Precisa de ajuda para encontrar o melhor software para recuperar fotos antigas de família

Perdi acidentalmente uma pasta com fotos antigas da família ao mover arquivos de um disco rígido antigo, e algumas dessas fotos são as únicas cópias que temos. Preciso de orientação sobre o melhor software de recuperação de fotos para restaurar com segurança fotos de família excluídas ou ausentes sem danificar ainda mais a unidade.

Isso já aconteceu comigo mais de uma vez, e ainda é ruim toda vez. Você termina uma sessão, ou descarrega fotos de uma viagem, e então seu cartão SD mostra uma mensagem de formatar esta unidade. Ou você apaga tudo no cartão pela câmera ao tocar em Excluir tudo rápido demais. Eu fiz as duas coisas. Mais de uma vez.

Depois de muita tentativa e erro, parei de tratar backups como alguma resposta mágica. Ferramentas de sincronização também copiam erros. Se os arquivos somem antes do próximo backup rodar, você fica preso a um software de recuperação. Essa é a parte que as pessoas ignoram, mas ela importa quando os arquivos já sumiram agora, não amanhã.

O que eu tentaria primeiro

Se você quer a opção menos dolorosa que eu já usei, comece com Disk Drill. Continuei voltando para ele porque era uma das poucas ferramentas que não transformavam a recuperação em um trabalho paralelo. O layout é simples. Você escaneia, visualiza, recupera. Pronto.

O que me convenceu foi a taxa de sucesso. Nos testes que vi, a recuperação fica em torno de 91%, o que bate com meus próprios resultados melhor do que eu esperava. Perfeito? Não. Ainda assim, melhor do que a maioria.

A parte com que as pessoas que usam câmeras se importam é a recuperação de vídeo. Filmagens de GoPro, DJI, Canon e equipamentos parecidos muitas vezes acabam fragmentadas pelo cartão. Muitos aplicativos recuperam o arquivo, mas aí você abre e ele trava, pula partes ou se recusa a reproduzir. Disk Drill lida melhor com isso porque o modo Advanced Camera Recovery reconstrói esses blocos separados em algo utilizável. Já vi ele recuperar formatos RAW como CR3, NEF e ARW sem muito esforço. Também existe uma cota gratuita de recuperação, então você consegue fazer um teste rápido antes de pagar.

Se seu orçamento é zero

PhotoRec é o que eu ainda mantenho por perto para casos feios. É gratuito. Totalmente de código aberto. Sem limite de recuperação. A desvantagem fica óbvia no segundo em que você abre. Parece antigo, e se ferramentas de linha de comando fazem seus olhos vidrarem, você vai odiá-lo de cara.

O que ele faz bem é ignorar o sistema de arquivos danificado e escanear setores brutos em busca de assinaturas de arquivos. Então, se seu cartão estiver embaralhado, meio corrompido ou ilegível do jeito normal, ele ainda tem uma chance. Já usei em cartões que outras ferramentas mal reconheciam.

O lado ruim é a limpeza depois. Como ele não depende da tabela de arquivos original, você perde nomes e pastas. Você recebe um monte de arquivos com nomes genéricos como f12345.jpg, e depois precisa organizar a bagunça manualmente. O QPhotoRec adiciona uma interface simples, mas ainda parece meio bruto.

Outras ferramentas que usei quando a situação estava estranha

DiskGenius

Esse parece feito para pessoas que se sentem à vontade mexendo em partições e estruturas de disco. Usei quando precisei de mais controle e queria escaneamentos rápidos em cartões cheios de arquivos RAW. Funciona. A interface parece antiga, e não de um jeito charmoso. Se você tiver paciência, ele merece um lugar.

DiskDigger

Só recorro a isso em trabalhos no Android em que um computador não faz parte do plano. Ajuda, com uma ressalva. Em celulares sem root, o que mais vi foram miniaturas, restos de cache e cópias em resolução menor. Se você precisa dos arquivos originais em tamanho completo, controle suas expectativas.

Recuva

Para erros básicos no Windows, isso ainda serve bem. Você apagou uma pasta cinco minutos atrás de uma unidade saudável. Esvaziou a lixeira por engano. Coisas assim. O Recuva é rápido e gratuito, e já tive uma sorte razoável com ele nesses casos simples. Para cartões danificados ou recuperação profunda de fotos, eu passaria para algo mais forte.

A parte que você deve fazer agora mesmo

Pare de usar o cartão. Agora mesmo. Não tire mais fotos nele. Não copie coisas aleatórias para ele. Não fique reconectando para verificar. Cada gravação reduz suas chances porque os dados antigos são sobrescritos.

E quando recuperar os arquivos, salve em outro lugar. Sua área de trabalho, um SSD externo, outro disco interno, tanto faz. Não grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD que você está tentando salvar.

Uma coisinha que fez diferença para mim

Se a origem for um cartão SD, use um leitor de cartões de verdade. Não conecte a câmera por USB esperando o mesmo resultado. Já tive escaneamentos incompletos quando a câmera estava agindo como intermediária. Um leitor dedicado dá ao software de recuperação um acesso melhor ao próprio cartão.

Minha versão curta

Se você quer a melhor chance com o mínimo de complicação, eu começaria com Disk Drill. Se você está sem dinheiro e não se importa de organizar uma saída feia depois, o PhotoRec ainda merece respeito. O Recuva é bom para pequenos erros de exclusão. O DiskGenius ajuda quando você quer mais controle manual. O DiskDigger está lá para casos só de celular, mais ou menos.

Aprendi isso do jeito difícil. O primeiro passo importa mais do que as pessoas pensam. Pare de gravar no cartão, use um leitor, recupere para outra unidade e depois veja o que sobreviveu. Isso me tirou de algumas encrencas feias. Uma delas foi uma sessão inteira de fim de semana, então é, eu não brinco mais com esse tipo de coisa.

Se este fosse um disco rígido antigo, eu trataria isso de forma um pouco diferente do que @mikeappsreviewer fez com cartões SD.

Minha escolha ainda é o Disk Drill para recuperação de fotos em discos antigos. O motivo é simples. Ele lida bem com pastas excluídas e sistemas de arquivos danificados, e a visualização é útil antes de você gastar tempo recuperando gigabytes de lixo. Para fotos de família, a visualização importa. Você quer ver se os arquivos abrem, não recuperar 20.000 JPGs corrompidos.

Algumas outras opções que valem a pena considerar:

1. R-Studio
    Melhor do que muitas ferramentas para consumidor quando a unidade tem setores defeituosos ou danos na partição. É menos amigável, mais técnico, mas já vi recuperar a estrutura de pastas melhor do que o Recuva.

2. UFS Explorer
    Este é sólido se o disco rígido estiver falhando ou se a tabela de partição tiver sido corrompida durante a mudança. Caro, porém.

3. Windows File Recovery
    Gratuito da Microsoft. Só linha de comando. Feio, mas útil para uma tentativa rápida se você excluiu a pasta recentemente e parou de gravar na unidade rapidamente.

Discordo um pouco da ideia de começar sempre com a varredura profunda mais agressiva. Em um disco rígido antigo, uma varredura bruta completa primeiro às vezes deixa você com uma pilha enorme de arquivos renomeados e sem estrutura. Eu começaria com uma varredura normal de arquivos excluídos no Disk Drill ou no R-Studio, depois iria mais a fundo se necessário.

A parte mais importante: pare de usar a unidade de origem. Se ela estiver fazendo barulhos de clique, desconecte-a. Não continue fazendo nova varredura nela dez vezes. O melhor é clonar a unidade primeiro e depois recuperar a partir do clone. Isso já me salvou uma vez com uma antiga unidade WD cheia de fotos de família.

Além disso, este é um bom resumo se você quiser mais opções de recuperação de imagens:
melhor software de recuperação de fotos para imagens apagadas e discos rígidos antigos

Versão curta:
Disk Drill para o começo mais fácil.
R-Studio se a unidade parecer estar em mau estado.
Windows File Recovery se você quer algo gratuito e não se importa com comandos.

E recupere para uma unidade diferente. Não para a mesma. As pessoas ainda fazem isso e isso destrói as recuperações.

Na verdade, eu dividiria isso em duas situações, porque discos rígidos antigos são bem diferentes de cartões SD, mesmo que @mikeappsreviewer e @sterrenkijker já tenham coberto muitas das opções de recuperação mais comuns.

Para um disco rígido envelhecido, minha primeira escolha ainda é o Disk Drill, mas principalmente porque ele equilibra uma varredura simples com uma pré-visualização de fotos realmente útil. Para fotos antigas de família, isso importa mais do que as pessoas admitem. Ver as miniaturas antes da recuperação economiza muito tempo e ajuda você a evitar restaurar uma montanha de lixo corrompido. Se a pasta foi apenas excluída durante a mudança, o Disk Drill geralmente é o lugar menos irritante para começar.

Onde eu meio que discordo um pouco dos dois: eu não continuaria tentando um monte de ferramentas diretamente no disco original com falha se ele for antigo ou estiver apresentando instabilidade. Se o disco estiver lento, desconectando ou fazendo barulhos estranhos, clone-o primeiro com algo como HDDSuperClone ou ddrescue. Esses não são exatamente aplicativos de recuperação de fotos, mas em hardware morrendo eles podem ser mais importantes do que o próprio software de recuperação. O software só pode recuperar o que o disco ainda consegue ler.

Depois disso, eu olharia para:

• GetDataBack
    Old-school, muito bom para recuperar pastas excluídas de discos rígidos, mantendo nomes de arquivos e estrutura melhor do que alguns scanners brutos.

• DMDE
    Mais técnico, mas excelente se você quiser inspecionar o sistema de arquivos e recuperar um diretório excluído sem fazer uma varredura gigante estilo tudo junto. Não é tão amigável para iniciantes, porém.

• Disk Drill
    Melhor ponto de partida se você quiser um software fácil de recuperação de fotos para fotos excluídas de um disco rígido antigo.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique se a pasta perdida foi movida para algum diretório aninhado aleatório em vez de ter sido excluída. Já vi isso acontecer mais de uma vez durante transferências de arquivos bagunçadas.

Se você também estiver lidando com cartões de memória depois, este tópico sobre como recuperar fotos de um cartão microSD não detectado pelo seu laptop vale a pena conferir.

Versão curta:
Disk Drill primeiro para a recuperação mais fácil e pré-visualização.
DMDE ou GetDataBack se você quiser mais controle.
Clone primeiro se o disco parecer instável, porque varreduras repetidas podem piorar uma situação ruim.