Apaguei acidentalmente fotos importantes do cartão SD da minha câmera Nikon antes de fazer backup delas, e agora estou tentando descobrir a melhor maneira de recuperá-las. As fotos são realmente importantes, e preciso de ajuda com métodos seguros de recuperação de fotos do cartão SD da Nikon que não sobrescrevam os arquivos excluídos.
Fiz isso em um cartão Nikon há algum tempo, e a versão curta é sim, fotos apagadas geralmente podem ser recuperadas.
O que me ajudou foi tratar o cartão como evidência. No segundo em que percebi que os arquivos tinham sumido, parei de fotografar. Nada de foto de teste, nada de fuçar no menu, nada. Na maioria das câmeras, apagar não remove a foto imediatamente. Isso marca o espaço como livre. Seus arquivos antigos muitas vezes ficam ali até que novos dados sejam gravados por cima. Quando você continua fotografando, as chances de recuperação caem rápido.
Tire o cartão SD e conecte-o ao computador com um leitor de cartões. Eu evitaria conectar o corpo da Nikon por USB se você tiver outra opção. Muitas câmeras Nikon aparecem no modo MTP ou PTP, e as ferramentas de recuperação tendem a funcionar melhor quando têm acesso direto ao próprio cartão.
Se você ainda não tiver cópias em outro lugar, o próximo passo é usar um software de recuperação. Já usei alguns, e o Disk Drill foi o menos irritante para mim. Ele leu arquivos NEF e JPEG sem problemas, e eu não precisei me atrapalhar nos menus.
O que eu fiz:
- Instale o Disk Drill no seu computador. Não o coloque no cartão SD.
- Insira o cartão Nikon usando um leitor de cartões.
- Escolha o cartão SD dentro do aplicativo.
- Execute primeiro a Verificação Universal. Para fotos apagadas, é por ela que eu começaria.
- Deixe terminar e depois visualize o que ele encontrou. Se a prévia de uma foto abrir corretamente, normalmente considero isso um bom sinal.
- Recupere tudo para o seu computador ou para outra unidade. Não grave nada de volta no mesmo cartão SD.
Uma coisinha que vale a pena saber. No Windows, o limite de recuperação gratuita é de 100 MB. Não é muito se você fotografou em RAW o dia todo, mas é suficiente para testar se o cartão ainda tem arquivos utilizáveis antes de você gastar dinheiro.
Se você também perdeu vídeo, existe um modo de Recuperação Avançada de Câmera. Eu não começaria por aí. A Verificação Universal é mais rápida e encontrou a maior parte do que eu precisava. Se faltarem clipes depois da primeira passada, aí eu tentaria a varredura específica para câmera.
Arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes feios como file000123.nef. As pastas também podem ter sumido. Eu mesmo vi isso. Nem sempre isso significa que as fotos estão danificadas. Muitas ferramentas recuperam por assinatura de arquivo, então elas puxam primeiro os dados da imagem e a estrutura original de pastas se perde.
A mesma coisa vale para arquivos NEF que parecem quebrados no começo. O Windows tem o hábito de se fazer de bobo com arquivos RAW se o codec ou aplicativo certo estiver faltando. Já tive alguns NEFs que pareciam mortos no Explorer, mas abriram normalmente em um software RAW.
Antes de gastar tempo escaneando, verifique também os lugares chatos:
- Seu computador, se você costuma copiar os cartões depois de cada sessão.
- SnapBridge ou qualquer configuração de sincronização na nuvem que você tenha deixado ativada.
- Unidades externas, pastas de backup antigas, importações aleatórias das quais você esqueceu.
Formatação rápida também nem sempre é o fim. Exclusão acidental e formatação rápida deixam espaço para recuperação em muitos casos. O que importa mais é o que aconteceu depois. Se você encheu o cartão com centenas de fotos novas, partes dos dados antigos muitas vezes já se perderam de vez.
Onde eu pararia de tentar fazer isso por conta própria é em caso de dano físico. Se o cartão estiver rachado, apresentar erros, desconectar ou se o computador não o detectar de jeito nenhum, eu não continuaria forçando. É aí que um serviço de recuperação faz mais sentido. Já vi cartões com falha piorarem depois de tentativas repetidas.
Então, a ordem prática é:
- Pare de usar o cartão.
- Remova-o da câmera.
- Procure primeiro por cópias já existentes.
- Escaneie-o com um software de recuperação, começando pela Verificação Universal.
- Salve os arquivos recuperados em algum lugar que não seja o cartão SD.
Se você só apertou Delete e depois parou de usar o cartão logo em seguida, suas chances geralmente são razoáveis. Não perfeitas. Ainda assim razoáveis.
Sim, se nada foi gravado muitas vezes no cartão desde a exclusão.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse. Primeiro, faça uma imagem completa do cartão SD e depois analise a imagem, não o cartão. Isso é importante se o cartão tiver falhas de leitura ou começar a apresentar defeito. Ferramentas como o Disk Drill oferecem suporte para trabalhar com imagens de disco, e assim você força o cartão apenas uma vez. Para fotos importantes da Nikon, este é o caminho mais seguro.
Eu também não passaria muito tempo navegando pelo cartão no Finder ou no Explorer. Miniaturas, indexação e gravações aleatórias do sistema operacional são raras em mídias SD, mas ainda assim mantenho o manuseio ao mínimo. Use um bloqueador de gravação, se tiver um. A maioria das pessoas não tem, então pelo menos deslize a trava de bloqueio do SD antes de inseri-lo. Não é infalível, mas vale a pena fazer.
Se a sua Nikon fotografou em RAW mais JPEG, verifique os tamanhos dos arquivos após a recuperação. Um NEF íntegro normalmente é muito maior do que o JPEG correspondente. Arquivos NEF muito pequenos geralmente significam sobrescrita parcial.
Se o cartão pedir para ser formatado, pare. Não clique em nada.
O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão SD da Nikon, especialmente para NEF e JPEG. Recupere para o seu computador e organize depois.
Além disso, este tópico é útil para dicas de recuperação de fotos em cartão SD da Nikon e etapas para recuperar imagens apagadas da câmera:
melhores maneiras de recuperar fotos excluídas de um cartão SD
Sim, provavelmente, mas eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: verifique se sua Nikon usa slots duplos ou gravou cópias proxy em algum lugar estranho. Já vi gente entrar em pânico por causa de um cartão SD “apagado” e depois perceber que o segundo cartão ainda tinha backups, ou que a câmera estava configurada para modo overflow/backup e só um cartão foi apagado. Parece óbvio, mas o pânico faz as pessoas deixarem passar coisas óbvias.
Também discordo um pouco de fazer escaneamentos demais logo de cara se as fotos forem realmente insubstituíveis. @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas têm razão sobre parar de usar imediatamente, mas para imagens realmente críticas, a atitude caseira mais segura é uma passagem cuidadosa, não dez aplicativos de recuperação diferentes forçando o cartão. Cada leitura extra em um cartão com problema é uma aposta.
Algumas coisas específicas da Nikon para observar:
- Se você fotografou em NEF + JPEG, recupere ambos, mesmo que os NEFs pareçam ruins no início.
- Se o seu cartão era exFAT e a câmera apresentou falha, às vezes o problema está no sistema de arquivos, não nas fotos.
- Se a câmera disser “o cartão precisa ser formatado”, não aceite esse aviso. Sério, não faça isso.
Se você quiser um guia em linguagem simples sobre como recuperar arquivos de um cartão SD de câmera digital, isso pode ajudar antes de você sair clicando por aí.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha razoável para recuperar fotos de cartão SD da Nikon porque geralmente encontra JPEG, NEF e às vezes clipes de vídeo em uma única passada sem transformar o processo em um circo. Eu recuperaria para o seu computador, verificaria se os arquivos abrem e depois clonaria o cartão para mantê-lo em segurança antes de tentar qualquer outra coisa.
Se o cartão desconectar, ler muito devagar ou fizer seu leitor agir de forma instável, pare com as tentativas caseiras. É aí que os laboratórios de recuperação fazem valer o que cobram.