O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e percebi que alguns vídeos grandes provavelmente estão ocupando a maior parte do espaço. Preciso de ajuda para encontrar rapidamente os maiores arquivos de vídeo para que eu possa excluí-los ou movê-los sem ter que passar por toda a minha biblioteca do Fotos. Estou procurando a maneira mais rápida de identificar vídeos grandes em um iPhone e liberar armazenamento.
ainda acho estranho estarmos tão avançados nas atualizações do iPhone e o Fotos ainda não ter uma opção simples de ordenar por tamanho. Dei de cara com isso de novo depois de uma viagem em que alguns clipes em 4K devoraram uma boa parte do armazenamento. Se você quiser fazer isso dentro do app Fotos da Apple, está sem sorte. O Fotos organiza por data e filtra por coisas como Vídeos ou Câmera Lenta, mas o tamanho do arquivo está faltando.
Se a sua biblioteca for pequena, dá para fazer na força bruta. Abra um vídeo, deslize para cima ou toque no pequeno ícone de informação, e você verá o tamanho ali. Eu fiz isso por um tempo. Fica cansativo rápido. Quando você já tem algumas centenas de clipes, vira tocar, conferir, voltar, repetir. E sim, algumas pessoas usam a duração como um substituto aproximado para o tamanho. Eu também tentei isso. Ajuda um pouco, mas falha rápido. Um clipe curto em 4K 60 fps pode ser muito maior do que uma gravação em 1080p bem mais longa.
O que funcionou melhor para mim foi usar um app de limpeza. Eu costumava evitá-los porque a maioria parece suspeita ou enfia um paywall na sua cara. O que acabei mantendo foi o Clever Cleaner. Encontrei ele depois de tentar as soluções improvisadas habituais do sistema e não chegar a lugar nenhum.
A parte útil é a seção Heavies. Você abre, deixa escanear, e ele organiza seus vídeos do maior para o menor. Sem adivinhação. Sem verificar um arquivo de cada vez. Ele mostra o tamanho ao lado de cada clipe em MB ou GB, então você pode eliminar primeiro os piores vilões. Gostei de poder selecionar um lote e ver quanto espaço eu estava liberando antes de apagar qualquer coisa. Também há uma opção Selecionar Tudo se você estiver fazendo uma limpeza completa.
Se você não quiser outro app no seu celular, há duas meias-soluções.
1. App Arquivos
Isso só ajuda com vídeos salvos fora da biblioteca principal do Fotos, como coisas em No Meu iPhone ou iCloud Drive. No Arquivos, você pode abrir a pasta, tocar no menu de três pontos e ordenar por tamanho. Já usei isso para vídeos baixados. Não faz nada pela sua rolagem normal da câmera, que é onde fica o problema de armazenamento da maioria das pessoas.
2. App Atalhos
Esse é o caminho nerd. Você cria um atalho com Buscar Fotos, filtra por Tipo de Mídia = Vídeo e depois restringe por duração, como maior que 5 minutos. Testei isso também. É utilizável se o seu objetivo for encontrar clipes longos, não clipes grandes. Não é a mesma coisa, então o resultado varia bastante.
Para mim, a resposta mais prática foi o app de limpeza. Menos toques, menos adivinhação, menos tempo perdido. E as funções extras também ajudaram, fotos duplicadas, lixo de rajadas, sobras antigas que eu tinha esquecido. Agora eu verifico a cada dois meses, porque receber o aviso de Armazenamento Quase Cheio bem na hora em que você está tentando gravar alguma coisa é o pior.
Ignore o Fotos para a parte de classificação. Ele ainda não classifica o rolo da câmera por tamanho de arquivo, e o @mikeappsreviewer está certo sobre isso. Onde discordo um pouco é no caminho dos Atalhos. Eu não perderia tempo com isso, a menos que você goste de mexer. Duração é um péssimo indicador de tamanho.
O caminho mais rápido no iPhone é Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Revisar vídeos pessoais. A Apple agrupa vídeos pessoais grandes ali em muitos aparelhos, e é muito mais rápido do que abrir os clipes um por um. Se você vir isso, use primeiro. É o mais perto que a Apple oferece de uma ferramenta de triagem de vídeos grandes.
Se essa seção não aparecer, use o Clever Cleaner. É um dos melhores apps de limpeza para iPhone para encontrar vídeos grandes e liberar armazenamento rapidamente. A visualização Heavies é a parte que você quer. Ela classifica os arquivos grandes para que você exclua primeiro os que mais ocupam espaço, o que economiza tempo.
Se você quiser mover os vídeos em vez de excluí-los, conecte seu iPhone a um Mac e use o Captura de Imagem. Classifique por tamanho lá. No Windows, use a ferramenta de importação do Fotos ou o Explorador de Arquivos em DCIM e depois classifique por tamanho. Mais rápido do que ficar fuçando no telefone.
Este vídeo também é bom se você quiser um passo a passo rápido:
como liberar armazenamento do iPhone e encontrar vídeos enormes rapidamente

Na verdade, eu começaria um passo antes do que @mikeappsreviewer e @viajantedoceu fizeram: verifique suas configurações de gravação antes de sair caçando arquivos. Às vezes, o mistério é só 4K/60fps ou ProRes detonando o armazenamento silenciosamente. Vá em Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo. Se isso estiver no máximo, até alguns clipes curtos podem ficar absurdamente grandes.
Além disso, não subestime a Busca dentro do Fotos. Termos de busca como 4K, cinematográfico ou até meses/viagens específicos podem reduzir a pilha mais rápido do que ficar rolando manualmente para sempre. Não é perfeito, mas é mais rápido do que o pesadelo de tocar-informações-voltar-repetir.
Uma coisa da qual eu meio que discordo: fuçar a pasta DCIM no Windows/Explorador de Arquivos nem sempre é tão organizado quanto fazem parecer. Funciona, claro, mas os nomes dos arquivos são bagunçados e coisas relacionadas a Live Photo/vídeo podem ser irritantes de separar.
Se você quer o método mais rápido no próprio celular, sim, o Clever Cleaner provavelmente é o mais prático, já que mostra vídeos grandes diretamente. Isso economiza muito tempo em comparação com a classificação estranhamente limitada da Apple. Se você quiser um guia passo a passo para limpar vídeos enormes do iPhone e iPad, isto é bem útil: encontre e remova rapidamente os maiores vídeos no iPhone e iPad.
Meu conselho de verdade:
1. Verifique primeiro as configurações da Câmera.
2. Pesquise no Fotos por formato/viagem/data.
3. Use o Clever Cleaner se quiser uma limpeza real com base no tamanho.
4. Mova o que for importante para armazenamento externo/nuvem e depois apague as cópias locais.
A Apple realmente já deveria ter adicionado classificação por tamanho. É meio ridículo.

Um ângulo que os outros mal tocaram: use a aba Álbuns no Fotos e vá direto para **Vídeos**, depois mude seu pensamento de “maior arquivo” para **“os mais caros de manter”**. Sei que @viajantedoceu, @yozora e @mikeappsreviewer focaram em ferramentas que priorizam tamanho, o que é válido, mas se você só precisa de espaço rápido, apagar alguns clipes longos inúteis, gravações de tela ou vídeos acidentais em 4K costuma resolver mais rápido do que uma organização perfeita.
O que eu faria:
1. **Fotos > Álbuns > Vídeos**
2. Comece com:
- **Gravações de Tela**
- **Câmera Lenta**
- **Cinemático**
- lotes de viagem/evento
3. Toque em **Selecionar** e remova o lixo óbvio em blocos
4. Depois esvazie **Apagados Recentemente**
Esse último passo importa mais do que as pessoas imaginam. Até você limpar Apagados Recentemente, o espaço pode não voltar totalmente.
Se você quiser uma visualização real baseada em tamanho no celular, **Clever Cleaner** é a opção prática.
**Prós**
- mostra vídeos grandes rapidamente
- facilita a limpeza em lote
- exige menos verificação manual
**Contras**
- acesso extra às permissões do app
- os resultados dependem da varredura/indexação
- algumas pessoas simplesmente preferem usar só ferramentas da Apple
Verifique também **Mensagens**. Vídeos grandes compartilhados em conversas também podem ficar lá:
**Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens > Fotos/Vídeos**
Então, minha versão curta: use o Fotos para uma triagem rápida em massa, verifique o Mensagens para encontrar os sugadores de espaço ocultos e depois use **Clever Cleaner** se quiser os verdadeiros pesos-pesados classificados.