Como recupero dados de setores defeituosos em uma unidade com falha?

Meu disco rígido começou a fazer ruídos estranhos e agora alguns arquivos não abrem por causa de setores defeituosos. Tenho fotos importantes e documentos de trabalho nele, e estou preocupado que o disco esteja piorando. O que devo fazer primeiro para recuperar os dados com segurança sem causar mais danos?

Disco rígido com setores defeituosos? Já passei por isso uma vez, e o primeiro erro que cometi foi deixar a unidade ligada enquanto eu procurava respostas. Não faça isso. Se o disco estiver falhando, cada leitura ou gravação extra coloca mais pressão nele.

Se for uma unidade externa, desconecte-a agora. Se estiver dentro do seu PC, pare de inicializar por ela e use outra máquina para qualquer coisa que você precise pesquisar.

Setores defeituosos geralmente se dividem em dois grupos.

Setores defeituosos lógicos são erros de lógica. Os dados e as informações de correção de erro não estão mais alinhados, muitas vezes por causa de um desligamento incorreto ou de problemas no sistema de arquivos. Às vezes, eles podem ser reparados.

Setores defeituosos físicos significam dano físico no próprio disco. Idade, impacto, calor, desgaste, qualquer um desses fatores. Se você ouvir cliques, rangidos ou bipes estranhos, eu pararia por aí. Eu não executaria ferramentas de reparo em uma unidade fazendo barulho. Nesse ponto, já é caso de laboratório.

Se a unidade ainda aparece no sistema e está apenas apresentando erros ou ficando extremamente lenta, o melhor a fazer é criar uma imagem dela primeiro. Estou falando de uma cópia completa, byte por byte, não de uma cópia normal de arquivos.

Por que eu faria assim:

• As verificações de recuperação exigem muito do disco
  • Unidades com falha muitas vezes morrem no meio da verificação
  • Uma imagem permite que você trabalhe com uma cópia em vez do original
  • Você faz uma única passagem controlada pelo disco em vez de abusá-lo repetidamente

O que funcionou melhor para mim foi criar a imagem em um computador saudável, salvá-la em outra unidade saudável e depois deixar o disco defeituoso de lado.

Uma ferramenta que as pessoas continuam usando para isso é o Disk Drill. O motivo pelo qual ela é mencionada nesse caso é o recurso de backup byte a byte. Ele foi desenvolvido para unidades instáveis, e as versões mais recentes lidam com blocos defeituosos de forma mais inteligente, pulando primeiro as áreas problemáticas e depois tentando novamente com tamanhos de bloco menores. Essa parte importa mais do que a lista bonita de recursos. Se o seu disco estiver falhando, você vai querer menos passagens pesadas.

O processo básico é assim:

O que eu faria

1. Instale o software de recuperação em um bom computador, não no sistema com a unidade com falha.
  2. Conecte a unidade defeituosa e uma unidade saudável separada com espaço livre suficiente para a imagem.
  3. Use o recurso Drive Backup ou de imagem byte a byte.
  4. Quando a imagem terminar, desconecte o disco com falha.
  5. Carregue ou anexe o arquivo de imagem no software.
  6. Analise a imagem, não a unidade original.
  7. Recupere os arquivos para um disco saudável diferente.

Se você recuperar seus arquivos e agora estiver pensando em reutilizar a unidade, eu manteria as expectativas baixas. Você pode tentar etapas de reparo no Windows:

Tentativas de reparo após a recuperação

• Execute chkdsk /r no PowerShell ou no Prompt de Comando
  • Faça uma formatação completa, não uma rápida

Essas etapas dizem ao Windows para testar os setores e marcar as áreas danificadas para que o sistema de arquivos as evite. Às vezes, a unidade continua funcionando de forma precária depois disso. Ainda assim, eu não armazenaria nada importante nela. Assim que setores defeituosos começam a aparecer, eu trato a unidade como se já estivesse com os dias contados.

Alguns sinais de que eu pararia de mexer com software:

• A unidade não é detectada de forma alguma
  • Ela desconecta aleatoriamente
  • Ela faz ruído mecânico
  • A criação da imagem falha quase imediatamente
  • As estatísticas SMART mostram crescimento rápido em setores realocados ou pendentes

Nessa fase, a próxima opção é a recuperação profissional. É caro. Já vi orçamentos de cerca de $500 até $3,000, às vezes mais, dependendo do dano e se peças precisam ser trocadas em um ambiente limpo.

Para o futuro, configure um plano de backup 3-2-1. Três cópias dos seus dados, dois tipos de armazenamento, uma cópia fora do local. Ignorei esse conselho por anos. Então uma unidade começou a fazer cliques e eu parei de discutir com a regra.

Se a unidade estiver fazendo ruídos estranhos, pare de tentar abrir arquivos nela. Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, não continue mexendo nela. Onde eu divirjo um pouco é no CHKDSK. Eu não executaria chkdsk /r logo no início em uma unidade com problema. Ele lê o disco inteiro e grava metadados. Em um HDD fraco, isso às vezes piora as coisas.

Minha ordem seria:

1. Desligue-a.
  2. Verifique o SMART em outro sistema, com uma ferramenta somente leitura, se possível.
  3. Se o SMART mostrar muitos setores pendentes, realocados ou incorrigíveis, trate isso como falha de hardware em estágio terminal.
  4. Se os dados forem importantes, faça um clone primeiro com uma ferramenta voltada para recuperação.
  5. Recupere a partir do clone ou da imagem, não da origem.

O Disk Drill se encaixa aqui porque você pode criar um backup em nível de byte e depois verificar a imagem em busca de fotos e documentos. Isso mantém a unidade com falha fora do processo após a primeira passagem. Salve os arquivos recuperados em um disco diferente, não de volta no defeituoso.

Se o ruído for de cliques ou rangido, pule os testes de software e procure um laboratório. Danos na cabeça de leitura pioram rapidamente.

Para uma discussão sólida sobre recuperação de dados de blocos defeituosos, esta discussão no reddit sobre recuperação de arquivos de setores defeituosos em uma unidade com falha vale a leitura.

Após a recuperação, substitua a unidade. Não confie nela novamente.

Ruídos estranhos mudam o cenário. Setores defeituosos por si só já podem ser uma dor de cabeça de software, mas ruído geralmente significa que a unidade está falhando fisicamente, não apenas que o Windows se confundiu. Então eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @reveurdenuit sobre parar o uso normal, mas eu seria ainda mais conservador em um ponto: não continue reconectando a unidade repetidamente só para ver se funciona agora. É assim que as pessoas transformam uma recuperação parcial em recuperação nenhuma.

O que eu faria primeiro:

• Pare de abrir arquivos nela
  • Não execute desfragmentação
  • Não copie coisas manualmente pasta por pasta
  • Não instale nada nessa unidade
  • Mantenha-a fria e desligada até você estar pronto para uma tentativa de recuperação

Se os dados forem muito valiosos, fotos de família, documentos de trabalho, coisas que você não pode substituir, a opção mais segura sinceramente é um laboratório profissional agora mesmo se ela estiver fazendo cliques ou rangendo. Software é para unidades que estão falhando, mas ainda semi-estáveis. Ruído mecânico é uma fera diferente.

Se você não for usar um laboratório, use outro computador e conecte a unidade apenas pelo tempo necessário para capturar os dados. Eu priorizaria primeiro os arquivos mais importantes se a unidade não for sobreviver a uma imagem completa. Esse é o único ponto em que eu discordo um pouco do pessoal do sempre faça uma imagem primeiro. Em teoria, criar uma imagem é o melhor. Na prática, se a unidade estiver morrendo rápido e você só precisar de uma pasta com fotos insubstituíveis, a triagem pode vencer a perfeição.

Se ela continuar sendo detectada por tempo suficiente, o Disk Drill é uma opção razoável porque pode fazer um backup em nível de byte do disco com falha e depois permitir que você recupere a partir da imagem em vez de forçar o original repetidamente. Essa é a parte que mais importa aqui, não telas de marketing sofisticadas. Salve qualquer coisa recuperada em uma unidade totalmente diferente.

Além disso, verifique a conexão antes de assumir o pior. Um cabo USB ruim, uma case fraca ou um problema de energia podem fazer uma unidade relativamente saudável parecer pior do que realmente está. Não é o mais provável se ela estiver fazendo ruídos, mas vale 2 minutos.

Se você quiser uma explicação simples sobre o fluxo de backup e recuperação do Disk Drill, este vídeo é bom: veja como o Disk Drill lida com a recuperação de unidades com falha

Após a recuperação, aposente a unidade. Não use para arquivos sem importância, não como reserva, aposente-a. Mortos não ficam mais saudáveis.