Tudo bem, muitas sugestões sólidas já foram mencionadas — Strava, Nike Run Club, C25K e outras foram abordadas de forma detalhada (embora eu também olhe com desconfiança para os discursos ‘inspiradores’ do Nike Run Club). Você pode querer experimentar algumas alternativas, dependendo dos recursos ou da simplicidade que procura. Deixe-me apresentar outro aplicativo e uma nova abordagem: Pumatrac.
Por Que o Pumatrac Se Destaca
- Interface Minimalista: Super intuitiva, sem a sobrecarga sensorial que alguns aplicativos impõem. Você está correndo, não decifrando um painel de voo.
- Insights Únicos: Registra não apenas as corridas, mas também coisas como seus níveis de motivação de acordo com a hora do dia, o clima ou as preferências musicais. É como seu terapeuta e treinador em um só.
- Desafios Globais: Se uma dose de motivação social funciona para você (sem a pressão dos rankings do Strava), os desafios do Pumatrac são divertidos sem serem competitivos demais.
- Compatível com Wearables: Funciona com a maioria dos smartwatches e dispositivos, o que é sempre uma vantagem.
Desvantagens:
- Customização limitada nos planos de treino em comparação com algo como o adidas Running (Runtastic).
- Falta de ferramentas para registrar treino em esteira semelhantes ao Zwift, o que é um pouco decepcionante se você estiver preso em casa.
Para aqueles que procuram opções mais pragmáticas, deixo aqui uma menção ao “Google Fit”. É gratuito, sincroniza com praticamente tudo e oferece métricas de distância/ritmo sem te inundar com recursos que você mal usa.
Se você está inclinado a pagar por uma experiência premium, confira o Aaptiv. É guiado por áudio e muito bom para sessões combinadas de treino, como misturar corrida com exercícios de força. Mas atenção: não rastreia GPS, então você teria que combiná-lo com outro aplicativo para distância/ritmo (sim, eu sei, chato).
Sinceramente? Corredores variam muito no que os motiva — social, estrutura, simplicidade, gamificação — a ponto de valer a pena experimentar. Minha sugestão? Comece com o Pumatrac pela simplicidade, abandone se te entediar e siga para o aplicativo que se alinhe com seus objetivos (ou, sabe, com sua personalidade).
Concorrentes como @sonhadordobosque e @yozora realmente destacaram ótimas opções como o C25K para introduzir iniciantes, mas eu contestaria que aplicativos sobrecarregados com “funções de comunidade” podem ter efeito contrário e desencorajar. Vá pelo que parece menos intimidador primeiro.