Estou tentando limpar o cache do Facebook no meu iPhone para liberar espaço e corrigir alguns problemas de carregamento, mas estou preocupado que isso possa me desconectar ou remover configurações salvas. Alguém já limpou o cache do Facebook no iPhone e pode confirmar o que acontece depois?
Se o Facebook estiver ocupando 10 GB ou 15 GB no seu iPhone, a solução mais rápida geralmente é apagar o app e reinstalá-lo. É irritante, mas é mais ou menos isso que o iOS permite. Diferente do Android, não existe um botão simples de limpar cache do Facebook nos ajustes do iPhone.
Mas você pode tentar primeiro a opção mais leve. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, encontre o Facebook e toque nele. Lá, escolha Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas mantém os dados salvos. Depois que você o reinstalar, parte dos arquivos temporários pode ser apagada, e geralmente você não precisará fazer login de novo porque suas informações de acesso continuam no telefone.
Dito isso, desinstalar o app temporariamente muitas vezes não ajuda muito quando o Facebook já ficou enorme. O verdadeiro vilão do armazenamento geralmente está em Documentos e Dados, onde vídeos em cache, imagens, scripts e outras coisas vão se acumulando enquanto você navega.
Para uma limpeza completa, use Apagar App nessa mesma tela de Armazenamento do iPhone. Isso remove o Facebook e os dados locais dele do seu telefone.
Sim, isso significa que você sairá da conta e precisará entrar novamente depois de baixar o Facebook na App Store. Mas isso não vai apagar sua conta do Facebook, publicações, fotos, amigos, mensagens nem nada parecido. Essas coisas ficam armazenadas nos servidores do Facebook. Você está apenas limpando a cópia local que está no seu iPhone.
Também existe uma pequena opção de limpeza dentro do próprio Facebook. Abra o Facebook e vá em Menu (as três linhas) > Configurações e privacidade > Configurações > Navegador, depois limpe os cookies e o cache do navegador interno do app. Isso pode ajudar um pouco, especialmente se você abre muitos links dentro do Facebook, mas não espere que isso resolva sozinho um app com 15 GB.
A parte frustrante é que isso é temporário. O Facebook vai começar a reconstruir o cache de novo assim que você usar o app. Assista aos Reels por um tempo, role vídeos e fotos, e o número de armazenamento vai subir novamente aos poucos.
Passei por uma fase em que ficava checando constantemente o tamanho dos apps e reinstalando coisas porque achava que o Facebook era o principal motivo de meu iPhone de 128 GB estar sempre com pouco espaço. No fim, olhei com mais atenção e percebi que minha Fototeca era o problema maior. Um monte de fotos parecidas, capturas de tela antigas e alguns vídeos enormes em 4K estavam ocupando muito mais espaço do que eu imaginava.
Foi aí que acabei experimentando o Clever Cleaner. Normalmente fico desconfiado de apps de limpeza porque muitos deles são cheios de anúncios ou empurram assinaturas, mas este é gratuito e não tem bloqueios por pagamento nem anúncios.
Ele não vai limpar o cache do Facebook para você, porque o iOS realmente não permite que apps gerenciem os dados de outro app desse jeito. O que ele faz bem é ajudar a limpar sua fototeca. A aba Heavies mostra suas maiores fotos e vídeos por tamanho de arquivo, então fica fácil identificar o vídeo gigante que está ocupando espaço. A aba Similars encontra grupos de fotos que são basicamente a mesma imagem e permite apagar as extras sem precisar vasculhar tudo manualmente.
Ele também mostra o tamanho exato dos arquivos das capturas de tela, o que é útil porque aquelas capturas aleatórias de vou precisar disso depois acumulam rápido. Outra parte boa é que o processamento acontece no dispositivo, então suas fotos não são enviadas para outro lugar para serem organizadas.
Então, se o Facebook está ocupando 15 GB, apague e reinstale primeiro. Isso vai dar um alívio rápido. Mas, se o seu iPhone continua ficando sem armazenamento, verifique sua fototeca também. Limpar vídeos enormes e fotos duplicadas fez uma diferença muito maior para mim do que ficar limpando cache de app o tempo todo.
Saiba sua senha primeiro. Limpar o cache do navegador no app do Facebook não deve desconectar você do próprio Facebook, mas excluir o aplicativo para limpar a grande parte do armazenamento provavelmente vai, e é aí que as pessoas ficam travadas se dependem do Face ID ou de um login antigo salvo. A maioria das configurações vinculadas à sua conta volta depois que você entra novamente, mas coisas locais como permissões do app, avisos de notificação e talvez alguns rascunhos em cache podem se comportar de forma diferente. Então sim, é seguro para a sua conta, mas não toque em Excluir App até ter verificado seu login, método de 2FA e acesso ao e-mail ou número de telefone da conta.
Se você quer dizer apenas limpar o cache do navegador dentro do app do Facebook, não, isso normalmente não deve desconectar você do Facebook.
Essa configuração serve basicamente para coisas que o navegador interno do Facebook armazena quando você toca em links em publicações, anúncios, anúncios do Marketplace etc. Ela pode remover cookies e páginas da web em cache desses sites. Então você pode acabar desconectado de alguns sites que abriu dentro do Facebook, mas sua sessão real no app do Facebook deve permanecer intacta.
Onde as pessoas se confundem é ao misturar três coisas diferentes:
-
Limpar navegador/cache dentro do Facebook
Esta é a opção de baixo risco. Ela pode corrigir problemas estranhos no carregamento de links ou páginas desatualizadas. Normalmente não libera muito espaço. -
Desinstalar temporariamente o Facebook no Armazenamento do iPhone
Isso remove o app, mas mantém seus documentos e dados. Pode manter você conectado quando reinstalar, mas não é uma limpeza garantida. Se a parte inchada forem dados salvos, desinstalar temporariamente pode deixar a maior parte do lixo para trás. -
Excluir o Facebook completamente
Este é o verdadeiro reset. Remove o app e seus dados locais do telefone. Após reinstalar, espere ter que entrar na conta novamente.
Eu seria mais cauteloso do que dizer “provavelmente não vai desconectar você” se você estiver excluindo o app. Trate uma exclusão completa como algo que vai desconectar você, mesmo que o iOS às vezes lembre partes do seu login por meio do Chaves ou de senhas salvas. Antes de fazer isso, certifique-se de que você realmente consegue entrar de novo sem depender de o app já estar aberto.
Verifique estas coisas primeiro:
- Você sabe a senha do Facebook, ou consegue redefini-la
- Seu e-mail de recuperação ou número de telefone ainda funciona
- Seu método de código de autenticação em dois fatores está disponível
- Você não depende de um número de telefone antigo
- Você tem acesso a qualquer app autenticador, se usar um
Um incômodo menor que as pessoas esquecem: excluir o app pode redefinir permissões locais do app e configurações de conveniência. Talvez você tenha que permitir notificações de novo, permitir acesso às fotos de novo, escolher novamente permissões de câmera/microfone e talvez reconfigurar algumas preferências específicas do dispositivo. Isso não deve remover publicações, fotos, amigos, grupos, mensagens ou configurações da conta armazenadas pelo Facebook, mas as coisas do lado do telefone podem parecer “novas” outra vez.
Se o seu principal problema for carregamento, experimente primeiro o cache do navegador dentro do app, porque é rápido e de baixo risco. Se o seu principal problema for armazenamento, não espere milagres disso. O Facebook pode voltar a ficar enorme porque o app continua armazenando em cache imagens, vídeos, Reels, miniaturas do Marketplace e conteúdo do feed conforme você o usa.
Para armazenamento, eu faria nesta ordem:
Limpe primeiro os dados do navegador do Facebook.
Reinicie o iPhone.
Verifique o tamanho do Facebook em Armazenamento do iPhone.
Se ainda estiver enorme, exclua e reinstale o app.
Depois confira seu login antes de presumir que o trabalho terminou.
Eu não perderia tempo com truques aleatórios de “limpeza de cache” especificamente para o Facebook. O iOS realmente não permite que outro app limpe os dados privados do app do Facebook. Apps de limpeza de fotos podem ajudar com armazenamento geral, mas estão resolvendo um problema diferente. Para o próprio Facebook, uma reinstalação limpa ainda é a ferramenta direta que realmente funciona.