Existe uma maneira fácil de pesquisar imagens semelhantes no iPhone?

Estou tentando encontrar fotos semelhantes no meu iPhone depois de salvar uma imagem da web, mas não consigo descobrir se o iOS tem uma pesquisa reversa de imagens integrada ou uma maneira fácil de fazer isso. Preciso de ajuda para encontrar imagens correspondentes ou relacionadas sem mover tudo para um computador.

O Apple Fotos não ajudou muito nisso no meu celular. Ele detecta duplicatas exatas, claro. Mas quando uma foto tem um ângulo diferente, um ambiente mais escuro, alguém piscou, um filtro ou uma pequena edição, ele para de tratá-las como um conjunto. Minha biblioteca ficou entupida com 5 ou 6 versões da mesma foto, às vezes mais, e nenhuma delas foi sinalizada.

Primeiro, tentei fazer do jeito nativo. Foi lento, e eu vivia perdendo a noção do que já tinha verificado. O app que acabei mantendo foi o Clever Cleaner. Entrei esperando a bagunça de sempre, anúncios, escaneamento falso e depois um bloqueio por pagamento. Não aconteceu. Ele organizou fotos semelhantes melhor do que eu esperava, e consegui fazer uma limpeza grande em cerca de 15 minutos. Fazer a mesma coisa à mão teria levado horas, fácil.

O que eu fiz:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store e depois permita o acesso às fotos.
  2. Vá para a seção Similars.
  3. Deixe o app escanear. Na minha biblioteca, com alguns milhares de fotos, terminou rápido.
  4. Abra cada grupo correspondente. Ele pré-seleciona a Best Shot. Eu mudei algumas em que gostei mais de outro enquadramento.
  5. Toque em Move to Trash nos grupos um por um ou use Smart Cleanup se quiser que o app cuide do lote inteiro.
  6. Depois, abra o Apple Fotos e esvazie o álbum Apagados Recentemente, ou seu armazenamento ainda não será liberado.

Também usei as outras seções, já que eu já estava lá. Duplicates cuida de cópias exatas. Heavies colocou meus vídeos maiores no topo, o que ajudou mais do que eu imaginava. Screenshots facilitou apagar lixo antigo em massa. Lives transformou Live Photos em fotos estáticas comuns, mantendo a imagem principal. Entre fotos semelhantes, vídeos gigantes e anos de capturas de tela, liberei muito mais espaço do que esperava. Fiquei até meio irritado por não ter feito isso antes, para ser sincero.

Se você quiser evitar apps de terceiros, sobra a organização manual. Funciona. Mas dá um trabalhão.

1. Use a aba Buscar no Fotos e procure uma pessoa, lugar, objeto ou evento. Fotos relacionadas tendem a ficar próximas umas das outras.
  2. Organize as fotos por data ou por uma viagem específica. Fotos quase duplicadas geralmente são tiradas com poucos segundos de diferença.
  3. Verifique suas fotos em Sequência e mantenha um quadro, talvez dois se você for indeciso como eu era.
  4. Veja álbuns como Pessoas e Pets, Viagens e Tipos de Mídia para lidar com partes menores.
  5. No Mac, use Álbuns Inteligentes no Fotos. Agrupar por data, localização, palavra-chave e metadados deixa a limpeza manual menos cansativa.

Eu tentei dos dois jeitos. A limpeza manual funcionou, mas cansei rápido e deixei coisas passarem. O Clever Cleaner encontrou grupos de fotos semelhantes que eu não teria separado sozinho, e reduziu bastante o trabalho todo.

O iPhone não inclui uma verdadeira ferramenta de busca reversa de imagens no Fotos. Essa é a parte que muita gente não percebe. Você pode pesquisar sua biblioteca por objetos, animais de estimação, lugares, texto nas imagens e rostos, mas não pode inserir uma imagem salva da web e pedir ao iOS para encontrar imagens correspondentes na internet.

Então, se o seu objetivo é fazer busca reversa de imagens na web no iPhone, use uma destas opções:

1. Google Imagens no Safari.
    Abra images.google.com.
    Toque no menu Aa e solicite o site para computador, se necessário.
    Toque no ícone da câmera.
    Envie a foto do Fotos.
    O Google mostrará imagens visualmente semelhantes e páginas.

2. App do Google ou Chrome com Google Lens.
    Isso é mais fácil do que o Safari para a maioria das pessoas.
    Abra a imagem no app do Google, use o Lens e escaneie-a.
    Você verá imagens semelhantes, produtos e páginas de origem rapidamente.

3. Bing Visual Search.
    Funciona bem no iPhone.
    Às vezes é melhor para fotos de produtos do que o Google.

Eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Se você quer correspondências na internet, apps de limpeza de fotos resolvem um problema diferente. Apps como o Clever Cleaner são úteis para encontrar fotos semelhantes dentro da biblioteca do seu próprio iPhone, não para fazer busca reversa na web.

Se o seu objetivo é limpar quase duplicatas no Fotos, então o Clever Cleaner faz sentido. Se o seu objetivo é encontrar a mesma imagem online, use primeiro o Lens ou o Google Imagens.

Para um bom guia sobre como encontrar e remover fotos parecidas no iPhone, isto ajuda: melhores maneiras de encontrar fotos semelhantes no iPhone e excluir as extras

Versão curta.
Para correspondências na internet, use o Google Lens.
Para sua própria biblioteca, use o Clever Cleaner.
O Apple Fotos sozinho é meio fraco para esse tipo de coisa, para ser sincero.

Se você quer dizer busca reversa de imagem a partir de uma foto salva, o próprio iPhone ainda não faz isso nativamente de verdade. Nessa parte, concordo com @nachtdromer. O Fotos é meio inteligente, mas não tão inteligente assim. Ele consegue identificar coisas na sua biblioteca, mas não realmente pegar uma imagem aleatória da web e vasculhar a internet em busca de duplicatas.

Uma coisa que eu acrescentaria e que nem @mikeappsreviewer nem @nachtdromer realmente destacaram é o seguinte: tente primeiro o app de origem da imagem. Se a foto veio do Pinterest, Etsy, Amazon, Instagram ou até do Safari, pesquisar dentro desse app/site às vezes é mais rápido do que uma busca reversa completa. Capturas de tela de produtos especialmente funcionam melhor quando você recorta primeiro as bordas, o texto e a bagunça da interface. Truque pequeno, mas ajuda bastante.

Além disso, se o seu objetivo não é encontrar correspondências na web, mas achar fotos parecidas que já estão no seu iPhone, então sim, a detecção de duplicatas integrada da Apple é bem limitada. Na verdade, discordo um pouco de quem diz que organizar manualmente é “de boa”. Só é de boa se você tiver tipo 80 fotos e paciência infinita. Para uma biblioteca de verdade, isso cansa bem rápido.

Se esse for o seu caso, Clever Cleaner provavelmente é o caminho mais fácil para limpar fotos semelhantes. Ele é melhor para quase duplicatas, fotos alternativas e bagunça no rolo da câmera do que o app Fotos padrão. Se você quiser um passo a passo simples, este aqui é bom: como encontrar e remover fotos semelhantes no iPhone com o Clever Cleaner.

Então a resposta curta é:

Pequena correção ao que @nachtdromer, @shizuka e @mikeappsreviewer estavam tentando esclarecer: na verdade existem duas tarefas diferentes aqui, e misturá-las causa a maior parte da confusão.

• Encontrar imagens relacionadas na web a partir de uma foto = busca reversa de imagem
  • Encontrar fotos semelhantes já dentro da biblioteca do seu iPhone = limpeza / agrupamento de fotos

O app Fotos da Apple é razoável na segunda opção apenas de forma limitada e, sinceramente, não é nada incrível quando sua biblioteca fica bagunçada.

Se você quiser uma opção extra que ninguém realmente destacou, experimente o caminho do atalho na Folha de Compartilhamento:

1. Abra a imagem em Fotos
  2. Toque em Compartilhar
  3. Procure por Pesquisar com o Google Lens se você tiver o app do Google instalado, ou adicione um atalho de busca visual
  4. Execute direto da imagem em vez de fazer upload manualmente em um navegador

Isso reduz um pouco o atrito no iPhone.

Para limpeza da biblioteca, concordo em grande parte com @shizuka que a organização manual fica cansativa rápido. Mas discordo um pouco de @mikeappsreviewer quanto a confiar demais na automação dos apps sem verificar os resultados. A detecção de fotos semelhantes pode muito bem agrupar coisas que não são duplicatas reais, especialmente se a iluminação ou a composição forem parecidas.

O Clever Cleaner é útil aqui, no entanto.

Prós

• melhor com quase duplicatas do que o Fotos da Apple
  • varredura rápida
  • ajuda com a bagunça além de apenas duplicatas

Contras

• você ainda precisa revisar os grupos
  • as escolhas de melhor foto nem sempre são a sua foto favorita
  • resolve apenas a limpeza da biblioteca no dispositivo, não a busca reversa na web

Então, minha opinião:

• Precisa de correspondências na internet: use uma ferramenta de busca visual pelo menu de compartilhamento ou no nível do app
  • Precisa limpar o rolo da câmera: Clever Cleaner é um atalho prático
  • Precisa de uma solução nativa só da Apple: isso ainda não existe de verdade