continuarem enormes depois de tudo isso, faça backup em um Mac ou no iCloud, apague o celular e restaure. É irritante, mas isso corrige esse armazenamento fantasma estranho com mais frequência do que qualquer outra coisa.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas disseram: às vezes o gráfico de armazenamento só está atrasado ou completamente errado por um tempo. Não concordo totalmente que todo caso seja um crescimento real. O iOS pode levar horas, às vezes um dia inteiro, para recalcular depois que você apaga um monte de coisas.
Algumas coisas que vale a pena verificar e que eles não abordaram muito:
- Os Memorandos de Voz podem ficar estranhamente enormes
- A pasta de downloads do app Arquivos é muito ignorada
- Apps como GarageBand, iMovie, CapCut e Lightroom deixam arquivos de projeto para trás
- O app Podcasts pode manter episódios antigos baixados mesmo depois que você acha que eles sumiram
- O armazenamento do WhatsApp/Telegram precisa ser limpo dentro do app, não apenas apagando conversas
Veja também se você tem espaço livre suficiente para o iOS respirar. Se estiver com menos de 5 GB livres, o telefone começa a agir de forma estranha e o cache fica pior.
Eu também conectaria o telefone a um Mac ou PC uma vez. O Finder ou o iTunes às vezes podem acionar um recálculo do armazenamento e revelar dados de sincronização travados. Truque estranho, mas já vi ajudar.
Se o Fotos ainda for sua maior categoria, então sim, o Clever Cleaner faz sentido para organizar fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes mais rápido do que fazer isso manualmente. Este tópico sobre apps gratuitos para limpar fotos do iPhone que realmente ajudam a recuperar armazenamento também vale a pena ver.
Se nada disso mudar os Dados do Sistema, você provavelmente está entrando no território de fazer backup + apagar + restaurar. Chato, mas geralmente essa é a solução de verdade quando o armazenamento do iPhone continua enchendo sem motivo.
Eu verificaria uma coisa que os outros mal tocaram: coisas apagadas que na verdade ainda não sumiram.
- Fotos > Apagados Recentemente
- App Arquivos > Explorar > Apagados Recentemente
- Notas com PDFs digitalizados
- Memos de Voz
- Livros e PDFs/audiolivros baixados
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre Fotos ser a primeira parada toda vez. Em muitos celulares, os vilões discretos são Arquivos, anexos do Mensagens e apps de criação salvando exportações locais.
Também veja apps com armazenamento oculto de projetos:
- CapCut
- iMovie
- GarageBand
- Lightroom
- Canva
Eles podem manter a mídia de origem mesmo depois de você exportar.
Outro ângulo: se você usa Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone, pouco espaço livre pode fazer temporariamente os relatórios de armazenamento parecerem caóticos enquanto o iOS reorganiza originais e miniaturas. Então às vezes o gráfico está bagunçado, não é apenas “dados fantasma”.
Se Fotos realmente for a categoria principal, Clever Cleaner é bom para acelerar a limpeza.
Prós
- bom com fotos semelhantes, capturas de tela e arquivos grandes
- mais rápido do que organizar manualmente
- útil para encontrar lixo que você esqueceu que existia
Contras
- ainda precisa de revisão humana
- as sugestões de fotos semelhantes nem sempre são perfeitas
- não vai corrigir sozinho bugs reais de Dados do Sistema
Então sim, @cacadordeestrelas, @sognonotturno e @mikeappsreviewer cobriram o caminho usual de cache/redefinição. Eu acrescentaria: procure primeiro por arquivos locais ocultos. É aí que muito do armazenamento sem motivo realmente fica.