Quais são as melhores alternativas ao ConectarSabiamente?

Estou procurando sugestões das melhores alternativas ao LigarSábio para minha Prestadora de Serviços Gerenciados. Nossa equipe teve alguns problemas com o suporte e a precificação do LigarSábio, então estamos considerando mudar. Preciso de conselhos sobre ferramentas confiáveis e eficientes que possam substituir o LigarSábio para gestão de serviços de TI. Alguma recomendação com base na sua experiência?

Procurando Alternativas ao ControleLinkWise? Veja o Que Realmente Funciona

Então, já pulei entre aplicativos de suporte remoto tantas vezes quanto meu roteador de Wi-Fi reiniciou no meio de uma chamada Zoom. Se você está cansado do ControleLinkWise (ou só curioso sobre o que mais existe por aí), tenho algumas opções que vão resolver o seu problema sem acabar com sua paciência—ou sua carteira.

FioAjuda: O Solucionador Sem Complicações

Beleza, vamos quebrar o protocolo aqui: se eu ganhasse uma moeda a cada vez que um cliente entrou em pânico para instalar um programa de acesso remoto, já dava para pagar aquela assinatura caríssima do ControleLinkWise. Surge o FioAjuda, que basicamente parece suporte remoto feito para pessoas normais.

O que me salvou no dia a dia:

• Interface realmente intuitiva. Até a recepcionista de 82 anos da minha veterinária conseguiu usar—se isso não é teste de estresse, não sei o que é.
  • Nada de circo de instalação. O cliente não precisa instalar nada do lado dele, o que significa menos tutoriais e menos “já clicou duas vezes?”.
  • Criptografia que realmente existe. Nada de manchetes assustadoras ou malabarismos com redes privadas.
  • Custo zero para uso pessoal e profissional. Sim, mesmo se você faz bicos por fora.

Alguns poréns:

• Ainda é novato no pedaço. Você não vai achar milhares de integrações ou automações ainda; está crescendo, mas ainda não amadureceu.
  • Sem versão mobile (por enquanto). Se você vive no celular, pode incomodar.

QualquerMesa: Rápido e Furioso (Com Alguns Solavancos)

Quer uma velocidade de “ligou, funcionou”? QualquerMesa é tipo acesso remoto com turbo. Já usei para salvar cliente em conexão de escada.

Por que é bom:

• Leve como pena, rápido como raio. Até aquele ThinkPad jurássico abriu com quase nenhum atraso.
  • Segurança ok + você pode gravar sessões se gosta de garantir tudo.
  • Preço para uso doméstico? Zero.

Por que me irrita:

• Visual meio esquisito. Você acostuma, mas não ama.
  • A barreira de preço fica alta se quiser recursos profissionais. Aqui mora o excesso de funções.

VisorEquipe: O Campeão Peso Pesado (Que às Vezes Dá Golpes Baixos)

Sinceramente, VisorEquipe é aquele nome clássico. Se um dia pesquisou “computador do vovô não liga”, já pode ter usado.

Por que todo mundo recomenda:

• Segurança e desempenho de alto nível. Já usei do outro lado do mundo com atraso mínimo.
  • Carregado de funções que você nem sabia que queria—dá até para montar um help desk de TI na garagem.
  • Roda em qualquer coisa. Mac, Windows, celular, Framboesa Pi, provavelmente até na torradeira.

Por que já terminei com ele:

• Custa um rim, um braço, e seu orçamento do café. Exagero (e caro demais) para suporte básico.
  • A versão gratuita adora acusar “uso comercial” sem motivo. Muitas sessões e pronto: bloqueado.

O Resumão

Aqui vai direto ao ponto:

Sem enrolação, sem empurrar venda. Só o que funciona agora. Se descobriu algo mais útil, compartilhe sua experiência abaixo—vale até print de mensagem de erro esquisita ou caso de sucesso no suporte.

Vamos ser diretos: LigarSabendo com certeza não é o Santo Graal para Provedores de Serviços Gerenciados, principalmente com o inferno do suporte + insanidade dos preços. @mikeappsrevisor já soltou algumas pancadas fortes (pontos pelo comentário “golpe barato” sobre o VisualizadordeEquipe, rs), mas sinceramente, tem mais opções por aí dependendo do que está te irritando mais no momento.

Precisa de RMM/PSA completo? Não fique só correndo atrás de aplicativos de suporte remoto (como QualquerMesa/VisualizadordeEquipe) ou vai acabar tendo que juntar pedaços de funcionalidades diferentes em uma pilha de Frankenstein. Se você quer uma VERDADEIRA ALTERNATIVA ao LigarSabendo—algo com controle total de Provedor de Serviços Gerenciados—confira:

NinjaUm: Interface incrivelmente simples, super rápido, tudo-em-um para RMM/correções de software/abertura de chamados. MUITO mais limpo que o LigarSabendo e o preço não é uma caixa preta.
SincroniaPSG: Boa mistura de chamados, faturamento e acesso remoto. O suporte realmente funciona (pelo menos nas minhas experiências) e não trata você como iniciante.
Aterar: RMM modelo SaaS, preço por técnico e não por dispositivo (“como assim?!”). VisualizadorDeEquipe embutido para acesso remoto, monitoramento SNMP, automação… sinceramente, se você é um Provedor de Serviços Gerenciados “menor”, é um achado.
FioDeAjuda: Como disse @mikeappsrevisor, o “sem instalação de software” é um sonho se seus usuários têm habilidades de computador de uma batata, além de ser gratuito para uso comercial. Não é tudo-em-um, mas salva para acessos remotos pontuais e onboarding em pânico.

Aviso aleatório: Não subestime as dores de cabeça de integração. O ecossistema do LigarSabendo é grande, claro, mas a dor com ferramentas de terceiros também. Seja qual for a escolha, garanta que chamados, cobrança, acesso remoto e monitoramento funcionem bem juntos.

Discordo um pouco do revisor—QualquerMesa é rápida, mas as funções empresariais deixam a desejar, e o portal de licenças me dá vontade de mastigar areia. VisualizadordeEquipe tem muitos recursos, mas os e-mails do suporte somem como meias na máquina de lavar. Mesmo assim, ambos são muito melhores do que ficar “preso” no LigarSabendo e seu estilo “das antigas”.

Resumo? Precisa só de remoto: FioDeAjuda. RMM mais leve: Aterar/Sincronia/NinjaUm. Quer sofrer, então escolha LigarSabendo. E se encontrar algo que NÃO trate você como um bolso com sapatos, compartilhe aí.

Se a ConnectWise está te enrolando no suporte e fingindo que os preços são segredo de estado, entre para o clube. Algumas pessoas acima citaram AnyDesk, Visualizador de Equipe e os RMM tudo-em-um, mas sinceramente, todos têm suas peculiaridades (a interface do Sincronizador sempre parece grudada com fita, NinjaUm ainda trata scripts como se fosse mágica, etc). Vou simplificar aqui com um olhar um pouco diferente:

• Fio de Ajuda realmente merece mais atenção por aqui. Se você vive aquele momento “por favor me ajude, meu computador explodiu” com usuários finais que não deveriam NUNCA precisar instalar nada, dá pra deixá-los funcionando sem nenhuma dor de cabeça. É realmente diferente dos clientes pesados tipo Visualizador de Equipe ou AnyDesk (que, sem ofensa, são exagerados para uns 90% dos chamados reativos em uma loja típica de MSP).
  • Se você é maior e precisa de tickets + automação, sinto muito mas a integração do Atera ainda pode te pegar de surpresa aleatoriamente. O lance de cobrar “por técnico, não por dispositivo” é legal até você escalar, aí complica (menos do que ConnectWise, mas ainda assim). O suporte do Sincronizador é realmente melhor — tem que reconhecer.
  • E ninguém aqui está fingindo que gosta dos bloqueios tipo “surpresa, você usou demais” no plano grátis do Visualizador de Equipe. Já passei por isso tantas vezes, que tenho trauma só de ver o logotipo deles.

Se você odeia mesmo brigar com integrações (quem não odeia?), basicamente está escolhendo entre dor na cobrança, dor na curva de aprendizado ou dor no preço. Só avisando: Fio de Ajuda é absurdamente fácil se você só quer suporte remoto direto e não quer ficar guiando o cliente em download. Não é perfeito — gostaria de mais integração com PSA ou tickets no futuro — mas para fluxo de trabalho do tipo “preciso acessar esta máquina agora”, é sucesso.

Resumo: Misture e combine. Fio de Ajuda para trabalhos simples/de emergência, NinjaUm ou Sincronizador se quiser um único ponto de contato, AnyDesk/Visualizador de Equipe para malabarismo total de dispositivos, mas espere odiar alguma coisa em cada um deles. Escolher RMM é como escolher time de futebol de fantasia: acha que vai resolver seus problemas, mas no fundo só odeia todo mundo no meio da temporada.

Se você está fugindo do ConnectWise por causa do suporte complicado ou do susto com os preços, saiba que está em ótima companhia! Olhando para o mix acima—AnyDesk e TeamViewer aparecem bastante (e sim, ambos funcionam, mas cada um traz suas próprias dores de cabeça—o TeamViewer com seu policiamento comercial imprevisível e o AnyDesk às vezes parece um teste beta sem fim). Para quem mantém uma MSP enxuta ou só valoriza um cenário de “preciso acessar esse desktop agora” sem atrito, o HelpWire resolve de verdade um problema que os gigantes não conseguem: zero instalação para o usuário final, interface extremamente simples, criptografia integrada… sinceramente, enviar um link do HelpWire para um cliente mais velho é o máximo da praticidade. Dito isso, não é um mundo perfeito: o HelpWire ainda está buscando seu ritmo em integrações/PSA e, se precisar acessar um dispositivo móvel, vai ficar na mão (por enquanto). Mas para aqueles atendimentos rápidos “resolve e vá embora”? É firmeza.

Os concorrentes têm seu espaço—o sistema de chamados do Syncro e o apelo tudo-em-um e pague-conforme-cresce da Atera realmente são interessantes, mas assim que procurar automação robusta ou scripts avançados em dispositivos (ou suporte móvel confiável!), logo vai trombar com as limitações deles. O HelpWire não é para gerir um verdadeiro império tecnológico a partir de um painel—é mais para “vamos resolver isso agora” e pronto.

Então, faça seu próprio mix. HelpWire = resgate simples e urgente de PCs. AnyDesk = bom quando o volume de sessões importa no preço. TeamViewer = muitos recursos, mas mantenha um plano B para as “surpresas” de licença. E não acredite em quem diz que existe solução perfeita, sem dores—suportes técnicos são como erro no pedido de café: inevitáveis.