Estou explorando modelagem 3D para um projeto e preciso de orientação sobre o melhor software para iniciantes ou profissionais. Quais ferramentas oferecem ótimos recursos e funcionalidades para diversas necessidades? Eu agradeceria qualquer recomendação ou experiência compartilhada para me ajudar a decidir.
Tudo bem, aqui vamos nós. Se você está apenas começando, Blender é sem dúvida a melhor opção. É gratuito (tipo… realmente gratuito, sem aquele papo de ‘teste de 7 dias’), de código aberto e cheio de recursos que rivalizam até com os grandes softwares pagos. Há uma curva de aprendizado, claro—tipo, você provavelmente vai odiar na primeira semana—mas insista e você vai entender por que as pessoas falam tão bem dele.
Agora, se você é profissional ou tem dinheiro sobrando, Maya e 3ds Max (ambos da Autodesk) são como as lendas do software 3D. Ótimos para animação, modelagem e quase tudo mais, mas também ótimos em sugar dinheiro da sua carteira. Sério, entretanto, suas ferramentas são incríveis, especialmente para trabalhos de personagens ou projetos em grande escala.
Para modelagem de superfícies duras (como arquitetura, coisas mecânicas), confira Rhino ou Fusion 360. Engenheiros e fãs de CAD adoram esses para designs precisos. Para jogos e renderização em tempo real? Experimente o ZBrush se você gosta de esculpir criaturas estranhas, ou o Cinema 4D se a animação gráfica estiver chamando seu nome.
Mas se você realmente está perguntando “qual é O MELHOR,” apenas admita que quer um botão fácil. Spoiler: ele não existe. O melhor software é aquele que você está disposto a aprender e (pasme) se esforçar. Blender é um ótimo primeiro passo, então comece por aí.
Blender é ótimo, com certeza, mas chamá-lo de software definitivo para iniciantes? Ehh, discutível. É gratuito, poderoso e de código aberto, sem dúvida, mas amigável para usuários? Nem tanto. Blender parece como entrar na cabine de um foguete quando tudo o que você quer é descobrir como andar de bicicleta. É sólido uma vez que você domina suas peculiaridades, mas os primeiros dias podem parecer como beber água de uma mangueira de incêndio.
Se eu tivesse que sugerir uma opção realmente amigável para iniciantes, eu colocaria o SketchUp na mistura. É intuitivo, simples de arrastar e soltar, e perfeito para modelagem arquitetônica ou designs rápidos. Não é tão versátil quanto o Blender ou Maya, mas é direto—e para um total novato, isso vale ouro.
Em outra nota: Maya e 3ds Max, como mencionado por @sterrenkijker, são monstros na indústria, mas não são nada baratos. ZBrush é imbatível em escultura, sem dúvidas, mas não podemos esquecer do Substance Painter se você curte texturização. Ele combina maravilhosamente com outros softwares de modelagem e torna a criação de materiais realistas muito menos dolorosa.
Vamos ser reais também—algumas dessas ferramentas dependem do seu projeto. Se você está mergulhando em design de jogos, Unreal Engine ou Unity podem entrar no jogo também. Eles não são ferramentas de modelagem por si só, mas têm integrações com Blender, 3ds Max, etc., e tornam renderizações e animações muito mais fáceis.
Resumindo: Blender é uma potência, mas não é tão simples assim. SketchUp é tranquilo para iniciantes. Profissionais adoram os produtos da Autodesk, mas isso vai custar uma pequena fortuna. Escolha seu desafio.