Melhor maneira de comparar duas fotos no iPhone para escolher a melhor?

Tirei várias fotos muito parecidas no meu iPhone e estou tendo dificuldade para descobrir qual delas fica melhor para compartilhar ou guardar. Tentei alternar entre elas no app Fotos, mas é fácil deixar passar pequenas diferenças de nitidez, iluminação e expressões faciais. Existe uma maneira fácil de comparar duas fotos lado a lado no iPhone ou um bom app para isso?

Eu passei pela mesma bagunça. Você tira oito versões do mesmo pôr do sol, ou uma foto em grupo em que uma pessoa estraga cada quadro de um jeito diferente, e aí o app Fotos não te dá uma forma limpa de comparar tudo lado a lado. Então você fica deslizando, tentando lembrar o que mudou entre a foto um e a foto dois. Eu fiz isso por tempo demais. Resultado final: guardei fotos demais, e o armazenamento do meu celular ficou detonado.

Se você quiser ficar com as próprias ferramentas da Apple, existe um caminho nativo, mais ou menos. Ele fica no app Atalhos, não no Fotos, o que ainda parece meio idiota.

Aqui vai a configuração:

1. Abra Atalhos.
  2. Toque no botão de mais.
  3. Adicione a ação ‘Selecionar Fotos’.
  4. Ative ‘Selecionar Várias’.
  5. Adicione ‘Combinar Imagens’.
  6. Escolha o layout horizontal ou vertical.
  7. Adicione ‘Salvar em Fotos’.

Quando você executa isso, escolhe duas imagens e ele salva uma imagem combinada de volta na sua biblioteca. Para um antes e depois, ou um meme rápido, tudo bem. Para organizar um rolo de câmera bagunçado, achei lento e irritante bem rápido.

Evitei apps de limpeza por muito tempo porque a maioria parecia suspeita. Você instala um, ele escaneia de graça, mas no segundo em que tenta apagar qualquer coisa, leva uma cobrança semanal na cara ou uma parede de anúncios. Cansei de desinstalar esse tipo de app.

O único que mantive foi o Clever Cleaner. Encontrei há alguns meses, mais por frustração do que por outra coisa, e ele fez um trabalho melhor do que eu esperava. Sem anúncios. Sem paywall que eu tenha encontrado. Sem aquela falsa configuração gratuita em que a parte útil fica bloqueada.

O que mais ajudou foi a seção Similares. Ela agrupa fotos que são bem parecidas, não só duplicatas exatas. Fotos em sequência, selfies repetidas, dez fotos do gato em que só uma está nítida, ele junta tudo isso. Também marca uma Melhor Foto. Eu não concordava sempre, mas com frequência suficiente, sim, ele acertava. Eu diria que o agrupamento pareceu certo em uns 95 por cento do tempo na minha biblioteca, o que me surpreendeu.

Algumas partes se destacaram:

A visualização de arquivos grandes ajudou mais do que eu achei que ajudaria. Ela organiza a mídia por tamanho, do maior para o menor. Encontrei clipes antigos em 4K parados ali, inclusive um vídeo aleatório de 2 GB que eu tinha esquecido que existia.

Também existe um modo de deslizar. Se você odeia deixar o software escolher por você, essa é a opção mais limpa. Você passa pelas fotos e decide manter ou apagar uma por uma. Usei isso enquanto esperava em filas e eliminei um monte de lixo bem rápido.

Ele também mostra os tamanhos exatos dos arquivos. Capturas de tela, vídeos, tudo. Ver os números reais em MB e GB facilitou decidir o que valia a pena apagar.

Privacidade importava mais para mim do que a parte da limpeza, sinceramente. Pelo que vi, a análise das fotos fica no celular. Nada é enviado para algum servidor. Para fotos pessoais, isso fez muita diferença.

Uma coisinha de que gostei: ele lida bem com as Live Photos. Esses pequenos clipes em movimento ocupam mais espaço do que as pessoas imaginam. Eu tinha uma pilha deles porque sempre esqueço de desativar o recurso. O app remove a parte em movimento e mantém a imagem estática, o que me economizou uma boa parte de armazenamento.

Então, se você precisa de uma imagem lado a lado uma vez só, use o Atalhos. Funciona, mesmo sendo desajeitado. Se você está tentando organizar duplicatas, comparar fotos parecidas e liberar espaço sem perder a cabeça, o Clever Cleaner pareceu a única opção que testei que não desperdiçou meu tempo. Depois da limpeza, ver o armazenamento livre voltar foi booom demais.

A melhor maneira no iPhone, para mim, é ampliar e comparar com um sistema. Se você avalia no olho aleatoriamente, deixa passar coisas.

Use esta checklist em cada foto:

1. Olhos nítidos.
  2. Exposição nos rostos.
  3. Distrações no fundo.
  4. Corte e horizonte reto.
  5. Expressão ou momento.

Abra uma foto e dê zoom nos olhos primeiro. Depois, deslize para a próxima mantendo um nível de zoom parecido. Isso é mais rápido do que verificar o quadro inteiro. Depois disso, afaste o zoom e compare a composição. Eu reduzo as escolhas rapidamente desse jeito.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre lado a lado ser a principal solução. Para escolher a melhor foto, lado a lado ajuda, mas uma revisão sequencial com zoom geralmente mostra melhor borrões e erros de foco no iPhone.

Se você quiser uma comparação visual limpa, este guia para colocar duas fotos lado a lado no iPhone para facilitar a comparação de fotos é sólido.

Se você tem muitas fotos parecidas, o Clever Cleaner faz mais sentido. A classificação Best Shot dele é mais rápida do que fazer esta revisão manual em 40 fotos quase idênticas. Ainda assim, eu confiro novamente a escolha do app antes de apagar, porque às vezes o software deixa passar pequenas coisas estranhas.

Sinceramente, eu não focaria demais na comparação lado a lado como a melhor forma. Ajuda, claro, mas @mikeappsreviewer e @sognonotturno meio que pularam o truque nativo mais simples que funciona melhor para escolher de verdade: use Favoritos como uma lista temporária de finalistas.

O que eu faço:

1. Abra a primeira foto parecida.
  2. Verifique o foco nos olhos/rostos primeiro.
  3. Deslize para a próxima e compare apenas uma coisa de cada vez: nitidez, depois exposição, depois expressão.
  4. Toque no coração da que “talvez seja a melhor”.
  5. Depois de passar por todas, abra seu álbum Favoritos e compare apenas as finalistas.

Isso reduz muito a confusão. O erro que a maioria das pessoas comete é tentar avaliar tudo de uma vez, e seu cérebro meio que derrete rs.

Além disso, use o botão Info. Se uma foto foi tirada com o Modo Noite, Live Photo ou uma exposição mais lenta, isso pode explicar por que ela parece mais suave mesmo se a composição for melhor. É um detalhe pequeno, mas ajuda.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre criar um arquivo de imagem combinado para isso. Parece desajeitado se seu objetivo é só selecionar fotos, não fazer uma colagem. E @sognonotturno tem razão ao dizer que dar zoom importa mais do que as pessoas pensam.

Se você tem muitas fotos quase duplicadas, o Clever Cleaner provavelmente é a opção mais eficiente. Ele pode agrupar fotos parecidas para que você identifique rapidamente a melhor imagem e remova as mais fracas, o que é muito mais útil do que deslizar sem parar. Esta análise explica isso muito bem: veja como o Clever Cleaner ajuda a comparar fotos semelhantes do iPhone mais rápido.

Para apenas 2 fotos, porém, meu voto é: dê zoom, favorite a vencedora, faça a seleção, pronto.

Uma coisa que eu acrescentaria, que @sognonotturno, @jeff e @mikeappsreviewer não enfatizaram muito, é isto: compare no contexto em que você realmente vai usar a foto.

Uma foto que parece a melhor com zoom talvez não seja a melhor para postar. Então meu teste rápido é:

• Veja as duas fotos em tela cheia primeiro
  • Pergunte qual delas funciona melhor em um segundo
  • Depois recorte mentalmente para a miniatura ou o enquadramento do Instagram
  • Só depois disso, dê zoom para verificar a nitidez

Na verdade, discordo um pouco da ideia de que a nitidez deve sempre decidir. Se uma imagem estiver ligeiramente mais suave, mas tiver a melhor expressão, fundo mais limpo ou luz mais forte, normalmente essa é a escolhida.

Outro truque subestimado no iPhone: use a Marcação em uma captura de tela duplicada de cada foto e circule as áreas problemáticas. Parece bobo, mas quando você marca “olhos fechados”, “abajur saindo da cabeça” ou “céu estourado”, a vencedora fica óbvia rapidinho.

Se você estiver fazendo isso em um lote grande, o Clever Cleaner é útil porque agrupa fotos semelhantes e economiza tempo.

Prós:

• agrupamento rápido de fotos parecidas
  • ajuda a destacar a foto com mais chance de ser a melhor
  • bom para lotes grandes, não apenas duas fotos
  • também útil para limpar o armazenamento

Contras:

• as escolhas do app nem sempre são as que você escolheria
  • é melhor se você ainda fizer uma verificação final humana
  • talvez seja exagero se você só comparar 2 fotos de vez em quando

Então, para 2 fotos, eu avaliaria primeiro o impacto da miniatura e depois daria zoom. Para 20+ fotos semelhantes, o Clever Cleaner faz mais sentido.