Esvaziei acidentalmente uma pasta no meu cartão CompactFlash que tinha fotos importantes, e agora não consigo encontrar os arquivos em lugar nenhum. Parei de usar o cartão CF imediatamente porque espero que os arquivos excluídos ainda possam ser recuperados. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos de um cartão CF após excluir uma pasta sem piorar a situação.
Recuperação de cartão CF, o que eu faria primeiro
Sim, isso é uma droga. Já tive um cartão CF que ficou estranho com arquivos de ensaio nele, e o primeiro erro que as pessoas cometem é usá-lo de novo. Se o seu cartão ainda aparece em um computador, suas chances geralmente são melhores do que parecem no momento.
Primeira regra, pare de gravar no cartão
Quando arquivos somem de um cartão CF, os dados muitas vezes ainda ficam lá por algum tempo. O que desaparece primeiro geralmente é a tabela de arquivos, a parte que sua câmera ou computador usa para encontrar as coisas. Novas fotos ou arquivos copiados começam a sobrescrever dados antigos, e depois que você faz isso, a recuperação piora rápido.
Então, se você se importa com os arquivos:
- Não coloque o cartão de volta na câmera
- Não tire fotos de teste
- Não copie nada para ele
- Não o formate
- Não execute opções de reparo ainda
Verifique o básico antes de entrar em pânico
Eu faria primeiro as verificações chatas porque leitores de cartão falham o tempo todo.
- Tente outra porta USB
- Tente um leitor de cartão CF diferente
- Tente outro computador
- Verifique se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows
- Verifique o Utilitário de Disco no Mac
Às vezes o cartão não abre no Explorador de Arquivos ou no Finder, mas ainda aparece no nível do sistema. Se aparecer, o software de recuperação ainda tem uma chance.
Se o cartão for detectado, escaneie-o
Se o seu computador vê o cartão, eu iria direto para um software de recuperação. Disk Drill é uma opção que as pessoas usam para cartões CF. Ele oferece suporte a formatos comuns de cartão como FAT32 e exFAT, e geralmente encontra fotos, vídeos e arquivos RAW se os dados subjacentes ainda estiverem lá.
O recurso de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Eu gosto de poder verificar se os arquivos encontrados estão intactos antes de salvar um monte de lixo em uma unidade.
O fluxo básico de recuperação
- Remova o cartão CF da câmera.
- Conecte-o ao computador com um leitor de cartão CF adequado.
- Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não no cartão CF.
- Selecione o cartão CF e inicie uma varredura.
- Veja os arquivos encontrados e visualize os importantes.
- Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em uma unidade externa.
Não de volta no mesmo cartão. Nunca de volta no mesmo cartão.
Se o cartão continuar agindo de forma estranha
Essa parte é muito ignorada. Se o cartão desconecta, apresenta erros de leitura, monta e desmonta, ou parece instável, eu pararia de mexer na mídia original e faria primeiro uma imagem de disco.
Isso lhe dá uma cópia completa do cartão, incluindo o espaço onde os dados excluídos ainda podem existir. Você escaneia a cópia, não o original. Movimento mais seguro. Menos desgaste em um cartão que talvez já esteja falhando.
Ferramentas nas quais eu não mexeria primeiro
Eu ficaria longe de:
- CHKDSK
- Primeiros Socorros
- ferramentas de reparo do sistema de arquivos
- qualquer aviso da câmera ou do computador oferecendo para corrigir o cartão
Essas ferramentas têm como objetivo tornar o cartão legível novamente. Parece útil, claro. Mas se seus arquivos importam, elas são o passo dois, não o passo um. Recupere os dados primeiro. Limpe o cartão depois.
Quando o software é a escolha errada
Se o cartão:
- não é detectado em lugar nenhum
- tem pinos tortos
- esquenta
- desconecta repetidamente
- faz o leitor enlouquecer
Eu pararia com as tentativas por software. Leituras repetidas em um cartão com falha não são uma boa ideia. Nesse ponto, uma assistência de recuperação é o caminho mais seguro.
Versão curta
Se o cartão CF ainda aparece, ainda há uma chance razoável de recuperar os arquivos.
- Pare de usar o cartão
- Conecte-o com um leitor
- Escaneie-o com software de recuperação
- Visualize o que encontrar
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar
Se estiver instável, faça uma imagem primeiro. Se estiver morto ou fisicamente danificado, entregue para um profissional. Esse é o caminho que eu seguiria.
Sim, se você esvaziou uma pasta em um cartão CF e parou de usá-lo imediatamente, as chances de recuperação ainda são boas.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare todas as gravações. Mas eu acrescentaria o seguinte. Se a pasta foi excluída de um computador, verifique se o seu app de fotos ou de importação criou uma cópia oculta primeiro. Lightroom, Fotos e até alguns apps de captura conectada deixam pré-visualizações, sidecars ou importações em cache no seu disco. Pesquise no computador por tipos de arquivo como .CR2, .NEF, .ARW, .JPG, .XMP. As pessoas ignoram isso e perdem tempo escaneando o cartão.
Em seguida, veja o espaço livre do cartão. Se o cartão ainda aparecer quase cheio, seus arquivos muitas vezes ainda estão lá e apenas a entrada do diretório sumiu. Se de repente ele mostrar muito espaço livre, a recuperação ainda funciona às vezes, mas a limpeza do sistema de arquivos foi mais completa.
Para recuperação, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos em cartão CompactFlash. Eu faria a varredura por assinatura de arquivo e pelo sistema de arquivos, se ele oferecer ambos. A varredura por assinatura ajuda quando a estrutura de pastas está destruída. A varredura pelo sistema de arquivos ajuda se nomes e datas ainda existirem.
Uma coisa da qual discordo um pouco: eu não gastaria muito tempo trocando leitores e portas se o cartão montar corretamente uma vez. Comece a recuperação enquanto a mídia estiver estável. Aqui, o tempo importa mais do que a perfeição.
Além disso, salve os resultados no seu SSD ou em outra unidade, não de volta no cartão CF. Classifique primeiro pelos arquivos que podem ser visualizados. Recupere primeiro os RAWs e os arquivos finais, depois o restante.
Se você quiser um passo a passo visual, este guia de recuperação de arquivos de cartão CompactFlash para fotos e vídeos excluídos é mais fácil de acompanhar do que adivinhar os menus.
Se as pré-visualizações estiverem em branco ou meio acinzentadas, pare e crie uma imagem do cartão primeiro. Isso geralmente significa problemas de leitura ou sobrescrita parcial.
Sim, muitas vezes é possível recuperar arquivos de um cartão CF depois de esvaziar uma pasta, especialmente porque você parou de usá-lo imediatamente. Essa parte foi inteligente.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas esquecem: verifique se a exclusão aconteceu apenas no cartão ou só na visualização da pasta que você estava usando. Às vezes, câmeras, leitores de cartão ou aplicativos de fotos apresentam falhas e ocultam arquivos em vez de realmente excluí-los. No Windows, ative os arquivos ocultos. No Mac, verifique com um aplicativo diferente do Finder antes de presumir que sumiu.
Além disso, se a pasta foi esvaziada a partir de um computador, verifique a máquina local em busca de sobras de importação automática antes de fazer uma varredura profunda. Não apenas na pasta Imagens mais óbvia. Pesquise pela data em que as fotos foram tiradas, não apenas pelo nome do arquivo. Já vi sessões “excluídas” ainda paradas em pastas temporárias de importação. Meio bobo, mas acontece muito.
Se o cartão CF estiver legível, execute a recuperação o quanto antes. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de cartão CompactFlash porque lida muito bem com fotos excluídas, arquivos RAW e vídeos, e as visualizações ajudam a separar os arquivos reais do lixo. Eu recuperaria primeiro os arquivos mais importantes e depois faria uma segunda passada, se necessário.
Uma pequena discordância em relação ao conselho habitual: não fique obcecado em tentar dez leitores se o cartão já montar uma vez. Se ele estiver visível e estável, inicie a varredura enquanto ainda pode.
Também vale a leitura: Dicas da comunidade no Facebook para recuperação de fotos em cartão CF
Se as fotos recuperadas voltarem corrompidas, meio cinzas ou sem miniaturas, aí sim criar uma imagem do cartão primeiro passa a ser a opção mais inteligente.
Uma coisa que eu faria e que @sognonotturno, @stellacadente e @mikeappsreviewer só mencionaram indiretamente: verificar se a pasta foi esvaziada da estrutura DCIM do cartão, mas os arquivos ainda existem como entradas órfãs na raiz ou em uma cadeia de clusters perdidos. Em cartões CF, especialmente os FAT32, isso acontece com mais frequência do que as pessoas imaginam após exclusões feitas em leitores antigos ou em softwares utilitários de câmera.
Minha pequena discordância: “espaço livre” é um indício, não um veredito confiável. Já vi cartões relatarem muito espaço livre e ainda assim permitirem recuperar a maioria dos RAWs porque apenas os dados de alocação mudaram.
Se o cartão estiver saudável, faça primeiro uma imagem byte a byte e depois analise a imagem com o Disk Drill. Isso reduz o risco e permite tentar novamente com modos de varredura diferentes mais tarde. É uma boa opção se você quiser pré-visualizações e amplo suporte a RAW.
Prós do Disk Drill:
- fácil de usar
- pré-visualiza muitos formatos de foto
- bom para mídia excluída em cartões CF
Contras:
- varreduras profundas podem perder nomes/pastas originais
- os resultados podem incluir arquivos inúteis
- a recuperação completa normalmente exige a versão paga
Se o Disk Drill não encontrar os nomes dos arquivos, isso é normal. Recupere por tipo de arquivo e depois classifique por hora de captura no seu sistema operacional. Além disso, compare os tamanhos dos arquivos recuperados. RAWs muito pequenos geralmente são falsos positivos.