Isso já aconteceu comigo e, sim, é uma droga. Um cartão SD dá problema, ou você apaga a pasta errada, ou a câmera de repente diz que o cartão precisa ser formatado. Se o cartão em si não estiver rachado, torto ou morto no nível do hardware, um software de recuperação geralmente é sua melhor chance.
Primeira coisa: pare de gravar qualquer coisa no cartão. Nada de mais fotos. Nada de mais vídeos. Não copie arquivos para ele. Aprendi isso da pior forma anos atrás com um cartão de férias: mais um lote de fotos e parte das coisas antigas se foi para sempre. Dados novos sobrescrevem dados antigos e, depois que isso acontece, acabou.
Segundo: se a sua câmera ou computador mostrar um aviso para formatar, não aceite. Deixe o cartão quieto. Separe-o até você estar pronto para escaneá-lo em um computador com leitor de cartões. Eu não faria a recuperação pela conexão da câmera se tivesse outra opção.
Estas são as ferramentas que eu olharia primeiro:
- Disk Drill. É o que eu indicaria para a maioria das pessoas, principalmente porque é mais fácil de usar e lida bem com recuperação de fotos e vídeos. Você pode visualizar os arquivos antes de pagar, o que já me poupou de perder tempo uma vez, e ele oferece suporte a formatos RAW de câmeras, como CR2, NEF e ARW. A parte de que mais gostei foi o modo Advanced Camera Recovery. Isso importa se os arquivos perdidos forem de uma GoPro, drone, câmera mirrorless ou qualquer outro dispositivo que grave arquivos de vídeo fragmentados. Alguns aplicativos encontram os pedaços, mas devolvem clipes quebrados. Este costuma se sair melhor ao juntar essas partes de volta em algo reproduzível. No Windows, ele também oferece até 100 MB de recuperação gratuita.
- PhotoRec. Sem custo, código aberto, sem limite de recuperação. Funciona. Já usei quando não queria pagar por nada. O porém é que a interface parece antiga e meio bruta, e os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos e sem a estrutura de pastas. Se você recuperar 2.000 imagens, vai passar um bom tempo organizando.
- R-Studio e UFS Explorer. Estas são ferramentas mais sérias. Ferramentas boas também. Eu as usaria se precisasse de controle mais fino ou se o cartão tivesse danos no sistema de arquivos, mas não são o lugar mais amigável para começar se você nunca mexeu com software de recuperação antes.
Se você quiser o caminho menos irritante, eu começaria com o Disk Drill. Em cartões SD, a grande questão é a fragmentação de vídeo. Câmeras e drones dividem os dados de formas bagunçadas, e muitos programas enxergam os pedaços sem reconstruí-los corretamente. Se o seu objetivo é recuperar gravações que você consiga abrir e usar, isso importa mais do que uma tela bonita de resultados da varredura.
Um erro que as pessoas cometem, eu também já fiz isso uma vez, é salvar os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Não faça isso. Salve tudo no drive interno do seu computador ou em outro drive externo. Se você gravar os dados recuperados no cartão original, corre o risco de apagar outros arquivos que ainda estejam lá sem terem sido recuperados.
Se o cartão desconecta aleatoriamente, lê devagar, dá erros ou parece instável, eu faria primeiro uma imagem completa dele e escanearia essa imagem em vez do próprio cartão. Menos desgaste, menos risco. É uma jogada melhor se o cartão parecer estar nas últimas.
Então, sim, vá com calma. Coloque o cartão em um leitor, escaneie, visualize o que aparecer e recupere para outro drive. Já vi cartões se recuperarem de situações piores do que eu esperava, então não desista rápido demais.