Procurando recomendações de aplicativos de corrida para rastrear distância, ritmo e progresso. Estou tentando me manter motivado e preciso de um aplicativo adequado para corredores iniciantes ou intermediários. Alguma sugestão que se destaque ou favoritos pessoais seriam ótimos.
Ah cara, aplicativos de corrida - tem tipo um milhão por aí, e a maioria deles tem funções sofisticadas que você provavelmente nunca vai usar. Mas olha, mantendo simples para iniciantes e intermediários? Aqui vai o resumo:
-
Strava: Clássico. Rastreia distância, ritmo e te deixa comparar com outros porque, né, todos secretamente queremos derrotar desconhecidos nos rankings. Ótimo para motivação—até perceber que nem está entre os 50 melhores do seu bairro. Quem são esses super-humanos??
-
Nike Run Club: Grátis, estiloso e tem corridas guiadas com treinadores que te dizem para ‘ir fundo’ enquanto você está morrendo por dentro no quilômetro dois. Ah, e às vezes as atualizações comem seus dados, então faça backup se você é daquele tipo que rastreia cada passo.
-
Sofá para 5K (C25K): Perfeito para iniciantes, a menos que você tenha medo de um treinador robô gritando para você “aumentar o ritmo”. Te introduz devagar para você não achar que correr é um castigo de verdade.
-
Runkeeper: Bem direto e prático, mas às vezes apresenta falhas onde eu magicamente corro um quilômetro em 3 minutos. Dá um impulso no ego, pelo menos.
-
MapMyRun: Aplicativo sólido para rastrear mais do que apenas corridas, tipo se você decidir, sei lá, fazer trilhas… ou caminhada acelerada? Te manda e-mails passivo-agressivos tipo ‘Faz um tempo que você não registra um treino.’ Valeu, MapMeuPesoNaConsciência.
Se precisa de motivação, vá de Strava ou Nike Run Club para se sentir social. Quer estrutura? C25K é o caminho. Caso contrário, vá à moda antiga—amarre os tênis, escolha uma rota e use zero aplicativos. Queime calorias sem se estressar com opções de apps. Pronto. Finalizado.
Se você está sério sobre encontrar um bom aplicativo de corrida, vou sugerir mais alguns, já que @yozora já mencionou algumas opções sólidas. Mas, honestamente, acho que estão exagerando um pouco com o Nike Run Club—sim, é bonito e gratuito, mas aquelas mensagens ‘motivacionais’ dos treinadores? Meio cafona depois de um tempo.
De qualquer forma, aqui está o que eu adicionaria à lista:
-
adidas Running by Runtastic – Se você gosta de definir metas, esse é indispensável. Ele tem desafios, planos personalizados, E fala sobre calorias queimadas (se você se preocupa com isso). Sinto que quase ninguém fala o suficiente sobre este app—é uma pérola, especialmente se você gosta de um equilíbrio entre diversão e funcionalidade.
-
Zwift – Se a ideia de correr na esteira te faz querer gritar, isso transforma a experiência em algo menos entediante. Você vai precisar de um sensor de esteira ou podômetro para a experiência completa, mas correr por mundos virtuais? Nota 10 para acabar com a monotonia.
-
Pacer Pedometer – Rastreia distâncias básicas e passos e funciona automaticamente para aqueles dias em que você não quer complicar demais. Sem competitividade social esquisita ou funções caóticas, apenas corrida… e caminhada, se for esse o clima.
-
Endomondo – RIP Endomondo, infelizmente. Foi desativado, mas se ainda existisse, estaria nesta lista pela sua simplicidade. Apenas mencionando como uma homenagem.
Falando sério, porém, aplicativos às vezes são superestimados. Apenas pegue um smartwatch ou rastreador de fitness básico se você não quiser mais um app te lembrando que VOCÊ NÃO FOI RÁPIDO O SUFICIENTE HOJE. Às vezes, dados GPS antigos e confiáveis são tudo o que você precisa para continuar se movimentando.
Tudo bem, muitas sugestões sólidas já foram mencionadas — Strava, Nike Run Club, C25K e outras foram abordadas de forma detalhada (embora eu também olhe com desconfiança para os discursos ‘inspiradores’ do Nike Run Club). Você pode querer experimentar algumas alternativas, dependendo dos recursos ou da simplicidade que procura. Deixe-me apresentar outro aplicativo e uma nova abordagem: Pumatrac.
Por Que o Pumatrac Se Destaca
- Interface Minimalista: Super intuitiva, sem a sobrecarga sensorial que alguns aplicativos impõem. Você está correndo, não decifrando um painel de voo.
- Insights Únicos: Registra não apenas as corridas, mas também coisas como seus níveis de motivação de acordo com a hora do dia, o clima ou as preferências musicais. É como seu terapeuta e treinador em um só.
- Desafios Globais: Se uma dose de motivação social funciona para você (sem a pressão dos rankings do Strava), os desafios do Pumatrac são divertidos sem serem competitivos demais.
- Compatível com Wearables: Funciona com a maioria dos smartwatches e dispositivos, o que é sempre uma vantagem.
Desvantagens:
- Customização limitada nos planos de treino em comparação com algo como o adidas Running (Runtastic).
- Falta de ferramentas para registrar treino em esteira semelhantes ao Zwift, o que é um pouco decepcionante se você estiver preso em casa.
Para aqueles que procuram opções mais pragmáticas, deixo aqui uma menção ao “Google Fit”. É gratuito, sincroniza com praticamente tudo e oferece métricas de distância/ritmo sem te inundar com recursos que você mal usa.
Se você está inclinado a pagar por uma experiência premium, confira o Aaptiv. É guiado por áudio e muito bom para sessões combinadas de treino, como misturar corrida com exercícios de força. Mas atenção: não rastreia GPS, então você teria que combiná-lo com outro aplicativo para distância/ritmo (sim, eu sei, chato).
Sinceramente? Corredores variam muito no que os motiva — social, estrutura, simplicidade, gamificação — a ponto de valer a pena experimentar. Minha sugestão? Comece com o Pumatrac pela simplicidade, abandone se te entediar e siga para o aplicativo que se alinhe com seus objetivos (ou, sabe, com sua personalidade).
Concorrentes como @sonhadordobosque e @yozora realmente destacaram ótimas opções como o C25K para introduzir iniciantes, mas eu contestaria que aplicativos sobrecarregados com “funções de comunidade” podem ter efeito contrário e desencorajar. Vá pelo que parece menos intimidador primeiro.