iPhone lento de repente sem motivo - mais alguém?

Meu iPhone ficou muito lento do nada. Os apps demoram uma eternidade para abrir, a rolagem parece travada e até tarefas simples estão atrasadas. Não mudei nada importante, então estou tentando descobrir o que pode causar lentidão repentina no iPhone e como corrigir o problema de desempenho rapidamente.

Se você migrou para o iOS 26 no último dia ou dois, eu ainda não entraria em pânico. Logo depois de uma grande atualização, o telefone começa a devorar uma pilha de tarefas em segundo plano. O meu ficou fazendo reindexação de fotos, reconstrução de bancos de dados de apps e limpeza do sistema por um tempo. Durante essa janela, até as coisas pequenas pareciam estranhas. A digitação travava. A troca entre apps parecia lenta. O telefone ficava mais quente do que o normal.

O que ajudou foi o básico sem graça. Deixei ele na tomada, conectado ao Wi-Fi, e deixei parado durante a noite por algumas noites. No meu telefone, as coisas melhoraram depois de cerca de três dias.

Se já passou de uma semana e ele ainda parece pesado, aí eu começaria a verificar outras causas.

Verifique primeiro o armazenamento livre

Essa parte passa despercebida com frequência. As pessoas procuram o alerta de armazenamento cheio, não veem nada, e assumem que está tudo bem. O iOS funciona melhor quando você mantém uma boa parte do armazenamento livre, algo em torno de 10 a 20 por cento da capacidade total do telefone. Se você ficar abaixo disso, o sistema tem menos espaço para arquivos temporários, dados de inicialização de apps, caches, toda a tralha de que ele precisa para funcionar rápido.

O resultado parece familiar. Os apps engasgam. A rolagem trava. Aparecem falhas aleatórias. O telefone parece cansado.

Fotos e vídeos geralmente são o principal motivo. Limpar isso manualmente é horrível. Eu usei o Clever Cleaner porque reduziu bastante o trabalho chato. A aba Similares agrupou aquelas fotos quase duplicadas que eu nem lembrava de ter tirado. A aba Pesados organizou a mídia do maior arquivo para baixo, então encontrei rapidamente alguns clipes gigantes em 4K e gravações de tela antigas. Ele também mostrava o tamanho dos arquivos das capturas de tela antes de eu removê-las. No meu telefone, liberar alguns GB ajudou com a lentidão mais do que eu esperava. Nada foi enviado para fora do dispositivo, o que eu gostei.

Veja a saúde da bateria

Isso importa mais do que algumas pessoas pensam. Vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o iOS começa a gerenciar o desempenho de forma mais agressiva para evitar desligamentos. Em outras palavras, a CPU fica limitada.

Eu vi isso em um iPhone mais antigo e parecia que eram dois aparelhos diferentes antes e depois da troca da bateria. Se a sua bateria está desgastada, substituí-la muitas vezes faz mais do que ficar mexendo em ajustes por uma hora.

Coisas que valem tentar, em ordem

1. Atualize seus apps

Abra a App Store e toque em Atualizar Tudo. Depois de uma grande versão do iOS, alguns apps se comportam mal até receberem a própria atualização. Já vi um app desatualizado fazer o telefone inteiro parecer pior.

2. Reduza a Atualização em 2º Plano

Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Desative isso para apps que você não precisa que atualizem o dia todo. Apps de notícias, apps de compras, tralha aleatória, escolhas fáceis. Isso deu ao meu telefone um pouco mais de folga.

3. Ative Reduzir Movimento

Vá em Ajustes > Acessibilidade > Movimento e depois ative Reduzir Movimento. Em telefones mais antigos, isso faz a interface parecer mais fluida porque remove alguns efeitos de transição. Você perde um pouco do acabamento visual. Eu não liguei.

4. Verifique o Modo de Pouca Energia

Se você deixa o Modo de Pouca Energia ligado o tempo todo, desligue e teste de novo. Ele economiza bateria reduzindo o desempenho. Útil quando você precisa. Ruim se você esqueceu que ele estava ativado por três dias, o que eu já fiz. duas vezes.

5. Reinicie o telefone

Nada glamouroso, mas ainda funciona. Eu reinicio o meu toda semana mais ou menos. Isso limpa a tralha temporária e dá à memória um recomeço limpo. Correção pequena, mas percebi menos lentidão se acumulando com o tempo.

Se ele ainda estiver arrastado depois de tudo isso

Tente Redefinir Todos os Ajustes.

O caminho é Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone.

Isso não apaga seus apps nem suas fotos. Redefine coisas como ajustes de rede, ajustes de tela, permissões e outras preferências do sistema. Depois de grandes atualizações, algum ajuste estranho ou arquivo de configuração corrompido parece atrapalhar as coisas de vez em quando. Eu faria isso antes de qualquer coisa mais drástica.

Se o telefone ainda estiver lento depois de uma semana inteira, com armazenamento livre suficiente, bateria saudável, apps atualizados e uma redefinição de ajustes, então eu começaria a pensar que o problema está ligado à idade do aparelho ou a um bug na própria versão do iOS.

Tive isso acontecendo sem nenhuma atualização envolvida, então eu olharia para uma coisa que @mikeappsreviewer não destacou muito: superaquecimento e um processo ruim de algum app.

Abra Ajustes, Bateria, depois verifique o uso da bateria por app nas últimas 24 horas. Se um app mostrar muito tempo em segundo plano, apague-o e reinstale-o. Já vi Instagram e Mapas fazerem isso depois de uma atualização com bug. O telefone ficou lento no sistema inteiro até eu remover o app que estava causando o consumo.

Também verifique se o telefone fica quente quando está parado. Se ficar, algo travou. Os iPhones reduzem bastante o desempenho quando a temperatura sobe. O brilho cai, a rolagem fica travando, os apps abrem devagar. Desative o acesso à localização para apps dos quais você não precisa o tempo todo. Ajustes, Privacidade e Segurança, Serviços de Localização. Defina a maioria das coisas como Durante o Uso. Apps de fitness, clima, comida, apps de lojas, eles adoram ficar consultando em segundo plano.

Mais uma coisa: limpe os dados dos sites no Safari. Ajustes, Safari, Apagar Histórico e Dados dos Sites. Se o Safari ou visualizações da web dentro de apps estiverem travando, isso ajuda mais do que as pessoas pensam.

Discordo um pouco sobre esperar tempo demais. Se o seu telefone foi de normal para horrível em um dia, eu tentaria resolver agora, não ficaria esperando uma semana.

Se o armazenamento fizer parte do problema, o Clever Cleaner vale a pena para cortar fotos duplicadas e vídeos grandes rapidamente. Também achei esta análise útil para verificar o que ele faz no iPhone, veja como o Fossbytes testou o Clever Cleaner no iPhone.

Se nada disso mudar alguma coisa, faça backup do telefone e faça uma reinstalação limpa do iOS. É chato, sim. Mas isso corrige lentidões estranhas com mais frequência do que as pessoas querem admitir.

Lentidão repentina sem motivo óbvio é frequentemente uma de duas coisas que as pessoas deixam passar: comportamento ruim da rede celular/Wi‑Fi ou um problema de armazenamento flash/controlador se desgastando e começando a mostrar a idade. @mikeappsreviewer e @caminantenocturno já cobriram as coisas usuais de limpeza/atualização, mas eu também testaria o telefone de uma forma mais controlada.

Primeiro, veja se a lentidão acontece em todo lugar ou só quando os dados estão envolvidos. Ative o Modo Avião e depois abra apps locais como Fotos, Notas, Ajustes e Câmera. Se eles ainda estiverem lentos, não é a sua rede. Se de repente parecerem normais, provavelmente algum app ou serviço está travando ao tentar sincronizar.

Segundo, olhe os logs do Analytics. Ajustes > Privacidade e Segurança > Análise e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir o mesmo nome de app/processo travando repetidamente, isso é uma pista. A maioria das pessoas nunca verifica isso, mas pode revelar o verdadeiro culpado bem rápido.

Terceiro, remova os widgets de que você não precisa por um ou dois dias. Parece bobo, mas já vi widgets de clima, ações e de terceiros causarem consultas constantes em segundo plano e deixarem iPhones mais antigos estranhamente lentos.

Além disso, se o seu armazenamento estiver lotado de fotos/vídeos, eu não classificaria manualmente milhares de itens, a menos que você goste de sofrer. Clever Cleaner é um dos melhores apps de limpeza para iPhone para apagar fotos duplicadas, fotos parecidas e vídeos grandes sem transformar o processo em um projeto de fim de semana. Se você quiser uma explicação melhor de como funciona, esta é uma sólida análise do app Clever Cleaner para iPhone e detalhamento dos recursos.

Um ponto em que eu meio que discordo de esperar: se o telefone está travando bastante e drenando a bateria rápido ao mesmo tempo, eu começaria a investigar imediatamente. Essa combinação geralmente significa um processo travado, não apenas o iOS se ajustando.