O relatório de armazenamento do iPhone já me irritou mais de uma vez. Limpei um monte de arquivos, conferi a barra de novo, e “Mídia” mal se mexeu. Uma vez, até pareceu maior depois que apaguei coisas. Parecia quebrado, mas não era aleatório.
O que a Apple conta como “Mídia”
“Mídia” cobre mais do que a maioria das pessoas imagina. Eu costumava achar que isso significava músicas e vídeos. Nada disso. Também inclui uma mistura de outros arquivos de áudio e visuais armazenados, incluindo:
- músicas offline do Apple Music ou Spotify
- episódios de podcast baixados
- audiolivros salvos no Books
- memos de voz antigos e toques personalizados
- capas de álbuns em cache, miniaturas de programas e artes semelhantes de apps
No iOS 17 e versões mais recentes, há outro detalhe, Mídia Sincronizada. Isso serve para itens movidos do seu computador para o iPhone pelo iTunes ou Finder. Antes, esses arquivos costumavam ficar em apps como Música ou TV. Agora a Apple agrupa tudo em uma única seção grande, e você não recebe uma divisão clara do que existe ali dentro. Então o app Música parece vazio, mas o armazenamento ainda diz que está lotado. Passei por isso depois de transferir arquivos antigos de shows e esquecer que eles ainda estavam lá.
Por que o número continua subindo
Boa parte disso vem do cache dos apps e do comportamento de download automático. O YouTube armazena vídeos em segundo plano se os Downloads Inteligentes estiverem ativados. Apps de podcast adoram baixar episódios novos sem perguntar muito. Apps de streaming salvam artes e prévias para que a navegação fique mais rápida na próxima vez. Então, mesmo quando você para de salvar coisas manualmente, o telefone continua acumulando conteúdo nos bastidores. Você nem sempre vê isso acontecer, mas o armazenamento vê.
Onde as ferramentas nativas do iPhone deixam a desejar
Se você abrir Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, verá uma lista. Tudo bem. Mas isso não ajuda muito quando a bagunça está dentro da sua fototeca ou espalhada por vários apps. Não vai apontar as 14 cópias borradas da mesma foto do cachorro, nem o clipe de vídeo esquecido de 2,8 GB de um show, nem as gravações de tela que você queria cortar e nunca mais mexeu. Passei tempo demais abrindo apps um por um. Foi lento, chato, e ainda assim eu deixei passar os arquivos maiores.
O que acabou me ajudando
Depois de fazer isso manualmente por semanas, desisti e testei o Clever Cleaner. Eu não confio muito em apps de limpeza, então já esperava alguma besteira de paywall no segundo minuto. Não aconteceu. Sem anúncios. Sem resultados de varredura bloqueados. Sem muralha de assinatura bloqueando o botão de apagar. Estranhamente raro.
Aqui está o motivo de ele ter ajudado com o excesso de Mídia e fotos:
- A seção Heavies mostra vídeos e arquivos grandes com tamanhos exatos, então você consegue identificar rapidamente os maiores vilões. Encontrei um vídeo de férias ocupando mais de 3 GB e apaguei ali mesmo.
- A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas. Se você tirou oito fotos da mesma comida, do mesmo pet, do mesmo pôr do sol, ele organiza tudo junto e sugere o que descartar.
- A seção Screenshots limpa a pilha de lixo que a maioria das pessoas ignora por meses.
- O processamento permanece no dispositivo, então sua fototeca não é enviada para outro lugar.
A parte que as pessoas esquecem
Depois de apagar fotos ou vídeos, abra Apagados Recentemente no app Fotos e esvazie essa pasta. Se você pular essa etapa, o iPhone mantém esses arquivos por 30 dias. Muitas vezes o armazenamento não diminui de forma significativa até você limpar essa pasta também. Eu deixei isso passar da primeira vez e achei que meu telefone estava mentindo. Não estava. Eu estava olhando para arquivos que tinha “apagado”, mas cujo apagamento ainda não tinha sido concluído.