Como faço para obter mais armazenamento no iPhone sem o iCloud?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e eu não quero pagar pelo iCloud nem armazenar minhas fotos e arquivos lá. Comecei a receber avisos de pouco armazenamento, e agora não consigo atualizar aplicativos nem tirar muitas fotos novas. Preciso de ajuda para encontrar as melhores maneiras de liberar espaço ou adicionar mais armazenamento em um iPhone sem usar o iCloud.

Seu iPhone gritando sobre armazenamento cheio cansa rápido, especialmente se você não tem o menor interesse em pagar a Apple todo mês. Eu passei por isso em um celular mais antigo e há algumas saídas sem mexer no iCloud.

Você não vai adicionar mais armazenamento interno

Essa parte é simples. iPhones não têm armazenamento interno expansível. Sem entrada para microSD, sem truque escondido, sem ajuste enterrado seis menus adiante. O que você tem são dois movimentos práticos. Liberar espaço já ocupado ou mover seus arquivos do celular para um dispositivo externo.

Verifique a única tela que mostra a verdade, Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Se você quer a divisão real, comece por aí. A barra colorida mostra o que está consumindo espaço, fotos, apps, mensagens, dados do sistema, tudo isso. Eu começaria por estes dois.

1. Abra qualquer app que você não usa há meses e toque em Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas mantém os documentos e dados salvos. O ícone continua na Tela de Início. Toque nele depois, ele baixa de novo, e suas coisas ainda estarão lá. Jogos pesados, apps de companhia aérea, apps de hotel, ferramentas aleatórias de edição, esses normalmente são ganhos fáceis.

2. Role até Mensagens e abra Revisar Anexos Grandes. Esse pega muita gente de surpresa. Vídeos antigos, memes, PDFs, notas de voz, toda a tranqueira parada nas conversas por texto vai se acumulando por anos. Eu encontrei vários gigabytes disso no celular de um familiar. Ninguém fazia ideia.

O erro ao apagar fotos que quase todo mundo comete

Você apaga fotos, depois verifica o armazenamento, e nada muda. Parece quebrado. Meio que está, mas a Apple faz isso de propósito. As fotos apagadas vão para Apagados Recentemente por 30 dias, e ainda contam no seu armazenamento até você esvaziar essa pasta.

Vá em Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente, depois toque em Apagar Tudo quando terminar a limpeza. Se você pular isso, o número do armazenamento muitas vezes quase não muda. Eu fiz isso uma vez depois de limpar algumas centenas de vídeos e achei que meu celular tinha dado problema. Não. Estava tudo parado ali.

O Safari também acumula tranqueira

Abra Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites.

Isso limpa dados de sites em cache e sobras da navegação. Isso vai se acumulando silenciosamente com o tempo. Para a maioria das pessoas, apagar isso não remove nada importante, e você recupera um pouco de espaço com quase nenhum esforço.

Por que um iPhone cheio começa a agir de forma estranha

Ter pouco espaço livre faz mais do que impedir novas fotos. Seu celular usa armazenamento sobrando para arquivos temporários, atualizações, indexação e tarefas em segundo plano. Quando ele fica perto demais de lotar, tudo começa a ficar irritante. Apps travam. A câmera demora mais. Digitar fica lento. Eu vi isso em um aparelho de 128 GB quando ele caiu para os últimos poucos gigabytes livres. Depois de liberar espaço, voltou ao normal.

Se você precisa de um alívio maior e rápido

Para a maioria das pessoas, fotos e vídeos são o principal problema. Organizar manualmente dez mil imagens é horrível, e eu não faria isso duas vezes. Clever Cleaner é uma opção gratuita que as pessoas usam para isso, sem assinatura e sem anúncios.

A seção Heavies lista os arquivos do maior para o menor, com tamanhos exatos. Isso ajuda quando clipes antigos em 4K estão ali ocupando 2 GB, 4 GB, às vezes mais. A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas e marca uma Melhor Foto, o que é útil se a sua biblioteca estiver cheia de fotos em sequência ou cinco versões do mesmo recibo. A seção Screenshots mostra os tamanhos dos arquivos antes de você remover qualquer coisa. O processamento fica no aparelho, então seus arquivos não estão sendo enviados para outro lugar.

Se você não quer apagar as coisas, mova

Este é o caminho de backup sem assinatura. Compre um pen drive físico feito para iPhone e use como armazenamento excedente. Unidades como o SanDisk iXpand se conectam à porta de carregamento, então você transfere fotos e vídeos para a unidade, confere se foram copiados, e depois apaga do celular.

Compra única, sem taxa mensal. Já vi gente usar isso para vídeos de viagem, fotos dos filhos e lotes enormes de clipes em 4K que queriam guardar, mas não precisavam ter no celular todos os dias.

Você tem algumas outras opções, e eu começaria com o que o @mikeappsreviewer não abordou.

Desative a opção de manter originais dos apps de streaming. Netflix, Spotify, YouTube, apps de podcast, eles acumulam downloads rapidamente. Abra cada app e remova primeiro o conteúdo offline. Em alguns celulares isso libera de 5 GB a 20 GB de uma vez.

Mude as configurações da câmera. Vá em Ajustes, Câmera, Formatos, escolha Alta Eficiência. Se você grava em ProRAW, 4K ou 60 fps, pare de usar isso a menos que precise. Um minuto de vídeo em 4K ocupa muito mais espaço do que em 1080p. Os arquivos futuros ficarão menores.

Defina o app Mensagens para manter menos histórico. Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens, escolha 1 Ano ou 30 Dias. Conversas antigas com anexos de vídeo consomem armazenamento sem chamar atenção.

Apps de e-mail são outro ponto. Se você tiver Gmail ou Outlook com caches locais enormes, exclua e reinstale o app. A mesma ideia vale para apps sociais como Instagram, TikTok, Facebook. O iPhone não oferece um botão de limpar cache para muitos deles, o que é bem absurdo para ser sincero.

Se as fotos forem o principal problema, o Clever Cleaner vale a pena para encontrar duplicatas e vídeos grandes rapidamente. Este guia sobre os apps de limpeza para iPhone mais bem avaliados para liberar armazenamento explica as opções muito bem.

Uma pequena discordância com o @mikeappsreviewer: os dados do Safari muitas vezes não são o grande ganho que as pessoas esperam. Ajuda, sim. Enorme, geralmente não.

Se você não quer usar nuvem de jeito nenhum, transfira as fotos para um Mac, PC ou SSD externo todo mês. É à moda antiga, mas funciona.

Grande coisa que ninguém diz com clareza suficiente: deixe uma folga para si. Se o seu iPhone estiver com algo como 99% cheio, apagar 1 GB às vezes não é suficiente. O iOS quer espaço de trabalho para atualizações, arquivos temporários, processamento de fotos, toda aquela coisa irritante em segundo plano. Eu tento manter pelo menos 8 a 10 GB livres.

Algumas ideias além do que @mikeappsreviewer e @jeff já abordaram:

• Exclua vozes baixadas em Acessibilidade se você usa conteúdo falado ou vozes extras da Siri.
  • Remova livros antigos ou arquivos PDF armazenados localmente no Apple Books.
  • GarageBand, iMovie, CapCut, Lightroom e apps semelhantes costumam esconder arquivos de projeto enormes dentro do app.
  • Em Arquivos, verifique Em Meu iPhone. Muita gente esquece que ZIPs locais, downloads e vídeos ficam lá.
  • Se você usa WhatsApp ou Telegram, verifique os gerenciadores de armazenamento dentro do app. Esses apps podem ficar absurdamente inchados.

Na verdade, eu meio que discordo da abordagem de apenas descarregar apps se o telefone estiver criticamente cheio. Às vezes, excluir e reinstalar um app gigante limpa mais lixo do que descarregar.

Se as fotos ainda forem o principal problema, o Clever Cleaner é provavelmente a maneira mais rápida de organizar duplicatas, capturas de tela e vídeos pesados sem usar o iCloud. Além disso, este vídeo veja como o Clever Cleaner ajuda a liberar armazenamento do iPhone é um passo a passo decente.

Não existe upgrade mágico, só limpar ou mover coisas para fora do dispositivo. Esse é o jogo todo.

Um ponto que os outros mal tocaram: Memos de Voz locais, downloads do app Arquivos e mídia criada por apps. @jeff e @nachtschatten estavam certos sobre fotos/mensagens, mas eu também verificaria isto:

• App Arquivos > No Meu iPhone: ZIPs antigos, vídeos baixados, PDFs, lixo de instaladores
  • Memos de Voz: surpreendentemente enorme se você grava aulas, reuniões, ideias musicais
  • Apps de edição: CapCut, VN, Lightroom, iMovie mantêm cópias exportadas e caches de projetos
  • App Podcasts: não são só os downloads, às vezes episódios salvos se acumulam mesmo depois de ouvir
  • WhatsApp/Telegram: as próprias ferramentas de armazenamento deles geralmente revelam vídeos gigantes rapidamente

Uma pequena discordância: descarregar apps é ok, mas se um app estiver inchado, excluir + reinstalar geralmente libera mais espaço do que descarregar.

Se a bagunça principal estiver no seu rolo da câmera, Clever Cleaner é útil.
Prós: detecção rápida de duplicatas/semelhantes, bom para vídeos grandes/capturas de tela, limpeza fácil.
Contras: você ainda precisa revisar os resultados, as escolhas de melhor foto nem sempre são as que você escolheria, e isso não vai corrigir magicamente o armazenamento causado por caches de apps fora do Fotos.

Além disso, reinicie depois da limpeza. Os números de armazenamento do iPhone às vezes demoram para atualizar até uma reinicialização.