Posso recuperar dados de um pen drive formatado sem backup?

Formatei acidentalmente minha unidade flash USB e perdi arquivos importantes dos quais nunca fiz backup, incluindo documentos de trabalho e fotos pessoais. A unidade ainda está sendo detectada, mas parei de usá-la imediatamente. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar dados de uma unidade flash formatada sem piorar a situação.

Sim, ainda há uma chance, mas só se você parar de mexer no USB agora mesmo. Estou falando sério. No momento em que você continua copiando coisas para ele, os dados antigos começam a ser substituídos. Quando os blocos são sobrescritos, acabou. Aplicativos de recuperação não vão corrigir um armazenamento sobrescrito.

A primeira coisa em que eu pensaria é que tipo de formatação aconteceu. Se a formatação terminou rápido, tipo em alguns segundos, eu apostaria que foi uma Formatação Rápida. Esse é o melhor cenário. Uma formatação rápida geralmente redefine as tabelas do sistema de arquivos e limpa o índice que o Windows usa para rastrear arquivos. Muitos dos dados dos arquivos ainda ficam lá até que novas gravações sejam feitas por cima. Uma formatação completa é mais pesada. Na maioria dos casos, ela grava por todo o armazenamento, então as chances caem bastante.

Se você não tem backup, eu pularia aquelas coisas comuns de prompt de comando que o pessoal costuma recomendar. O mesmo vale para ferramentas aleatórias de reparo. Já vi gente rodar o CHKDSK em unidades assim e piorar a bagunça. Ele foi feito para reparar problemas no sistema de arquivos, não para trazer de volta arquivos de um pendrive formatado.

O que eu faria, passo a passo:

1. Desconecte o USB e pare de usá-lo.
  2. Instale um software de recuperação no disco interno do seu computador, não no pendrive.
  3. Conecte o USB novamente.
  4. Execute uma verificação completa no USB.
  5. Visualize tudo o que a verificação encontrar.
  6. Recupere os arquivos para uma unidade diferente, nunca de volta para o mesmo USB.

Eu tive uma experiência razoavelmente boa com o Disk Drill. É um dos mais fáceis de usar se você nunca fez recuperação de arquivos antes. Eu selecionei o USB, executei o Universal Scan, esperei terminar e depois analisei os resultados. Ele agrupa os arquivos por tipo, o que ajudou quando os nomes dos arquivos tinham sumido. A ferramenta de visualização também me poupou tempo. Se uma foto abria na visualização, ou um documento parecia normal ali, eu geralmente considerava isso um bom sinal.

Uma parte de que gostei mais do que esperava foi a opção de imagem de disco. Se o pendrive estiver se comportando de forma estranha, perdendo a conexão, travando o Explorer ou mostrando erros do Windows, crie uma imagem primeiro, se puder. Depois faça a verificação na imagem em vez de acessar o USB repetidamente. É um caminho mais seguro, com menos desgaste em uma unidade com problema.

Algumas coisas mudam as chances:

1. Você gravou algo novo depois da formatação? Se não, suas chances são melhores.
  2. Você o formatou para o mesmo sistema de arquivos ou mudou? Ambos ainda deixam alguma esperança, embora uma mudança no sistema de arquivos às vezes elimine metadados mais úteis.
  3. O que havia nele? Fotos, documentos e vídeos costumam ser melhor detectados por aplicativos de recuperação comuns do que tipos de arquivo mais incomuns.

Se a verificação encontrar arquivos, mas os nomes parecerem embaralhados, eu ainda não entraria em pânico. Já vi muitos arquivos recuperados voltarem com nomes genéricos ou sem estrutura de pastas. Classificar por data, tamanho ou tipo geralmente ajuda a remontar tudo. É meio irritante, sim, mas normal.

Além disso, não interrompa a verificação antes da hora. Isso pega muita gente. Alguns arquivos aparecem no quinto minuto, então a pessoa para e começa a recuperar. Má ideia. Deixe a verificação completa terminar. Já vi pastas aparecerem bem mais tarde no processo, especialmente em pendrives maiores.

Se a unidade não for detectada de jeito nenhum, continuar desconectando ou o Windows mostrar a capacidade errada, então o problema pode ser mais do que uma formatação. Nesse ponto, eu pararia com as tentativas repetidas de verificação. Armazenamento flash com problema de hardware tende a piorar quando você continua lendo. Se ele permanecer conectado por tempo suficiente, tente criar uma imagem primeiro. Se os arquivos forem muito importantes, fotos de família, documentos de imposto, coisas de trabalho, eu procuraria uma empresa profissional de recuperação.

Então, sim, a recuperação após a formatação muitas vezes é possível sem backup. Os pontos principais são simples. Foi uma formatação rápida? E algo foi gravado na unidade depois disso? Se foi rápida e o USB foi deixado em paz desde então, suas chances ainda são bem decentes. Às vezes você recupera a maior parte. Às vezes tudo, se tiver sorte. deixando o erro de digitação de lado, eu agiria rápido e com cuidado.

Sim, se o USB ainda monta e você parou de usá-lo, suas chances são razoáveis.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal. Não grave nada na unidade. Discordo um pouco sobre a formatação completa, porém. Em sistemas Windows mais novos, uma formatação completa costuma apagar dados suficientes para tornar a recuperação caseira bem menos provável, mas em algumas configurações mais antigas as pessoas ainda recuperam fragmentos. Portanto, nem sempre é zero; depende mais da idade do sistema e da opção de formatação executada.

Algumas verificações são importantes antes de escanear:

1. Verifique no Gerenciamento de Disco. Confirme se a unidade mostra o tamanho correto.
  2. Se pedir para formatar novamente, cancele.
  3. Se a unidade ficar offline, crie primeiro uma imagem byte a byte.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar um pen drive formatado porque lida tanto com verificações do sistema de arquivos quanto com verificações por assinatura em um só lugar. Se os nomes dos arquivos desapareceram, classifique por tipo de arquivo e data de modificação. Fotos costumam ser recuperadas bem. Documentos do Office também, embora às vezes com nomes danificados ou pastas ausentes.

Uma coisa que as pessoas ignoram: teste os arquivos recuperados em lotes. Abra 10 a 20 fotos, alguns documentos, um PDF. Se as visualizações funcionarem, continue. Se tudo voltar corrompido, pare de perder tempo e procure um laboratório profissional.

Além disso, o TRIM é raro em pen drives USB, mas alguns dispositivos removíveis mais novos, semelhantes a SSDs, o suportam. Se o seu dispositivo usava TRIM, as chances de recuperação caem rápido. É por isso que agir rapidamente importa.

Se você quiser um passo a passo simples, este guia de recuperação de pen drive é fácil de seguir:
assista a este guia de recuperação de dados de pen drive USB

Versão curta. Unidade detectada, nenhuma nova gravação, formatação rápida, tipos de arquivo comuns. Esses são os melhores sinais que você tem agora.

Sim, provavelmente. Não é garantido, mas definitivamente não é um caso perdido se o pendrive ainda é detectado e você parou de usá-lo.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas costumam ignorar: às vezes o próprio drive está bem, e o problema real são os novos metadados do sistema de arquivos após a formatação. Nesse caso, a recuperação tem menos a ver com reparar e mais com encontrar rastros brutos dos arquivos mais registros antigos de diretório. Então não perca tempo tentando tornar o USB utilizável novamente primeiro.

O que eu faria de diferente é verificar alguns arquivos recuperados antes de passar horas exportando tudo. Se o Disk Drill mostrar prévias que realmente abrem, isso é um sinal muito melhor do que apenas ver uma lista enorme de nomes de arquivos. Eu recuperaria primeiro as coisas mais importantes: documentos, fotos, qualquer coisa insubstituível. Basicamente, priorize.

Além disso, se isso era um USB pequeno e o Windows o formatou muito rápido, há boas chances de ter sido uma formatação rápida e suas chances são decentes. Se foi uma formatação completa, as chances caem bastante, mas nem sempre a zero como às vezes as pessoas dizem online.

O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque lida muito bem com a recuperação de USB formatado e permite visualizar os resultados antes de restaurar. Só recupere para o seu computador ou outro drive externo, não de volta para o mesmo pendrive. Meio óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.

Se você quiser um passo a passo mais organizado, este guia é útil:
como recuperar arquivos de um pendrive formatado passo a passo

Grande aviso: se os documentos do Office recuperados abrirem em branco, ou se as fotos estiverem metade cinza, isso geralmente significa sobrescrita parcial ou recuperação fragmentada. Nesse ponto, um laboratório profissional pode ser a única opção real. Ainda assim, como o drive é detectado, eu com certeza tentaria a recuperação por software primeiro.

Sim, geralmente é recuperável se tiver sido uma formatação rápida e nada tiver sido gravado depois. Eu discordaria um pouco de um ponto acima: as pessoas focam muito em formatação rápida vs completa, mas em pen drives baratos a qualidade do controlador importa quase tanto quanto isso. Alguns dispositivos retornam resultados confusos mesmo quando os dados tecnicamente ainda estão lá.

Como @sognonotturno, @hoshikuzu e @mikeappsreviewer já cobriram as regras básicas de não gravar nada, eu acrescentaria isto: preste atenção aos tamanhos dos arquivos nos resultados da varredura. Se suas fotos aparecerem como 0 KB ou seus arquivos DOCX estiverem absurdamente pequenos, isso é um mau sinal mesmo que os nomes dos arquivos pareçam normais. As prévias importam mais do que os nomes.

O Disk Drill é uma primeira tentativa razoável aqui.

Prós:

• fácil de escanear pen drives formatados
  • as prévias ajudam a separar arquivos realmente recuperáveis do lixo
  • pode encontrar arquivos tanto por informações do sistema de arquivos quanto por assinaturas brutas

Contras:

• varreduras grandes podem ser lentas
  • nomes de arquivos/pastas recuperados ainda podem ficar confusos
  • se o USB tiver instabilidade de hardware, só o software talvez não consiga salvar você

Mais uma coisa da qual eu discordo um pouco no conselho comum: nem sempre recupere tudo primeiro em um único lote gigante. Puxe primeiro o que for insubstituível, verifique a integridade e depois continue.

Se a unidade começar a desconectar, pare a varredura e considere criar uma imagem ou procurar um laboratório. Se ela permanecer estável, a recuperação por software definitivamente vale a tentativa.