Posso usar o CCleaner em um iPhone ou ele é só para Windows?

Já usei o CCleaner no meu PC com Windows antes, e agora estou tentando liberar espaço e limpar arquivos inúteis no meu iPhone. Verifiquei a App Store e fiquei em dúvida sobre se o CCleaner realmente funciona no iPhone ou se é principalmente uma ferramenta para Windows. Preciso de ajuda para entender se existe uma versão para iPhone e o que ela realmente pode fazer.
As pessoas chegam ao CCleaner no iPhone esperando uma ferramenta de limpeza. O que encontram parece fraco. Eu testei, fui bombardeado com avisos para fazer upgrade, e a maior parte das coisas úteis estava atrás de paywalls. A varredura de duplicados também pareceu ruim. Agrupou coisas que não deveria. No iPad, fica pior. Ainda não existe um app de tablet adequado. A que eu acabei usando no lugar Acabei usando o Clever Cleaner. Encontrei ele depois de desistir do CCleaner, e continuei vendo o mesmo nome aparecer em discussões de pessoas tentando limpar um iPhone ou iPad sem pagar primeiro. O que me convenceu foi a parte simples. É grátis. Sem anúncios na minha cara. Sem paywall bem na hora em que você está prestes a remover arquivos. Sem armadilha de assinatura antes da ação principal. Para esse tipo de app, isso importa mais do que as pessoas admitem. Onde funcionou melhor para mim A seção Similars fez a maior parte do trabalho pesado. Ela escaneia sua biblioteca de fotos e agrupa imagens que são parecidas o suficiente para serem duplicadas, como fotos em sequência, cinco tentativas da mesma nota fiscal, ou a mesma foto do cachorro com pequenas mudanças de ângulo. Depois marca uma como a Melhor Foto e permite apagar o resto rápido. No meu celular, o agrupamento pareceu sólido. O CCleaner me mostrou correspondências estranhas. Este aqui, na maior parte, não. Depois tem a seção Heavies, que eu não esperava usar muito. Eu estava errado. Ela lista primeiro suas maiores fotos e vídeos, com o tamanho exato do arquivo mostrado para cada item. Abri uma vez e encontrei gravações de tela antigas das quais eu tinha esquecido, algumas com mais de 2 GB cada. O app Fotos padrão não mostra sua biblioteca desse jeito. O CCleaner também não me deu esse tipo de visão clara. A área Screenshots parece sem graça até você usar. Ela mostra o tamanho de cada captura de tela antes de você apagar qualquer coisa. Então você não está limpando às cegas. Você vê o que está ocupando espaço e depois decide. Uma coisa com a qual eu me importava Ele processa as coisas no dispositivo. Minha biblioteca tem fotos pessoais, contas, capturas de tela aleatórias com informações de conta, toda a bagunça de sempre que as pessoas nunca planejam guardar para sempre. Eu não queria que isso fosse para algum servidor remoto para análise. Se você se importa com privacidade nem que seja um pouco, essa parte se destaca. Sobre o iPad Essa foi fácil para mim. O Clever Cleaner tem um app nativo para iPad. Ele se ajusta à tela e parece feito para ela. O CCleaner no iPad parece um app de iPhone esticado em uma tela maior. Se o seu objetivo principal é limpar um iPad, eu pularia o CCleaner rapidinho. Ajuste suas expectativas Nenhum limpador de iPhone mexe nos arquivos do sistema. Nenhum deles limpa livremente os arquivos internos do iOS, apaga o cache do Safari sem restrições ou faz uma limpeza profunda do sistema operacional. A Apple bloqueia o acesso a tudo isso. Então, se você quer apagar fotos, vídeos, capturas de tela e mídias grandes, apps como este ajudam. Se você quer resolver armazenamento além de mídia, vá em Ajustes, depois Geral, depois Armazenamento do iPhone. Com o que eu combinaria Se a limpeza de mídia for só parte da bagunça, eu combinaria o Clever Cleaner com o Easy Cleaner para contatos duplicados e o Cleanfox para limpeza de e-mail. Isso resolveu a maior parte da desordem do meu lado sem pagar por outro app que eu apagaria uma semana depois.
O CCleaner não é exclusivo do Windows, mas no iPhone é uma coisa diferente. No Windows, o CCleaner tem acesso a arquivos temporários, lixo do navegador, itens de inicialização, coisas do registro. No iPhone, a Apple bloqueia os apps de mexerem no lixo do sistema. Então a versão para iPhone do CCleaner não funciona como a de PC. Ela não vai limpar arquivos de cache do iOS nem fazer uma limpeza profunda do armazenamento. O que ele faz no iPhone: - limpeza de fotos - encontrar imagens duplicadas ou semelhantes - limpeza de contatos em alguns casos - dicas de armazenamento O que ele não faz: - limpar o cache do sistema - remover lixo de apps em todo o iOS - limpar dados do Safari fora das próprias configurações da Apple - acelerar o telefone no sentido das ferramentas de PC Então sim, existe um app para iPhone. Não, não é o mesmo CCleaner que você usava no Windows. Concordo em parte com @mikeappsreviewer. As expectativas são o principal problema. As pessoas o instalam esperando um limpador completo de lixo, e o iOS não permite isso. Onde discordo um pouco é que isso não é só um problema do CCleaner. Todo app de limpeza para iPhone bate na mesma barreira. Se o seu objetivo é liberar espaço, foque em: 1. Fotos e vídeos 2. Anexos grandes de mensagens 3. Apps descarregados 4. Mídia baixada do Netflix, Spotify, YouTube, podcasts Se você quer um app de limpeza para mídia, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele combina melhor com a limpeza do iPhone do que a antiga ideia de CCleaner para PC. Além disso, este texto traz uma boa análise do que ele faz no iPhone e no iPad: veja a análise completa do Clever Cleaner para limpeza de armazenamento do iPhone Para a limpeza integrada do iPhone, confira: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone Essa tela mostra: - apps maiores - apps não usados para descarregar - opções de revisão de mensagens - recomendações de armazenamento da Apple Versão curta. O CCleaner para iPhone existe, mas é limitado pelo iOS. Se você esperava a experiência do Windows, vai se decepcionar.
Sim, o CCleaner tem um aplicativo para iPhone, mas **não** é o mesmo tipo de ferramenta que a versão para Windows. Essa é a parte que costuma confundir as pessoas. Em um PC, o CCleaner pode vasculhar arquivos temporários, restos do navegador, itens inúteis de inicialização e outras coisas em nível de sistema. No iPhone, a Apple bloqueia isso com bastante rigor, então o CCleaner só pode fazer tarefas de limpeza mais leves, como ajudar a organizar fotos, talvez duplicadas, e arrumar alguns contatos. Ele não consegue realmente limpar arquivos inúteis no iOS da forma como faz no Windows. Então, se você esperava a experiência clássica do CCleaner para desktop, é, acaba sendo meio decepcionante. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @caminantenocturno nesse ponto, embora eu ache que as pessoas culpam o CCleaner um pouco demais quando o problema maior são apenas as restrições do iOS. Nem sempre o aplicativo é ruim, às vezes é só a Apple dizendo não. Se o seu objetivo principal é liberar armazenamento, os ganhos reais no iPhone normalmente vêm de: - fotos e vídeos - capturas de tela - anexos grandes de mensagens - mídia offline baixada - aplicativos não usados Se você quer um aplicativo especificamente para limpeza de mídia, o **Clever Cleaner** faz mais sentido para muita gente porque é aí que o armazenamento do iPhone normalmente acaba sendo consumido. Além disso, se você quiser comparar opções, este resumo dos melhores aplicativos de limpeza com IA para iPhone para liberar armazenamento vale a pena conferir. Versão curta: **o CCleaner não é só para Windows, mas no iPhone ele é limitado e não limpa lixo do sistema do iOS.** Ele pode ajudar um pouco, só não da forma que você provavelmente espera.
Sim, existe um app do CCleaner para iPhone, mas eu contestaria um pouco a ideia comum de que ele é inútil. @caminantenocturno, @sognonotturno e @mikeappsreviewer têm razão ao dizer que o iOS bloqueia limpezas profundas, mas isso não significa que o app seja falso, apenas limitado. Pense assim: **CCleaner no Windows** - limpeza do sistema - arquivos temporários - lixo do navegador - ajustes de inicialização **CCleaner no iPhone** - organização de fotos - busca de duplicados - alguma limpeza de contatos - sugestões de armazenamento Então, se você quer realmente liberar espaço no iPhone, as melhores ferramentas ainda são a tela de armazenamento da própria Apple, junto com a limpeza de mídia. É aí que apps como **Clever Cleaner** se encaixam melhor. **Vantagens do Clever Cleaner** - melhor para fotos, imagens parecidas, capturas de tela e vídeos pesados - foco simples - mais alinhado com o que os iPhones realmente permitem - útil se o seu problema de armazenamento for principalmente a bagunça no rolo da câmera **Desvantagens do Clever Cleaner** - ainda não pode mexer no cache do sistema nem nos dados internos dos apps - só tem valor de verdade se a mídia for a principal responsável por ocupar seu armazenamento - apps de limpeza às vezes agrupam fotos parecidas em excesso, então você ainda precisa revisar Minha opinião: use o CCleaner apenas se você já gosta da marca. Se você esperava a versão do Windows no iPhone, sem chance. Se você quer uma limpeza prática no iPhone, confira primeiro o Armazenamento do iPhone e depois use algo como o **Clever Cleaner** para remover fotos e vídeos desnecessários.