Meu disco rígido parou de funcionar de repente, e não consigo acessar arquivos importantes como fotos, documentos de trabalho e backups. Estou procurando ajuda passo a passo para recuperação de dados de disco rígido para não piorar a situação nem perder tudo de vez. O que devo tentar primeiro e quando devo parar e buscar suporte profissional de recuperação de dados?
Eu ainda não entraria em pânico. Já vi unidades parecerem perdidas e mesmo assim conseguir recuperar arquivos delas depois. O mais importante é o que você faz em seguida. Se a unidade perdeu dados, pare de usá-la agora mesmo. Nada de instalações. Nada de downloads grandes. Não fique movendo arquivos de um lado para o outro. Quando novos dados ocupam o mesmo espaço, seus arquivos antigos se vão para sempre.
Pelo que vi, os aplicativos de recuperação costumam funcionar melhor quando o problema é um destes:
- você apagou arquivos por engano
- você esvaziou a Lixeira
- a unidade foi formatada rapidamente
- uma partição desapareceu
- arquivos sumiram depois de um travamento ou falha
A história muda se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo, apitando ou sumindo do sistema aleatoriamente. Eu pararia por aí. Esses são maus sinais. O software não vai consertar uma cabeça de leitura com defeito nem outros danos físicos, e tentativas extras às vezes pioram a situação.
Se você quiser o caminho mais simples, eu começaria com Disk Drill. Eu o usei uma vez em uma unidade externa formatada e foi muito mais fácil do que o PhotoRec. A interface faz sentido, ele verifica arquivos apagados e sistemas de arquivos danificados, e funciona com HDDs e SSDs externos. A ferramenta de visualização me ajudou a separar os arquivos bons do lixo antes de restaurar qualquer coisa. No Windows, há um limite gratuito de recuperação de 100 MB.
O que eu faria, passo a passo:
- Instale o Disk Drill em outra unidade, não naquela com os arquivos ausentes.
- Conecte a unidade com problema.
- Abra o aplicativo e selecione a unidade afetada.
- Clique em “Procurar dados perdidos”.
- Deixe a verificação terminar, mesmo que pareça lenta.
- Use os filtros ou a barra de pesquisa para refinar os resultados.
- Abra as visualizações primeiro. Eu sempre faço isso para não restaurar lixo corrompido.
- Selecione o que você quer recuperar.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade.
Essa última etapa é mais importante do que muita gente imagina. Se você restaurar os arquivos de volta na mesma unidade, corre o risco de sobrescrever outros arquivos ausentes que ainda não recuperou. Aprendi isso do jeito mais difícil anos atrás.
Antes de executar uma verificação longa, eu também checaria os lugares óbvios. Lixeira. OneDrive. Histórico de Arquivos no Windows. Time Machine no Mac. Já vi gente passar meio dia verificando um disco e depois descobrir que a pasta estava na sincronização em nuvem o tempo todo.
Se você quiser outras opções, estas duas valem a pena:
- PhotoRec. Gratuito, feio, eficaz. Os nomes dos arquivos costumam voltar embaralhados, então organizar o resultado é um saco.
- UFS Explorer. Melhor se você souber o que está fazendo, especialmente com unidades externas e casos mais complicados.
Se a unidade não for detectada de jeito nenhum, ou continuar fazendo barulhos ruins, eu não continuaria mexendo nela com ferramentas de recuperação. Nesse ponto, eu a enviaria para um laboratório de recuperação. Software faça você mesmo ajuda com perda lógica. Falha de hardware é outro tipo de problema.
Pare de usar a unidade primeiro. Isso importa mais do que qualquer aplicativo.
Se a unidade gira, aparece no BIOS ou no Gerenciamento de Disco e não faz cliques nem bipes, comece com a triagem:
- Teste um cabo novo, uma nova porta USB ou um gabinete diferente.
- Verifique se a unidade aparece com o tamanho correto no Gerenciamento de Disco.
- Se ela aparecer, não execute o CHKDSK ainda. Eu sei que as pessoas sugerem isso, mas em um sistema de arquivos danificado às vezes isso piora uma situação ruim.
- Se os arquivos forem importantes, clone a unidade primeiro com algo como ddrescue ou HDDSuperClone. Trabalhe a partir do clone, não do original.
- Depois de clonar, execute a recuperação no clone.
É aqui que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer. Escanear a unidade original primeiro serve para casos simples de exclusão, mas se a unidade parou de funcionar de repente, eu colocaria a criação de imagem em primeiro lugar. Unidades com falha frequentemente pioram durante escaneamentos longos.
Para perda lógica, o Disk Drill é uma escolha sólida porque visualiza os arquivos bem e lida com partições danificadas melhor do que muitas ferramentas baratas e ruins. Recupere para outra unidade apenas. Nunca de volta para o mesmo disco.
Se a unidade clicar, desaparecer no meio do escaneamento, informar 0 bytes ou esquentar rápido, pare com o faça você mesmo. Hora do laboratório.
Além disso, este tópico pode ajudar se o seu problema for arquivos excluídos de um HDD:
guia passo a passo para recuperar arquivos excluídos do disco rígido
Se a unidade “parou de funcionar de repente”, eu seria um pouco mais cauteloso do que o conselho habitual de simplesmente executar uma verificação. @mikeappsreviewer está certo em não gravar nada nela, e @yozora está certo que criar uma imagem primeiro é mais inteligente se o disco pode estar falhando. Onde eu discordo um pouco é que as pessoas às vezes correm para laboratórios profissionais rápido demais quando o problema é apenas um cabo ruim, case com defeito ou tabela de partição corrompida.
Minha ordem seria:
- Desligue e pare de usá-la.
- Tente um cabo USB/SATA, porta, fonte de alimentação ou case diferente.
- Verifique a BIOS e o Gerenciamento de Disco. Se mostrar o tamanho correto, isso é um bom sinal.
- Não formate, inicialize nem execute CHKDSK ainda.
- Se os dados forem muito importantes, clone a unidade primeiro.
- Depois, verifique a clonagem ou a original apenas se a unidade parecer estável.
Para recuperação por software, o Disk Drill é uma das opções mais fáceis porque a pré-visualização de arquivos é realmente útil e ele lida com muitos casos comuns de perda lógica sem ser uma bagunça total. Basta instalá-lo em outra unidade, verificar o disco com problema, pré-visualizar o que é recuperável e restaurar os arquivos em outro lugar. Não de volta para o mesmo HDD. É nessa parte que o pessoal erra.
Se a unidade faz cliques, desaparece aleatoriamente, mostra 0 bytes ou fica absurdamente lenta, pare. Sério. É aí que o faça você mesmo vira “bom, agora ficou pior”.
Além disso, se você quiser uma visão geral sólida antes de mexer em qualquer coisa, esta análise do Disk Drill e passo a passo de recuperação de disco rígido é uma boa opção rápida.
Estou com @yozora em um ponto-chave: se a unidade pode estar falhando, fazer a imagem primeiro é melhor do que “escanear primeiro”. Mas eu contestaria um pouco a ideia de que todo caso estranho significa ir para o laboratório instantaneamente. Um número impressionante de “unidades mortas” são apenas placas de ponte USB com defeito, alimentação fraca ou uma entrada de partição corrompida.
Minha versão da ordem:
- Pare todas as gravações imediatamente.
- Verifique o básico primeiro: troque o cabo, a porta, o gabinete, a fonte de alimentação.
- Ouça e observe: rotação normal = talvez recuperável por conta própria, cliques/bipes = pare.
- Verifique o SMART se estiver legível com CrystalDiskInfo ou smartctl. Se a saúde estiver ruim ou ilegível, evite escaneamentos agressivos.
- Se montar de forma instável, clone/faça uma imagem dela.
- Recupere a partir da imagem, não do paciente.
Uma coisa da qual discordo um pouco do @mikeappsreviewer: uma varredura longa de recuperação nem sempre é o melhor primeiro passo quando o sintoma é “parou de funcionar de repente”. Às vezes, até mesmo navegar repetidamente pela árvore de arquivos já basta para empurrar uma unidade fraca além do limite.
Se o problema acabar sendo lógico, não mecânico, Disk Drill é uma escolha razoável depois de fazer a imagem.
Prós do Disk Drill
- pré-visualização fácil dos arquivos recuperáveis
- bom para arquivos excluídos, partições formatadas, partições perdidas
- interface mais limpa do que a de muitas ferramentas de recuperação
- funciona bem para pessoas que não querem lidar com linha de comando
Contras do Disk Drill
- a recuperação gratuita no Windows é limitada
- varreduras profundas podem levar uma eternidade
- não faz milagres com unidades fisicamente danificadas
- usuários avançados podem querer mais controle de baixo nível
Eu também manteria alternativas em mente dependendo do caso: PhotoRec para recuperação bruta, R-Studio ou UFS Explorer para trabalhos mais difíceis.
E sim, @suenodelbosque tem razão sobre uma coisa que as pessoas ignoram: não inicialize, formate nem execute ferramentas de reparo só porque o Windows sugere isso. Esse pop-up já prejudicou muita gente.