Qual é a melhor ferramenta para recuperação de dados HFS?

Meu disco HFS do Mac de repente não monta após uma falha, e o Utilitário de Disco não consegue repará-lo. Preciso recuperar arquivos importantes sem piorar o dano. Qual software de recuperação de dados HFS é seguro e confiável para esta situação?

A primeira coisa que eu faria seria parar de usar essa unidade HFS imediatamente. Não copie nada para ela, não a reformate novamente e não execute ferramentas aleatórias de reparo só para ver o que acontece. Arquivos excluídos ou formatados ainda podem estar na unidade, mas novos dados podem sobrescrevê-los.

Primeiro, verificações rápidas: olhe na Lixeira se isso foi uma exclusão normal e verifique o Time Machine se você tinha os backups ativados. Se isso não ajudar, eu iria direto para um software de recuperação.

Eu usei o Disk Drill em uma unidade externa antiga de Mac depois de excluir um monte de arquivos por engano. Ele lidou bem com HFS/HFS+, e o processo não foi difícil de seguir:

1. Instale o Disk Drill.
  2. Escolha a unidade HFS/HFS+.
  3. Clique em Buscar dados perdidos.
  4. Para uma unidade externa, deixe em Verificação universal para que ele possa tentar todos os métodos de recuperação disponíveis.
  5. Quando a verificação terminar, abra Revisar itens encontrados.
  6. Visualize qualquer coisa importante antes de recuperar.
  7. Selecione os arquivos que deseja e clique em Recuperar.
  8. Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente, não de volta na mesma unidade HFS.

Se a unidade foi formatada, ainda pode ser recuperável. Uma formatação rápida geralmente apaga os registros do sistema de arquivos, não necessariamente todos os bits dos dados reais do arquivo imediatamente. O porém é que, quanto mais você gravar na unidade depois disso, piores ficam as suas chances.

Para um disco rígido externo que está apresentando falhas, eu teria mais cuidado. Se ele desconecta, apresenta erros de leitura ou parece inconsistente, faça primeiro uma imagem de disco se a sua ferramenta de recuperação oferecer suporte a isso. Depois, examine a imagem em vez de forçar a unidade física repetidamente.

Em algum momento, a recuperação por conta própria deixa de ser a decisão mais inteligente. Se a unidade não aparecer no Utilitário de Disco, fizer sons de clique ou de raspagem, perder a conexão constantemente, ou se a verificação não puder ser concluída por causa de erros graves de leitura, eu procuraria um serviço profissional de recuperação. O software pode ajudar com arquivos excluídos e alguns casos de formatação, mas não vai consertar uma unidade que está falhando fisicamente.

A desvantagem oculta da recuperação HFS é que uma varredura bem-sucedida ainda pode resultar em uma pilha bagunçada de arquivos com nomes ou pastas ausentes, especialmente se o catálogo estiver danificado. Portanto, eu não julgaria a melhor ferramenta apenas pela quantidade de arquivos que ela encontra. Eu usaria algo como o Disk Drill somente depois de clonar/criar uma imagem da unidade, se o disco parecer instável, depois recuperaria para um disco separado e verificaria algumas prévias antes de pagar ou se comprometer com uma grande restauração. Se os arquivos forem críticos para o negócio e a unidade tiver sofrido uma falha grave em vez de apenas corrupção de diretório, pule as tentativas de reparo e procure um laboratório. O software é adequado para danos lógicos em HFS, mas pode fazer uma unidade morrendo gastar suas últimas horas fazendo o trabalho errado.

Importa saber se o volume HFS estava criptografado, porque um software de recuperação é bem menos útil se ele só consegue ver dados bloqueados ou embaralhados. Eu verificaria primeiro se a unidade física ainda aparece no Utilitário de Disco/Informações do Sistema, depois criaria uma imagem e faria a varredura nela. O Disk Drill é uma escolha razoável e fácil com interface gráfica para HFS/HFS+ se você recuperar para outro disco, mas não use os recursos de reparo/gravação de nenhum aplicativo no original. Se a estrutura de pastas é o principal com que você se importa, visualize a árvore recuperada antes de pagar, porque a extração bruta de arquivos pode encontrar toneladas de arquivos e ainda assim perder nomes e pastas.