Como excluo capturas de tela no iPhone e iPad ao mesmo tempo?

Faço muitas capturas de tela tanto no meu iPhone quanto no meu iPad, e agora meu app Fotos está bagunçado e ocupando espaço de armazenamento. Estou tentando encontrar a maneira mais rápida de apagar as capturas de tela nos dois dispositivos ao mesmo tempo, especialmente se elas sincronizam pelo Fotos do iCloud. Existe um método simples para removê-las juntas sem apagar outras fotos?

Também me deparei com essa bagunça. Minha biblioteca de fotos ficou entupida com capturas de tela de números de rastreamento, códigos de login, memes aleatórios e fotos borradas de preços no mercado. Quando fui procurar uma foto de uma viagem, tive que vasculhar pilhas de tranqueira primeiro. Um jeito irritante de perder dez minutos.

Existe uma forma limpa de remover capturas de tela sem apagar suas fotos normais. Algumas partes ainda são meio burras, então aqui vai a versão que eu queria que alguém tivesse me passado antes.

Apague apenas capturas de tela, não a biblioteca inteira

Não comece em Todas as Fotos. Essa visualização mistura tudo, então é fácil remover coisas que você queria manter.

Abra o app Fotos. Vá em Álbuns, ou Coleções nas versões mais novas. Role para baixo até Tipos de Mídia. Abra Capturas de Tela.

Esse álbum é o lugar mais seguro para fazer isso. Se você apagar itens ali, estará removendo apenas capturas de tela.

Para uma limpeza pequena, toque em Selecionar e deslize pelos thumbnails. O iPhone vai destacar vários rapidamente. Para uma pilha gigante, toque em Selecionar e use Selecionar Tudo se a sua versão mostrar isso. Muito mais rápido.

O que mudou no iOS 18 e mais recentes

A Apple mudou algumas coisas de lugar. No iOS 18 e posteriores, você pode filtrar sua biblioteca para mostrar apenas capturas de tela.

Em Fotos, toque no botão com as duas setas perto da parte inferior. Escolha Filtrar e depois Capturas de Tela. Quando o filtro estiver ativo, sua visualização ficará restrita às capturas de tela. A partir daí, toque em Selecionar e depois arraste pela grade do canto inferior direito para cima se quiser selecionar uma grande quantidade rapidamente. Toque no ícone da lixeira quando terminar.

Eu ainda daria uma conferida no filtro antes de apagar. Já deixei isso passar uma vez e tive que restaurar um lote em Apagados Recentemente. Nada divertido.

Se o app Fotos travar, faça lotes menores

Aprendi isso na marra. Tentar apagar milhares de uma vez fez o Fotos travar. Em algumas vezes, ele me jogou de volta para a Tela de Início.

O que funcionou melhor foi apagar em blocos de cerca de 500 a 1.000 itens. Parece mais lento. Não foi. O app continuou responsivo e terminou a atualização da biblioteca sem engasgar.

Se o seu celular for mais antigo, eu ficaria mais perto de 500. Se for mais novo e tiver mais espaço livre, 1.000 pareceu tranquilo no meu uso.

Se você continua fazendo isso, automatize

Configurei um Atalho depois da terceira sessão de limpeza porque me cansei de repetir os mesmos toques.

Abra o app Atalhos. Crie um novo atalho. Adicione Encontrar Fotos. Defina o filtro como É uma Captura de Tela. Depois adicione Apagar Fotos.

Uma configuração é importante, ou falha na hora.

Vá em Ajustes do iPhone → Apps → Atalhos → Avançado. Ative Permitir Apagar Grandes Quantidades de Dados.

Sem essa opção, o atalho tende a apresentar erro na primeira execução. Depois que a ativei, pude pedir à Siri para executar meu atalho de limpeza de capturas de tela e funcionou bem.

Quando as ferramentas integradas não são suficientes

Às vezes, você não está tentando organizar por capricho. Está tentando liberar espaço rápido. Nesse caso, ajuda ver quais capturas de tela estão ocupando mais armazenamento.

Testei alguns aplicativos de limpeza e a maioria parecia cheia de spam, meio quebrada ou carregada de insistência para assinar. Um que mantive foi o Clever Cleaner.

Por que não o apaguei:

1. É gratuito. Não encontrei anúncios, varreduras bloqueadas nem a típica armadilha de paywall.
  2. A aba Heavies organiza por tamanho do arquivo, então você pode remover primeiro as maiores capturas de tela em vez de ficar adivinhando.
  3. A ferramenta Similars ajudou com capturas de tela duplicadas. Eu tinha conjuntos de três porque continuava refazendo a mesma captura quando um banner bloqueava parte dela.
  4. O processamento fica no dispositivo, o que importou para mim mais do que eu esperava quando comecei a organizar capturas de tela privadas.

Se o seu principal problema é a falta de espaço, organizar por tamanho de arquivo ajuda mais do que as pessoas imaginam. Liberei alguns gigabytes mais rápido ao focar primeiro nos maiores arquivos inúteis.

A parte do iCloud que as pessoas esquecem

Se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar uma captura de tela do seu iPhone também a remove dos seus outros dispositivos Apple e do iCloud. Normalmente sincroniza rápido.

Então, se você ainda queria essas capturas de tela em um iPad ou Mac, não presuma que elas vão ficar lá. Não vão.

E se o ícone da lixeira estiver acinzentado, o arquivo pode ser uma daquelas fotos antigas sincronizadas copiadas de um computador por cabo anos atrás. Eu tinha algumas sobras assim. Muitas vezes elas são somente leitura do lado do telefone. Para removê-las, você precisa se reconectar ao computador original e dessicronizá-las lá.

É, é desajeitado. Mas ainda é a solução.

A parte que realmente libera armazenamento

Excluir capturas de tela não libera espaço de volta imediatamente. Elas vão para Apagados Recentemente por 30 dias.

Se o seu celular está cheio e você precisa de espaço agora, abra o Fotos, encontre Apagados Recentemente em Utilitários, toque em Selecionar e depois em Apagar Tudo.

Este é o passo que a maioria das pessoas pula, e depois se pergunta por que o armazenamento quase não mudou.

A vantagem também é óbvia. Se você apagar algo por engano, terá essa margem de 30 dias para recuperar. Depois disso, ou após um problema de sincronização bagunçado, um software de recuperação geralmente é a única opção restante.

Depois que limpei o meu, a biblioteca voltou a parecer utilizável. A busca ficou mais fácil. Os backups ficaram um pouco mais rápidos. E parei de passar por antigos códigos de autenticação de dois fatores de 2021, rs.

Se o seu iPhone e o iPad usam o Fotos do iCloud, você não precisa apagar capturas de tela em cada dispositivo. Apague em um dispositivo, espere a sincronização, e elas somem dos dois. Mesmo ID Apple, mesma fototeca. Uma coisa que eu acrescentaria ao post do @mikeappsreviewer. Eu pularia criar primeiro um atalho de apagamento. Atalhos são bons, mas para remover muitas fotos parecem um pouco exagerados e é mais fácil errar se você esquecer um filtro. Eu usaria a sincronização para fazer o trabalho pesado. A configuração mais rápida que já usei: 1. Escolha um dispositivo, geralmente o iPhone. 2. Abra o app Fotos e pesquise por “captura de tela” ou use o tipo de mídia Captura de Tela. 3. Classifique da mais antiga para a mais recente se quiser limpar rápido coisas velhas, como códigos 2FA e recibos. 4. Selecione algumas centenas por vez. 5. Apague. 6. Mantenha os dois dispositivos no Wi-Fi e na energia por um tempo para o iCloud terminar de sincronizar. Depois verifique o Fotos no iPad. As capturas de tela devem sumir lá também. Se os seus dispositivos não sincronizam, verifique: Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos, e então confirme que Sincronizar este iPhone e Sincronizar este iPad estão ativados. Se o objetivo é armazenamento, o principal é isto: esvazie Apagados Recentemente em um dispositivo. Essa remoção também sincroniza. É quando o espaço começa a voltar. Se você quiser uma forma mais rápida de organizar capturas de tela grandes por tamanho antes de apagar, o Clever Cleaner vale a pena dar uma olhada. É melhor para limpeza em massa do que ficar mexendo no Fotos para sempre. Além disso, se você estava procurando ferramentas de limpeza em geral, esta seleção é boa: melhores apps de limpeza para iPhone para liberar armazenamento rápido Versão curta: com o Fotos do iCloud ativado, apague uma vez e a sincronização faz o resto. Se a sincronização estiver desativada, não existe uma opção real de “ao mesmo tempo” integrada ao Apple Fotos.
Como apago capturas de tela no iPhone e iPad ao mesmo tempo?
Se o Fotos do iCloud estiver ATIVADO em ambos os dispositivos, realmente não existe nenhum truque separado de “apagar no iPhone e no iPad ao mesmo tempo”. Você apaga as capturas de tela uma vez da biblioteca compartilhada, e o iCloud propaga a exclusão para o outro dispositivo. Essa parte @mikeappsreviewer e @suenodelbosque acertaram. Onde eu discordo um pouco é da abordagem de “fazer em lotes no telefone” ser a mais rápida sempre. Na minha opinião, se você tiver muitas, o método menos irritante é apagar no dispositivo que tiver a tela maior e menos travamentos. Para mim, geralmente é o iPad, não o iPhone. Selecionar centenas de miniaturas minúsculas em um telefone cansa bem rápido. Algumas coisas que as pessoas deixam passar: - Biblioteca compartilhada do iCloud significa que uma exclusão afeta ambos os dispositivos - Apagados Recentemente também precisa ser esvaziado se você quiser recuperar armazenamento agora - Se um dispositivo não estiver atualizando, desative o Modo de Pouca Energia e deixe o app Fotos aberto por um tempo - O armazenamento nem sempre diminui instantaneamente, porque o iOS leva um minuto para recalcular Se você quiser acelerar toda a limpeza, o Clever Cleaner realmente é útil para identificar capturas de tela pesadas e arquivos inúteis mais rápido do que o Fotos faz. Não é mágica, só exige menos toques. Além disso, para quem estiver comparando os aspectos de limpeza/privacidade, vale dar uma olhada nesta discussão: qual app de limpeza para iPhone é mais seguro para privacidade e limpeza de armazenamento Versão curta: com a sincronização do iCloud ativada, apague uma vez. Com a sincronização desativada, não existe um verdadeiro método único da Apple.
Como faço para apagar capturas de tela no iPhone e no iPad ao mesmo tempo?
Se o seu objetivo é literalmente um só ato apagar em ambos, eu ajustaria um pouco o que @suenodelbosque, @viajeroceleste e @mikeappsreviewer disseram: o verdadeiro ponto de controle não é o dispositivo, é a biblioteca de fotos. Se ambos os dispositivos usam a mesma biblioteca do Fotos do iCloud, você nem está gerenciando dois conjuntos de capturas de tela. Onde eu discordo um pouco do conselho de seleção em lote é o seguinte: para limpezas enormes, usar o próprio Fotos funciona, mas é desajeitado para decidir o que vale a pena apagar. Capturas de tela podem incluir ingressos, recibos, códigos QR, confirmações de pedido e coisas de que você ainda realmente precisa. A exclusão em massa é rápida, mas às vezes é direta demais. Um meio-termo melhor é primeiro isolar capturas de tela antigas ou excepcionalmente grandes, depois apagar em um dispositivo e deixar a sincronização cuidar do outro. É aí que o Clever Cleaner pode ajudar. Prós do Clever Cleaner: - revisão visual em massa mais fácil do que no Fotos - pode mostrar arquivos mais pesados mais rapidamente - útil se o armazenamento for o principal problema Contras: - ainda é mais um app ao qual conceder acesso às fotos - não é necessário se a sua pilha de capturas de tela for pequena - usar apenas o app Fotos é mais seguro se você estiver preocupado em apagar a coisa errada Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: se você usa Biblioteca Compartilhada com a família ou com um parceiro, confira novamente se as capturas de tela estão na sua biblioteca pessoal antes de apagar em massa. Essa configuração pode tornar a limpeza mais confusa do que a sincronização normal do iCloud. Então, a resposta curta é: - Fotos do iCloud ativado: apague uma vez em qualquer dispositivo - sem Fotos do iCloud: não há exclusão simultânea nativa - precisa de uma triagem mais inteligente antes: vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner, mas não é obrigatório