Tenho testado a ferramenta Clever AI Humanizer para reescrever conteúdo gerado por IA e deixá-lo com um tom mais natural, mas não tenho certeza se ela realmente melhora a legibilidade e passa nos testes de detecção humano/IA. Eu apreciaria muito um feedback sincero de pessoas que já usaram: ela mantém o significado original, evita padrões óbvios de IA e funciona bem para posts de blog, redações ou trabalhos para clientes? Quaisquer prós, contras ou resultados reais ajudariam a decidir se continuo usando ou se procuro alternativas.
Clever AI Humanizer: Minha Experiência Real, Testes e Resultados
Tenho testado todo “humanizador de IA grátis” que encontro, basicamente por autopreservação a essa altura. Alguns são razoáveis, outros são totalmente lixo, e uns poucos tentam surfar no nome de ferramentas conhecidas. Então aqui vai o que aconteceu quando eu sentei e coloquei o Clever AI Humanizer em um teste bem pesado.
Site que usei: Clever AI Humanizer — Best 100% Free Humanizer
Pelo que consegui ver, esse é o site real e o único que vale a pena digitar no navegador.
Sobre a Confusão com o Nome do Site
Algumas pessoas me mandaram mensagem perguntando “qual é a URL verdadeira do Clever AI Humanizer?”, o que achei estranho até começar a ver sites parecidos e anúncios no Google de “humanizers” aleatórios usando as mesmas palavras-chave.
Detalhe importante:
Nas minhas buscas, o Clever AI Humanizer não tem plano premium nenhum, sem níveis pagos, sem assinatura escondida que aparece na fatura do banco três semanas depois. Se você caiu em algum lugar pedindo cartão de crédito usando esse nome, não é essa ferramenta.
Então sim, tem claramente parasita usando a marca pra pegar clique.
Como Eu Testei (IA vs IA)
Quis ver o que acontece quando você vai full robô contra robô, então fiz o seguinte:
- Pedi para o ChatGPT 5.2 escrever um texto completo sobre o Clever AI Humanizer. Sem edição humana. 100% IA.
- Peguei esse texto bruto de IA e joguei no Clever AI Humanizer.
- Escolhi o modo “Simple Academic” na ferramenta.
Por que esse modo? Porque ele fica num meio-termo estranho:
- Um pouco formal, mas não chega a artigo científico
- Estruturado o suficiente pra parecer “sério”
- Ainda assim pensado pra soar natural
Pelo que tenho visto, esse tom meio acadêmico costuma confundir detectores de IA de um jeito bom. Não é engessado a ponto de gritar “texto de modelo”, nem solto demais a ponto de parecer claramente forçado.
Detector de IA 1: ZeroGPT
Primeira parada: ZeroGPT.
Não levo esse detector como verdade absoluta. Ele já classificou a Constituição dos EUA como 100% IA, o que por si só deveria te tirar de qualquer conversa séria. Mas é um dos mais pesquisados e muita gente continua usando, então ainda incluo nos testes.
Resultado pro texto processado pelo Clever:
0% IA.
Então, segundo o ZeroGPT, o texto parecia totalmente humano.
Detector de IA 2: GPTZero
Depois: GPTZero.
Mesmo texto de entrada, mesma saída do Clever, detector diferente.
Resultado:
100% humano, 0% IA.
Então dois dos detectores mais usados basicamente olharam e falaram “é, foi pessoa que escreveu”.
Mas o Texto é Realmente Bom?
Passar em detector é uma coisa. Soar como gente de verdade é outra.
Já vi muito texto “humanizado por IA” que passa liso em detector, mas parece um livro didático bêbado escrito por cinco pessoas que nunca se viram.
Pra checar a qualidade, eu devolvi a saída do Clever pro ChatGPT 5.2 e pedi uma avaliação:
- Gramática: sólida
- Estilo (pro modo Simple Academic): ok, mas não perfeito
- Sugestão: precisa de revisão humana
E, honestamente, faz sentido. Qualquer humanizador de IA que promete “sem necessidade de edição” está vendendo fantasia. Você ainda precisa de:
- Uma passada humana pra clareza
- Ajuste de tom pro seu público
- Checagem de fatos
IA é ponto de partida, não rascunho final.
Testando o “AI Writer” Embutido
O Clever AI Humanizer tem um recurso mais novo acoplado chamado AI Writer:
https://aihumanizer.net/brbr/ai-writer
A maioria dos “humanizers” exige que você:
- Gere o texto em outro lugar (ChatGPT, Claude, etc.)
- Cole esse texto no humanizer
- Reze
Esse aqui consegue escrever e humanizar de uma vez só, o que é raro. Diria que talvez uns 5% dessas ferramentas tentam fazer isso.
Pra esse teste, eu usei:
- Estilo: Casual
- Tópico: humanização de IA, incluindo menção ao Clever AI Humanizer
- Eu coloquei de propósito um erro no prompt só pra ver como ele trataria isso.
Uma coisa de que não gostei:
Pedi 300 palavras e ele simplesmente… fez do jeito dele. Passou do limite.
Se eu peço 300, quero algo bem perto de 300, não um “tamanho baseado em vibração”. Foi o primeiro ponto negativo bem claro.
Detecção de IA no Texto do AI Writer
Depois rodei esse texto do AI Writer em vários detectores:
- GPTZero: 0% IA
- ZeroGPT: 0% IA / 100% humano
- Detector do QuillBot: 13% IA
Esses números são bem fortes, principalmente pra uma ferramenta gratuita.
Depois pedi de novo pro ChatGPT 5.2 avaliar o texto do AI Writer em termos de qualidade. O veredito foi basicamente:
- Parece algo escrito por um humano
- Coerente, bem estruturado e natural o suficiente pro uso normal
Então, nesse sentido, o Clever conseguiu:
- Passar pelos três principais detectores de IA que testei
- E ainda enganar um modelo de última geração fazendo-o dizer que o texto era humano
Comparando com Outros Humanizers
Aqui está como o Clever ficou em relação a outras ferramentas que testei. “Pontuação de detector de IA” aqui é basicamente “o quão IA o texto parece” em média — quanto menor, melhor.
| Ferramenta | Gratuita | Pontuação em detector de IA |
| ⭐ Clever AI Humanizer | Sim | 6% |
| Grammarly AI Humanizer | Sim | 88% |
| UnAIMyText | Sim | 84% |
| Ahrefs AI Humanizer | Sim | 90% |
| Humanizer AI Pro | Limitada | 79% |
| Walter Writes AI | Não | 18% |
| StealthGPT | Não | 14% |
| Undetectable AI | Não | 11% |
| WriteHuman AI | Não | 16% |
| BypassGPT | Limitada | 22% |
Com base nisso, pra uma ferramenta gratuita, o Clever foi melhor do que:
- Grammarly AI Humanizer
- UnAIMyText
- Ahrefs AI Humanizer
- Humanizer AI Pro
E ainda superou algumas opções pagas, como:
- Walter Writes AI
- StealthGPT
- Undetectable AI
- WriteHuman AI
- BypassGPT
Onde Ainda Fica Devendo
Não é uma solução perfeita e milagrosa. Algumas coisas que notei:
-
Controle de contagem de palavras é frouxo
Se eu peço 300, quero ~300. Isso importa pra trabalhos acadêmicos, demandas de clientes, SEO, etc. -
Alguns padrões sutis de IA continuam lá
Mesmo quando detector diz “0% IA”, às vezes ainda existe aquele ritmo típico de modelo. Difícil explicar, mas quem lê muito texto gerado sente. -
Nem sempre preserva a estrutura original
Às vezes muda a ordem das ideias ou reformula mais do que você gostaria. Provavelmente é parte do motivo de pontuar tão bem como “humano”, mas não é ótimo se você precisa de paráfrase bem próxima.
Do lado positivo:
- A gramática é consistentemente forte, tipo nota 8 ou 9 de 10 segundo outras ferramentas e LLMs.
- A leitura é fluida. Nada daquele efeito “vou enfiar sinônimo aleatório aqui”.
- Ele não tenta aquele truque tosco de “vou colocar erro ortográfico de propósito pra parecer humano”.
E ainda bem que não faz isso. Ferramentas que escrevem coisas como “eu tive q fazer isso” só pra enganar detector até podem passar, mas o texto fica parecendo algo digitado às pressas no celular.
O Cenário Maior: Detectores vs Humanizers
Mesmo nas vezes em que consegui um 0 / 0 / 0 limpo nos detectores principais, o texto não virou “escrita melhor” por mágica. Ele só ficou mais difícil das ferramentas classificarem como IA. O padrão por baixo ainda é meio… algorítmico, às vezes.
Esse é o ciclo em que a gente está agora:
- Detectores se adaptam
- Humanizers se adaptam
- Repete
Então é realmente um jogo de gato e rato, sem vencedor permanente.
Então, Vale a Pena Usar o Clever AI Humanizer?
Pra uma ferramenta gratuita:
Sim, é uma das mais fortes que testei até agora.
- Pontuações bem baixas de IA em múltiplos detectores
- Texto legível, com gramática limpa
- Escritor embutido que já gera o texto humanizado
- Sem armadilha de upsell ou assinatura escondida no site principal: Clever AI Humanizer — Best 100% Free Humanizer
Mas nenhuma ferramenta dispensa revisão humana. Pense nele como um filtro, não um ghostwriter.
Links Extras e Coisas do Reddit
Se você quiser se aprofundar em outros humanizers e ver mais prints de detecção, este tópico reúne vários com prova real:
Melhor compilado de humanizers de IA:
Discussão mais focada especificamente no Clever:
Tenho usado o Clever AI Humanizer há algumas semanas junto com outras ferramentas, então aqui vai minha opinião, sem screenshots, só o que realmente importou no uso do dia a dia.
Versão curta: ele ajuda na legibilidade e frequentemente passa em detectores, mas não é um botão mágico de “apertar e virar humano”.
O que eu gosto e que o @mikeappsreviewer não focou tanto:
-
Legibilidade vs. texto com “cara de IA”
-
Quando eu colo a saída bruta do GPT nele e escolho algo como Simple Academic ou Neutral, o resultado fica:
- Com frases mais curtas
- Com menos repetição de frases
- Com menos “Por outro lado / Em conclusão / Além disso” repetidos o tempo todo
Então, do ponto de vista de quem lê, o texto geralmente fica mais fácil de escanear. Parece mais algo que uma pessoa de verdade, minimamente organizada, escreveria.
-
Onde eu discordo um pouco do Mike: eu acho que o “ritmo de IA” diminui um pouco mais do que ele sugere, se você:
- Reduzir o tamanho por conta própria depois
- Tirar pelo menos um parágrafo de enrolação
A saída bruta do Clever ainda tem aquela sensação de “completo demais, redondinho demais”, mas 2–3 minutos de corte resolvem bastante coisa.
-
-
Realidade sobre detecção
Eu testei principalmente em:
- GPTZero
- ZeroGPT
- Alguns detectores “estilo universidade” aleatórios de que amigos me mandaram screenshots
Meu padrão:
- GPT bruto: geralmente 70–95% IA
- Depois do Clever AI Humanizer: normalmente 0–20% IA, às vezes 0% cravado
Mas:
- Textos longos e muito estruturados (redações, relatórios) ainda podem ser marcados. O Clever ajuda muito, mas não te deixa invisível.
- Detectores mudam. Um texto que deu “0% IA” semana passada pode não estar tão seguro no mês que vem. Então não confie em um único teste como prova de nada.
-
Onde ele realmente melhora as coisas
- Conteúdo de blog, e‑mails, descrições de produto:
Funciona muito bem. Fica mais fluido, menos robótico e passou na maioria dos detectores que testei. - Texto técnico:
É misto. Ele mantém o significado quase sempre, mas às vezes simplifica coisas que não deveriam ser simplificadas. Você precisa reler linha por linha. - Textos acadêmicos / redações:
Faz eles parecerem mais humanos, mas professores que realmente leem com atenção ainda percebem quando o raciocínio não é seu. Ele não injeta pensamento original de forma mágica.
- Conteúdo de blog, e‑mails, descrições de produto:
-
Onde me irritou
- Aumentar ou reduzir demais o tamanho:
Se eu colo algo em torno de 800 palavras, às vezes volta com 950 ou 650. Não é inutilizável, mas se você precisa bater um limite rígido de palavras, vai ter que editar na mão mesmo. - Desvio de tom:
Quando eu coloco texto casual ou cheio de opinião, às vezes ele “alisa” a personalidade. Fica com um som mais seguro e neutro. Isso pode ajudar em detector, mas mata sua voz se você não prestar atenção. - Uma ou outra escorregada de sentido:
Algumas vezes ele mudou sutilmente a ênfase dos argumentos. Nada factualmente errado, só… não exatamente o que eu queria dizer. Não dá para pular a re‑leitura.
- Aumentar ou reduzir demais o tamanho:
-
Legibilidade vs. detecção: você meio que tem que escolher
Se eu miro em:
- Máxima chance de ser “indetectável”:
Eu uso o Clever AI Humanizer, depois:- Corto a introdução e a conclusão e reescrevo eu mesmo
- Coloco algumas frases bem “minhas”, até com errinhos pequenos
Isso costuma derrubar bastante as pontuações dos detectores.
- Máxima qualidade de texto:
Eu uso a saída do Clever como base e reescrevo uns 20–30%. O resultado é algo em que eu realmente colocaria meu nome, não só algo que passou num scanner.
- Máxima chance de ser “indetectável”:
-
Regra prática que tirei do uso
- Para legibilidade apenas: Sim, o Clever AI Humanizer ajuda de verdade, especialmente se você está partindo de um texto travado de IA.
- Para paranoia com detector: Ele melhora bastante suas chances, mas não existe garantia, e qualquer um que prometa “100% seguro” está mentindo para você.
- Para qualquer coisa importante com seu nome ou sua nota: Trate o Clever como ferramenta de rascunho, não como escudo.
Se seu teste até agora foi só “rodar o texto no Clever, colar num detector e olhar o número”, tenta isso em vez disso:
- Rode seu texto de IA pelo Clever AI Humanizer.
- Imprima ou pelo menos leia longe da tela por 5 minutos.
- Marque:
- Qualquer frase que você nunca diria de verdade
- Qualquer parágrafo em que você se pega viajando
- Reescreva só essas partes com suas próprias palavras.
Você mantém os benefícios contra detectores e consegue algo que soa muito mais humano do que o GPT bruto ou a saída bruta do Clever.
Então, sim, como ferramenta gratuita, o Clever AI Humanizer vale a pena ter na caixa, especialmente se suas preocupações principais são “isso está menos robótico para ler?” e “pelo menos não estou travando em todo detector básico do planeta”. Só não trate como capa de invisibilidade mágica.
Resposta curta: sim, ajuda, mas só se você usar de forma intencional, não como um botão mágico de consertar IA.
Tenho rodado um setup parecido com o que o @mikeappsreviewer e a @shizuka descreveram, mas me importo menos com prints de detector e mais com o comportamento em fluxos reais de trabalho:
1. Legibilidade no uso real
Onde o Clever AI Humanizer realmente vale a pena pra mim:
- Transformar aquele “GPT corporativo” engessado em algo normal para:
- emails de outreach
- posts de blog básicos
- páginas de FAQ
- Ele reduz aquelas frases longas e enroladas e corta muito do spam de “Além disso / Ademais / Em conclusão”.
- Só em legibilidade, normalmente já é um upgrade em relação ao texto bruto do modelo.
Onde eu discordo um pouco deles: eu não acho que o Clever mata magicamente aquele “cheiro de IA” sozinho. Se eu leio um artigo de 1.000 palavras só com o texto do Clever, ainda dá pra perceber que não foi um humano apenas escrevendo livremente. Fica mais fluido, mas ainda parece arrumadinho demais.
2. Detectores na prática, não na teoria
Eu testo de um jeito menos “laboratório” do que o @mikeappsreviewer. Meu padrão tem sido:
-
Conteúdo longo (1.200+ palavras, com headings estruturados):
- GPT bruto: frequentemente marcado como alta probabilidade de IA em detectores de escola / empresa.
- Depois do Clever: muitas vezes cai para “misto” ou “provavelmente humano”, mas nem sempre vira “0% IA”.
Então ele reduz o risco, não apaga.
-
Conteúdo curto (emails, blurbs, legendas de social):
- O output do Clever quase sempre passa em qualquer detector que jogam em cima.
- Se eu ajusto 2–3 frases no meu próprio tom de voz, nunca vi ser marcado.
Ou seja, ele melhora bastante as suas chances. Quem diz “indetectável garantido” ou está mentindo ou nunca testou direito.
3. Onde ele realmente pisa na bola
Coisas que me irritam:
-
Mudança sutil de sentido
Às vezes ele reformula de um jeito que altera um pouco a ênfase. Se você estiver fazendo algo factual, jurídico ou técnico, tem que ler tudo do início ao fim. Nada de pular. -
Achatamento de tom
Se o seu texto original tem personalidade, o Clever costuma lixar isso até virar um tom de “pessoa segura do LinkedIn”. Isso é ótimo para detectores, ruim se você quer soar como… você. -
Reorganização de estrutura
Às vezes ele rearranja partes mais do que eu gostaria. Isso pode ajudar com detectores, mas atrapalha se você tinha um fluxo muito específico em mente.
4. Como eu uso pra realmente funcionar
Se a sua pergunta é “o Clever AI Humanizer realmente melhora meu texto?”, testa esse padrão em vez de só passar uma vez e torcer:
- Gere com a IA que você já usa.
- Passe no Clever em um modo menos formal do que você acha que precisa.
- Depois:
- Corta um parágrafo de introdução
- Corta um parágrafo de conclusão
- Reescreve de 3 a 5 frases como se estivesse explicando o assunto num chat pra um amigo
- Só depois disso, roda no detector.
Quando faço assim, eu consigo:
- Texto que um humano realmente lê sem ficar entediado.
- Pontuações de detector bem mais baixas do que IA pura ou só Clever.
- Algo que eu não tenho vergonha de assinar.
5. Resposta direta pra sua pergunta
- Legibilidade: Sim, o Clever AI Humanizer costuma melhorar em relação ao output direto de IA, principalmente para conteúdo web geral e emails.
- Detectores: Ele geralmente ajuda a passar ou pelo menos a parecer “misto” em vez de “obviamente IA”, mas não é um escudo e nunca vai ser 100% seguro.
- Esforço necessário: Se você estiver disposto a gastar 3–5 minutos fazendo um passe humano rápido depois do Clever, a combinação é bem sólida. Se você quer “colar → clicar → pronto”, ainda vai ficar com texto que parece de IA pra quem realmente lê.
Se a sua expectativa é “ferramenta gratuita que dá um ponto de partida menos robótico e com mais chance de passar em detectores”, o Clever AI Humanizer é honestamente um dos poucos que vale ter na caixa de ferramentas. Se você espera “apertar um botão e receber um texto garantidamente humano”, vai acabar decepcionado com qualquer ferramenta.
Versão curta: funciona, mas só como uma peça do quebra-cabeça.
Aqui está como eu dividiria o Clever AI Humanizer, sem repetir o que @shizuka, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer já testaram em detalhe.
No que ele realmente é bom
Prós
- Padrões com “cara de IA” bem mais baixos em comparação com a saída direta do modelo, especialmente para:
- posts de blog
- textos de e-mail
- conteúdo básico de SEO
- Legibilidade geralmente maior: menos frases repetitivas, transições mais suaves, menos enrolação formal.
- Vários presets de tom ajudam a puxar o conteúdo mais para “pessoa normal” do que para robô corporativo.
- Não depende de erros falsos de digitação ou de gramática, então o seu texto ainda parece profissional.
- Acesso gratuito torna o uso prático no dia a dia, não só para experimentos pontuais.
Onde ele ainda te complica
Contras
- Desvio de significado: em tópicos precisos (finanças, jurídico, altamente técnico), às vezes suaviza ou muda o tom da nuance. Você não pode pular a leitura manual.
- Achatamento de estilo: se o seu rascunho tem personalidade, o Clever AI Humanizer tende a neutralizar isso. Ótimo para conteúdo genérico, não para uma marca pessoal forte.
- Interferência estrutural: às vezes os parágrafos são reorganizados de um jeito que pode prejudicar um fluxo de argumento planejado com cuidado.
- Ganhos em detectores são inconsistentes para textos muito longos ou muito padronizados, como relatórios de laboratório ou ensaios acadêmicos. Ajuda, mas você ainda pode ser marcado dependendo do verificador.
Como a “sensação” dele se compara ao que outros descreveram
- Aqui eu fico mais perto do @caminantenocturno: ainda sinto o “acabamento limpinho de IA” em textos longos, mesmo depois de passarem pelo Clever AI Humanizer. É melhor do que texto cru de modelo, mas não fica magicamente indistinguível de um humano entediado com prazo estourando.
- Onde eu me distancio um pouco do @mikeappsreviewer é que eu não ficaria obcecado com 0 por cento perfeito em todo detector. Pela minha experiência, uma combinação de:
- Clever AI Humanizer
- algumas reescritas deliberadas de frases no seu próprio tom
- e uma ou duas anedotas pessoais adicionadas
faz mais pela legibilidade e credibilidade do que perseguir pontuações perfeitas.
Se o seu objetivo é “legível + mais seguro para detectores”
Use o Clever AI Humanizer como:
- um des-robotizador para rascunhos de IA, especialmente para conteúdo web e e-mail
- uma primeira passada antes de você injetar o seu próprio tom, exemplos e pequenos ajustes
Se o seu objetivo é “transformar texto puramente de IA em algo completamente indetectável sem mexer em nada”, nenhuma ferramenta, incluindo o Clever AI Humanizer, fará isso de forma confiável.
Então sim, mantenha-o na sua caixa de ferramentas. Só trate como um filtro poderoso, não como um botão de produto final.